domingo, 26 de agosto de 2007

Hacker de 17 anos viola segredos do iPhone

via PortugalDiário

Apple esforçou-se para criar um sistema de bloqueio do seu último gadget, o iPhone, acessível a apenas uma rede de telemóveis. No caso dos EUA, onde já foi lançado a 29 de Junho, a exclusividade pertencia à operadora AT&T. Mas um jovem hacker norte-americano já conseguiu piratear o sistema.

George Hotz diz ter necessitado de 500 horas para descobrir os pontos fracos do aparelho, que conjuga diversas funcionalidades, que além de ser um telemóvel, é também um leitor de ficheiros de música e vídeo e um terminal de acesso à Internet.

Agora, o jovem de 17 anos diz que necessita apenas de duas horas e alguma destreza em informática para que o iPhone aceite funcionar com outras redes.

O segredo que Hotz quebrou fez inflacionar o preço do iPhone desbloqueado no site de leitões na Internet eBay, refere o El País. Nas lojas, o aparelho custa 499 dólares. Mas o seu valor desbloqueado multiplicou-se.

Porém o jovem diz não querer obter qualquer retorno financeiro pela descoberta. Apenas pretende que, quem quiser, possa utilizar o aparelho com a rede que desejar.

Nenhum comentário: