terça-feira, 26 de junho de 2007

Células-tronco musculares recém-descobertas podem levar a terapias regenerativas



Leia+
Scientific American Brasil

Pesquisadores canadenses identificaram um novo tipo de célula-tronco nos músculos, que um dia poderá ser utilizada no tratamento da distrofia muscular, uma doença degenerativa e debilitante que afeta cerca de 250 mil americanos.

“É basicamente o descobrimento de um novo tipo de célula-tronco – uma célula-tronco-satélite”, afirma Michael Rudnicki, diretor do Sprott Center para Pesquisa de Células-Tronco no Ottawa Health Research Institute (OHRI), no Canadá. Antes, acreditava-se que as chamadas células-satélite estivessem envolvidas exclusivamente em ajudar as células musculares danificadas a se regenerarem.

No entanto, Rudnicki e seus colegas descobriram que músculos do camundongo contêm, na verdade, dois tipos diferentes de células-satélite: 90% estão programadas para se tornar tecido muscular, e os outros 10%, que não estão vinculados, poderiam se tornar ossos, gordura ou ainda outro tipo de célula a ser determinado.

No estudo publicado na Cell, os cientistas contam que marcaram as células-tronco dos músculos dos camundongos para tentar rastrear a ativação do gene Myf5.

Nenhum comentário: