segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Cientistas criam modelo de transistores para computadores quânticos

via COMPUTERWORLD

Cientistas do Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhague (Dinamarca) e da Universidade Harvard (Estados Unidos) desenvolveram uma teoria que descreve como podem ser criados os transistores necessários para os computadores quânticos do futuro.

A pesquisa acaba de ser publicada na edição on-line da revista Nature Physics. Segundo os cientistas, os computadores quânticos seriam capazes de resolver tarefas tão complexas que revolucionariam as possibilidades de aplicação. Mas há sérias dificuldades para que eles se tornem realidade. Uma delas se refere aos transistores que processam os sinais.

Hoje, o sinal processado consiste em uma corrente elétrica. Para o computador quântico, o sinal poderia ser óptico, funcionando com o uso de um único fóton (menor componente da luz). “O problema é que, para funcionar, os fótons precisam se encontrar e ‘conversar’.

E os fótons interagem muito raramente”, disse o físico Anders Søndberg Sørensen, do Instituto Niels Bohr. Ele explica que a luz não funciona como nos filmes da série Guerra nas Estrelas, em que os personagens lutam com sabres de luz que se entrechocam. [leia+]

Nenhum comentário: