sexta-feira, 4 de maio de 2007
Descobertos traços de erupção vulcânica em Marte
via Terra
O veículo explorador Spirit descobriu traços de uma explosão vulcânica nas proximidades da planície Home Plate, em Marte, anunciou nesta quinta-feira a Nasa. A agência espacial americana afirmou em seu site que esta é a primeira vez que se identifica, com alto grau de certeza, um depósito de sedimentos provenientes de uma explosão vulcânica.
Segundo Steve Squyres, membro da missão científica dos veículos exploradores em Marte, trata-se de basalto, que na maior parte dos casos de atividade vulcânica se espalha como lava. No entanto, neste caso, o basalto entrou em contato com a água, causando um aumento da pressão e, finalmente, uma explosão.
'Quando se olha detalhadamente a composição das rochas, há indícios de que a água possa estar envolvida', acrescentou Squyres. Tanto a Spirit quanto o veículo explorador Opportunity, que originalmente tinham apenas três meses de vida ativa, estão em seu quarto ano de prospecção em Marte.
Os dois chegaram a extremos opostos do planeta em janeiro de 2003 e em seus primeiros meses de operação confirmaram que o planeta abrigou água em seu passado remoto. 'Considerando sua idade, ambos os veículos gozam de boa saúde.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário