O Google, a onipresente empresa que se tornou sinônimo de buscas na internet, poderá ganhar em pouco tempo um sério concorrente: uma jovem companhia da Califórnia, nos Estados Unidos, que afirma ter criado um sistema mais eficiente e humano para encontrar informações na rede.
O Powerset, com sede na cidade de San Francisco, desenvolveu uma tecnologia de busca na rede baseada na 'linguagem natural' e não em palavras-chave, como a utilizada pelos atuais sites de busca.
Barney Pell, co-fundador e diretor-executivo do Powerset, disse que este sistema "tenta entender o significado entre palavras de uma forma semelhante a como os humanos compreendem a linguagem".
"Ao contrário de outros mecanismos de busca que utilizam um índice de palavras-chave, o Powerset faz uma profunda análise lingüística de cada frase que lê", acrescentou.
Ou seja: o Powerset pretende "entender" o significado dos termos e frases procurados, enquanto o resto usa um sistema de palavras-chave - mostrando páginas que contenham essas palavras em alguma parte de seu texto - e complicados algoritmos para determinar a importância dos resultados.
Os usuários do Powerset, por exemplo, poderão introduzir no campo de busca frases completas como "Quanto a Telefónica pagará de dividendos este ano?", em lugar de uma combinação de palavras como "dividendo + Telefónica + 2007". [Leia+]
2 comentários:
Oi! Obrigada pela sua visita!
Vim aqui retribuir e lhe fazer uma proposta! Que tal uma troca de links?
Bjus
Boa noite!
http://guiadabiologia.zip.net
Opa! É claro q sim.
Casualmente eu ia lhe fazer a msm proposta, hehehe...
Parabéns pelo blog, vou linkar e assinar o feed.
Vlw. Gnd abraço.
Postar um comentário