via O Globo Online
WASHINGTON - Como na série cinematográfica 'Jurassic Park', os dinossauros conviveram durante milhões de anos com outros animais antes de se transformarem nos donos do planeta, segundo revelou uma pesquisa divulgada esta semana pela revista 'Science'.
O estudo realizado por paleontólogos da Universidade da Califórnia, pelo Museu Nacional de História Natural e pelo Museu Field, joga por terra a teoria de que a ascensão dos dinossauros foi violenta.
Segundo os cientistas, fósseis descobertos em uma pedreira do norte do estado do Novo México (Estados Unidos) demonstram pela primeira vez a convivência entre os enormes animais já extintos, muitos dos quais pareciam mais frágeis, e acabaram sobrevivendo.
Os dinossauros e muitos outros animais, incluindo mamíferos, répteis e anfíbios, surgiram no período Triásico, há entre 235 e 200 milhões de anos. Mas foi apenas no período Jurássico, há entre 200 e 120 milhões de anos, que os dinossauros estabeleceram seu domínio sobre o planeta.
- Até agora, os paleontólogos pensavam que os precursores haviam desaparecido antes do surgimento dos dinossauros - afirma Kevin Padian, professor de biologia da Universidade da Califórnia.
- Mas agora, as evidências demonstram que é possível que tenham coexistido durante 15 ou 20 milhões de anos, ou mais - acrescentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário