via G1
UMan olha para a mesa, onde está uma tesoura. É a primeira vez que ele tem contato com o objeto. Alguns segundos depois, UMan começa a brincar com a tesoura, e descobre como ela funciona. Criado pela Universidade de Massachusetts, UMan é um robô capaz de aprender sozinho a utilizar diversas ferramentas.
Dar a um autômato a capacidade de lidar com o desconhecido é uma das barreiras que dificultam o uso de robôs em residências. É relativamente fácil programar uma máquina para fazer diversas tarefas, mas os cientistas ainda encontram problemas na hora de ensiná-los a se adaptarem a mudanças nos ambientes, por exemplo. [Leia+]
"UMan - abreviação para UMass Mobile Manipulator - foi programado para testar cada objeto que encontra. Ele observa, levanta, sente o peso e nota se há mecanismos móveis. 'É como um bebê, mexendo em um brinquedo e puxando as diferentes partes para ver o que acontece', explica o estudante Dov Katz, que criou o robô sob orientação do professor de ciências da computação Oliver Brock."
Nenhum comentário:
Postar um comentário