Três dias após o início das negociações da 13ª Conferência das Partes sobre o Clima (COP-13), na Ilha da Bali, na Indonésia, os representantes dos mais de 190 países da Convenção Quadro da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas cumpriram a agenda protocolar, mas as decisões efetivas do encontro deverão ficar para a próxima semana, quando os ministros de Estado chegarão à reunião.
O embaixador extraordinário para Mudanças do Clima e porta-voz da delegação brasileira em Bali, Sérgio Serra, afirmou hoje que os países estão esperando uma posição mais clara da presidência da COP, que está sob a responsabilidade do governo indonésio, para apontar as possibilidades e apressar a definição do chamado 'mapa do caminho'.
O "mapa" deve ser o grande resultado da COP-13, que vai até o dia 14. A idéia dos negociadores é entrar em acordo sobre um cronograma para definir ate 2009 os termos do novo regime global de mudanças climáticas, que devera entrar em vigor logo após 2012, fim do primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.
"Há pouca movimentação para apresentar a proposta do roteiro, e isso cabe ao país-sede. Tomara que não fique para a última hora, quando os ministros chegarem", apontou Serra.
Na avaliação do diretor de campanhas da organização não-governamental (ONG) Greenpeace, Marcello Furtado, é cedo para definir quais serão os resultados desta COP, mas, segundo ele, o andamento das negociações está abaixo da urgência por respostas que o problema das mudanças climáticas demanda.
"A impressão é que os países em desenvolvimento estão participando mais ativamente que os países ricos, que seriam os diretamente envolvidos com o objetivo da reunião, que é decidir o futuro do regime de controle de emissões a que eles próprios atualmente estão submetidos", comentou.
"Pode-se dizer que as intervenções mais claras até agora foram do grupo das pequenas ilhas. Claro: com a elevação do nível do mar, elas perderão seus territórios. Parece que os países ricos leram as conclusões do IPCC - Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, mas esqueceram no dia seguinte", acrescentou.
Reunidos nos chamados "grupos de contato", nos próximos dias, os representantes dos países discutirão assuntos-chave das negociações para preparar propostas e costurar acordos antes do inicio da etapa ministerial da COP, que começará na quarta-feira (12). A diminuição de emissões de gases de efeito estufa pela redução de desmatamento será um dos temas centrais dessa etapa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário