O Laboratório de Sistemas Integráveis, da Universidade de São Paulo, criou uma ferramenta fundamentada em realidade virtual que pode ser útil a empresas ou instituições de ensino das mais diversas áreas - de marketing a engenharia.
O Laboratório de Sistemas Integráveis participa do KyaTera por meio do seu projeto Meios Eletrônicos Interativos. A sua nova ferramenta facilita o treinamento para operação de máquinas perigosas e a apresentação de protótipos, entre outros usos.
A plataforma de realidade virtual é um sistema portátil para apresentação de imagens 3D em uma tela que, complementada pelo som, proporciona a sensação de proximidade e a observação detalhada do material projetado. "A proposta era desenvolver uma solução simples e de baixo custo", relata Olavo Da Rosa Belloc, um dos pesquisadores envolvidos no estudo.
O grande diferencial dessa plataforma em relação a semelhantes existentes no Exterior, destaca Fábio Luiz Doreto Rodrigues, outro pesquisador da equipe, é a criatividade e o baixo custo. "No Exterior, seria empregado na sua construção um projetor de alta definição, uma lente melhor. Mas isso é caro!" [Leia+]
Nenhum comentário:
Postar um comentário