via G1 > Ciência e Saúde
Efeito foi constatado em experimento realizado com camundongos.
Ação está ligada à capacidade antioxidante das proteínas ligadas a esses genes.
Um experimento com camundongos feito por cientistas espanhóis provou que dois genes já conhecidos pelo papel protetor contra o câncer também desaceleram o envelhecimento.
O diretor da equipe de pesquisa, Manuel Serrano, do Centro Nacional de Pesquisas Oncológicas de Madri (CNIO), explico que a ligação entre o câncer e o envelhecimento é compreensível, levando em conta que os dois processos estão relacionados à acumulação de danos nas células.
Serrano disse que o aumento dos níveis de duas proteínas como observado nos camundongos geneticamente manipulados , além de suprimir o câncer, atrasa o envelhecimento.
Foi comprovado "que os animais submetidos a maiores doses de ambos os genes têm maior esperança de vida, em comparação com os demais", explicou.
Ele lembra que já se sabia que a proteína supressora de tumores p53 (também chamada Trp53), e um de seus reguladores, ARF, estavam envolvidos na detecção e na eliminação de danos celulares. Mas agora foi comprovado que um aumento da atividade desses genes proporciona um "robusto" efeito antioxidante, que não se limita à proteção contra o câncer. >> [full]
Nenhum comentário:
Postar um comentário