via O Globo Online
Este ano deve se tornar o segundo mais quente desde o início dos registros, na década de 1860, disseram especialistas na sexta-feira. Segundo eles, as inundações no Paquistão e a onda de calor na Grécia podem ser o prenúncio de inconvenientes ainda maiores provocados pelo aquecimento global.
- Parece que 2007 vai ser o segundo mais quente, atrás de 1998 - disse Phil Jones, chefe da Unidade de Pesquisa Climática da Universidade de East Anglia (Grã-Bretanha), que fornece dados para a Organização Meteorológica Internacional (OMI), da ONU. - Não está muito atrás (de 1998). Pode mudar, mas no momento parece improvável - acrescentou ele, com base nos registros de temperatura feitos até o fim de abril.
Jones previra no final do ano passado que 2007 poderia superar 1998 como o ano mais quente já registrado, devido à combinação do efeito estufa, provocado principalmente pela queima de combustíveis fósseis, com o El Niño, fenômeno natural causado pelo aquecimento das águas superficiais do oceano Pacífico.
Quase todos os climatologistas apontam uma tendência de mais secas, inundações, ondas de calor e tempestades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário