terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Descoberta molécula que pode ajuda em cura de doenças neurodegenerativas

via O Globo

Cientistas de vários países descobriram que a molécula Wnt3, secretada por neurônios motores, ajuda a fortalecer as conexões neuromusculares, possibilitando, assim, a cura de algumas doenças degenerativas do sistema nervoso, disse nesta terça-feira Juan Pablo Henríquez, da Universidad de Concepción.

Segundo o especialista, um estudo do qual ele participou constatou que a molécula Wnt3 auxilia outra estrutura, chamada agrina, cuja função é coordenar as conexões entre neurônios e músculos, a permitir o movimento coordenado do esqueleto.

As falhas nas conexões neuromusculares causam doenças neurodegenerativas como esclerose lateral amiotrófica (ELA), a mesma que acomete o cientista britânico Stephen Hawking, e paralisias ocasionadas por traumatismos na medula espinhal. [Leia+]

"Na medida que formos aprendendo como a natureza armou as conexões do sistema nervoso, melhor capacitados estaremos para repará-las quando falharem"

Um comentário:

uma leitora disse...

Olá Mielle.
Gostaria de colocar seu link do M'Zone no meu blog. Sempre que venho por aqui enconto assuntos interessantes. Acesso pelo diHITT. Aguardo seu ok.

Abraços.