A maioria dos que estudam as origens do cristianismo tem poucas dúvidas: Maria Madalena cumpriu um papel importante entre os primeiros seguidores de Jesus, era uma das companheiras mais devotadas de Cristo e foi uma das primeiras a testemunhar sua fé na ressurreição do mestre.
Mas, ao que tudo indica, a idéia de que os dois foram casados e tiveram filhos não passa de uma mistura de imaginação hiperativa moderna com brigas políticas de antigas seitas cristãs.
Explica-se: todos os textos que insinuam uma proximidade mais carnal entre Maria Madalena e Jesus são pelo menos cem anos mais recentes que os Evangelhos oficiais, tendo sido escritos por pessoas que queriam justamente desafiar as visões mais ortodoxas do cristianismo, as quais começavam a se firmar. [Leia+]
"Se a pesquisa mais sóbria enterra, por um lado, o romantismo à la "Código da Vinci", também demonstra, por outro, um dos aspectos mais radicais da missão religiosa de Jesus: o tratamento aparentemente igualitário dado às mulheres."
Um comentário:
A ciência, cedo ou tarde , acaba por comprovar , o que muitos consideram fanatismo, utopia ou mesmo ridículo ou impossível.
Foi assim no caso do peixe "Celacanto" , que colocaria o Criacionismo por terra, porém um fóssil vivo do peixe foi encontrado, e Darwin continuou apenas com uma teoria.
O "Código da Vinci", um filme cheio de propagandas , foi tido por muitos como suficiente para que se duvida-se do Cristianismo.
Abraços
Postar um comentário