quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Emissões: Bali enfrenta críticas a comércio de cotas

Terra

Os países ricos possuem menos de um mês para começar a cumprir as metas de emissão de gases do efeito estufa fixadas pelo Protocolo de Kyoto, um pacto de combate ao aquecimento do planeta.

Ainda assim, 16 dos 36 países industrializados submetidos aos limites de Kyoto encontram-se acima das metas fixadas para 2008-2012 e podem ter de comprar créditos de carbono para cumpri-las, o que gerou críticas no encontro sobre o clima realizado em Bali (Indonésia) sob o comando da Organização das Nações Unidas (ONU).

'Há um sentimento bastante arraigado (entre os países mais pobres) de que vários dos compromissos nessas áreas, compromissos assumidos anos atrás, não foram cumpridos e que serão convenientemente esquecidos quando passarmos para o novo item da agenda chamado futuro', afirmou Yvo de Boer, chefe da ONU para as questões climáticas.

Cerca de 190 países reúnem-se em Bali para tentar dar início a um processo de dois anos de negociações que resultariam em um pacto capaz de suceder ao Protocolo de Kyoto a partir de 2013.

Nenhum comentário: