Praticar esportes ou simplesmente assistí-los pode ajudar a melhorar as funções cerebrais relacionadas à linguagem, de acordo com um novo estudo realizado na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.
A pesquisa foi realizada com jogadores e torcedores de hóquei, além de pessoas que nunca assistiram ou jogaram uma partida do esporte. Os resultados serão publicados esta semana no site e em breve na edição impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas).
O estudo mostra que a região do cérebro normalmente associada ao planejamento e ao controle de ações é ativada quando jogadores e torcedores ouvem uma conversa sobre o esporte.
O impulso ajuda atletas e torcedores a compreender informações sobre seu esporte, mesmo que no momento da conversa a pessoa não tenha intenção de se exercitar. [Leia+]
“A experiência de jogar e assistir esportes tem efeitos duradouros sobre o entendimento da linguagem, ao modificar as redes neurais que apóiam a compreensão, incorporando áreas ativas em habilidades ligadas à performance esportiva”
Nenhum comentário:
Postar um comentário