O YouTube, que teve de remover vídeos protegidos por direitos autorais de seu site depois de contestações legais de alguns grupos de mídia, registrou uma alta em sua audiência que o coloca à frente dos seus 64 maiores concorrentes somados no mercado dos Estados Unidos, de acordo com uma pesquisa.
O mercado norte-americano do YouTube, adquirido pelo Google por 1,65 bilhão de dólares em novembro do ano passado, subiu em 70 por cento de janeiro a maio, em termos de número de visitantes, informou a Hitwise, uma empresa que mede audiências de Internet, em relatório publicado na quarta-feira.
Em contraste, as visitas aos 64 sites seguintes na lista da Hitwise subiram em apenas 8 por cento no mesmo período.
'Em maio de 2007, a participação de mercado do YouTube era 50 por cento maior do que a desses 64 sites somados', disse LeeAnn Prescott, diretora de pesquisa da Hitwise, em um resumo das constatações de sua empresa.
A participação do YouTube no mercado norte-americano de vídeos online foi de 60,2 por cento em maio, de acordo com a Hitwise. O rival mais próximo, o MySpace, tinha 16,08 por cento do mercado, de acordo com a pesquisa sobre hábitos de navegação.
O Google Video, site irmão do YouTube, atraiu 7,81 por cento das visitas no período, e o Yahoo ficou com 2,77 por cento. O MSN, da Microsoft, detinha 2,09 por cento do mercado, de acordo com o estudo.
O Metacafe, um site recém criado, foi o oitavo mais visitado entre os serviços de vídeo online norte-americanos, com 0,7 por cento; a America Online, da Time Warner, teve 0,94 por cento e a lista dos 10 mais se completa com os 0,86 por cento da Veoh, segundo a Hitwise.
A Viacom abriu processo por violação de direitos autorais contra o YouTube, em março, solicitando 1 bilhão de dólares em indenização e exigindo que o site removesse milhares de vídeos contendo trechos de seus populares programas, tais como "The Daily Show with John Stewart", "The Colbert Report" e "South Park.
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