Os antioxidantes (antocianinas e vitamina C) encontrados no açaí podem contribuir para a prevenção de câncer, de problemas cardiovasculares e do envelhecimento precoce.
Desde 2001, a fruta é alvo de estudos americanos, mas só agora os cientistas conseguiram comprovar os efeitos saudáveis do alimento, cujos componentes são absorvidos facilmente pelo organismo humano.
A pesquisa desenvolvida pela Universidade Texas A&M mostrou que o fruto da palmeira Euterpe oleracea faz jus ao apelido que recebeu dos americanos – 'superfruta'.
– O açaí é o alimento mais rico em antioxidantes. Ajuda a desacelerar o envelhecimento da pele, do cérebro e do coração.
É rico também em ácidos graxos, como ômega 6 e 9, que são raríssimos em frutas, então é excelente para reduzir o colesterol e a pressão sanguínea – explica a nutricionista Carla Noce. – A fruta é ideal também para curar ressaca. Mas é preciso cautela pois é extremamente calórica. [Leia+]
"Pela função benéfica no combate à pressão alta e ao colesterol, o açaí foi incluído na categoria de alimento funcional, ou seja, com ação terapêutica."
Nenhum comentário:
Postar um comentário