quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Carbono neutro: cidade-pirâmide de Dubai poderá 'sustentar' 1 milhão de habitantes



via Inhabitat

Impressionante é a cidade do futuro, projetada por designers ambientalistas da empresa Timelinks, baseada em Dubai. O projeto é baseado no conceito de carbono neutro e energias renováveis. A gigantesca superestrutura em forma de pirâmide irá abranger uma área de 2,3 quilômetros quadrados e será capaz de sustentar uma comunidade de até 1 milhão de habitantes.

A Timelinks afirma que os seus Ziggurat (originalmente o nome de um templo da antiga Mesopotâmia) serão totalmente auto-suficientes, capazes de funcionar utilizando vapor de água, vento e outros recursos naturais. As áreas verdes públicas e privadas serão projetadas para áreas de lazer e agricultura irrigada (tornando o complexo auto-sustentável), e todo o lixo tratado e reaproveitado.

O sistema de transporte público, supereficiente, conectado em todo o complexo por uma rede integrada de 360 graus, funciona tando vertical quanto horizontalmente, dispensando o uso de carros particulares.

A enorme ecopirâmide será apresentada no Cityscape Dubai 2008, evento que ocorrerá entre 6 e 9 de outubro e proporciona um fórum anual que celebra o melhor em imóveis, arquitetura, urbanismo e design de todo o mundo.

"De acordo com o Instituto Internacional para o Desenvolvimento Urbano, as tecnologias incorporadas ao projeto Ziggurat irão torná-lo uma metrópole viável."


Um comentário:

Anônimo disse...

Parece mais a nova Torre de Babel!