segunda-feira, 21 de julho de 2008

Bíblia do século IV é digitalizada e publicada online



via
Estadao

Serão publicadas na rede as primeiras 43 páginas mantidas em Leipzig, além de algumas do Velho Testamento que estão na Biblioteca Britânica de Londres.

Outros pergaminhos se encontram no Monastério de Santa Catalina, no monte Sinai, no Egito, e na Biblioteca Nacional da Rússia, em São Petersburgo.

A versão digital não se limita à reprodução do texto, escrito totalmente em maiúsculas, sem espaços e imagens, mas permite sua modificação como um filme digital, com a possibilidade de mover parágrafos e intercalar a transcrição grega com a tradução em alemão, disse a biblioteca.

O compêndio total de 390 pergaminhos o Novo Testamento completo e metade do Velho, escritos em grego antigo estarão na internet em 2009. [Leia+]

"O Codex Sinaiticus, de 33,5 centímetros de largura por 37,5 de comprimento, foi encontrado em 1844 pelo teólogo Konstantin von Tischendorf, em uma prateleira do Monastério Santa Catalina."


Um comentário:

Juan Trasmonte disse...

Caro Mielle,
ganhei esses selos, não sei direto como funciona esse negócio, mas pediram para eu fazer minha lista de recomendados e decidi te incluir pela constante qualidade das tuas matérias. Abraços

http://nemvem-quenaotem.blogspot.com/2008/07/ganho-e-reparto-abraos.html