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Conclusão é de artigo escrito por pesquisadores norte-americanos. Sites de comércio devem oferecer downloads, eliminando lojas físicas e estoques.
O usuário que precisa de um utensílio de cozinha vai “imprimir” esse objeto em sua própria casa. Ou aquele que quiser um novo equipamento esportivo precisará somente apertar a tecla “imprimir” para ver a materialização desse item.
Esse é o cenário sugerido por pesquisadores do Ramapo College (Nova jersey, EUA) em um artigo publicado no “Journal of Technology Marketing”: para eles, a impressora 3D já está a caminho do ambiente doméstico e, quando chegar lá, vai revolucionar a forma como as pessoas compram via internet.
A tecnologia já existe e está em processo de maturação quando algumas questões básicas forem resolvidas, dizem os pesquisadores, será tão fácil imprimir objetos sólidos quanto passar um fax. Os sistemas atualmente disponíveis usam plástico líquido que se solidifica com um laser. Os movimentos do laser são controlados via computador, conforme a máquina lê um mapa 3D do objeto a ser construído.
Para o físico Phil Anderson, um dos autores do artigo, essa tecnologia pode revolucionar a maneira como as pessoas fazem compras. Será possível, por exemplo, adquirir um arquivo digital que representa o produto e imprimi-lo (ou produzi-lo) em sua própria casa, quando bem entender. Para o físico, essa tecnologia será tão revolucionária quanto o download foi para a indústria musical. “Ela tem o potencial de gerar uma grande variedade de modelos de negócios”, afirmou. [Leia+]
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