terça-feira, 2 de setembro de 2008

Google Chrome: o que o usuário deve esperar do novo browser

via PC WORLD

O Google anuncia hoje (02/09), ainda em versão beta, o navegador Chrome, construído em código aberto e que chega para esquentar a briga no mercado de browsers, liderado pelo o Internet Explorer 8 (Microsoft), que acaba de receber um segundo beta, e Firefox 3 (Mozilla).

De acordo com o Google, os diversos componentes dos browsers atuais (HTML, Javascript, plug-ins) trabalham de forma assíncrona. Em outras palavras, o navegador deve esperar que uma determinada API seja completada para retomar o controle e dar início a uma nova tarefa.

Com isso, as aba do navegador irão trabalhar de forma totalmente independente; se uma determinada aba exige um recurso que não está disponível (e que não é usado por outra aba), apenas essa aba será afetada, já que todas as demais continuarão operando normalmente.

Na prática, se uma aba der pau, apenas essa aba será fechada. Arquitetura semelhante está sendo adotada pela Microsoft e que já está presente no IE8 Beta 2.

Mas o Chrome introduz uma diferença: ao fechar uma aba no navegador do Google, o sistema libera toda a área de memória ocupada por ela, o que não costuma ocorrer com os demais browsers, tornando-a disponível para qualquer outro processo que exija tal recurso.

O Google incluiu um gerenciador no Chrome para permitir ao usuário identificar que processos do navegador estão consumindo mais recursos do sistema. Dessa forma, se há um plug-in devorando memória, o usuário terá o poder de matar esse processo, melhorando o desempenho do navegador com um todo. [Leia+]

"Segundo a empresa, a opção de criar um browser open source se baseia num conceito que o Google adota internamente: 'Queremos que os outros adotem nossas idéias, da mesma forma que adotamos boas idéias dos outros'."


Nenhum comentário: