A Gradiente confirmou que, até março do ano que vem, lançará um conversor para TV digital compatível com o Ginga, padrão do sistema que promoverá a interatividade.
O 'Ginga' que está sendo testado nos aparelhos da empresa chama-se AstroTV e é desenvolvido pela TQTVD. O programa promete interação local, uma experiência parecida com a dos guias de programação de TV por assinatura.
O outro tipo de interatividade, que está sendo chamada de 'plena', irá permitir que o telespectador envie respostas às emissoras e consiga, dessa forma, emitir opiniões e até fazer compras pela TV. Até julho do próximo ano, o AstroTV também deverá ter essa capacidade, segundo David Britto, diretor técnico da TQTVD.
Quem comprar o conversor antes disso poderá instalar o sistema por meio de um pendrive ou enviar o aparelho a um posto de assistência técnica para colocar o sistema, segundo a assessoria da empresa. A atualização poderá ser feita fisicamente [por USB] ou pelo ar, por meio de transmissão de uma das emissoras de TV.
A empresa comenta que "se tivermos o Ginga no primeiro semestre, será um grande acontecimento" já que "é um produto que demanda muitos testes". Segundo Britto, o AstroTV custou R$ 8 milhões e está sendo desenvolvido desde março deste ano.
Por enquanto, o sistema só é compatível com aplicativos que usam a linguagem NCLa especificação do Fórum Brasileiro de TV Digital prevê que ele também suporte programas que usam linguagem Java.
Nenhum comentário:
Postar um comentário