quinta-feira, 12 de julho de 2007
Robô enfermeiro acelera melhora de doentes
via G1 > Tecnologia
Recuperação foi mais rápida com recebimento de assistência adicional robótica.
Prática pode ajudar na liberação de pacientes após cirurgias.
A assistência robótica a pacientes em recuperação pode diminuir significantemente sua permanência no hospital. A pesquisa que comprovou essa informação considerou casos de cirurgias de laparoscopia gástrica de desvio, com os robôs sendo utilizados como complemento às visitas padrões dos médicos.
O estudo, conduzido no Hospital Sinai em Baltimore, nos EUA, avaliou 376 pacientes submetidos à intervenção para controlar a obesidade mórbida. Um grupo de pacientes com 284 membros foi assistido por visitas padrões dos cirurgiões aos quartos, durante o período pós-operatório. Um segundo grupo, com 92 pessoas, teve como suplemento as rondas dos robôs. Pacientes que tiveram complicações pós-operatórias foram omitidos do estudo.
A assistência robótica incluiu comunicação visual e áudio em tempo real com o paciente, resultados eletrônicos das visitas e discussão com a equipe de enfermeiros a respeito do tratamento. O robô utilizado nas rondas era equipado com uma tela de 15 polegadas, duas câmeras de alta-resolução e um microfone, usando um sistema de videoconferência para conduzir a comunicação. Durante cada sessão, o médico responsável pela estação de controle era capaz de dirigir o robô ao quarto do paciente. [full]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário