É isso mesmo que você leu. Pela primeira vez na história da humanidade robótica um autômato realizou uma descoberta científica original sem a ajuda de humanos.
Criado por cientistas das universidades britânicas de Aberystwyth e Cambridge, o robô biólogo Adam (Adão, em português) é capaz de realizar todas as etapas de um experimento biológico, com uma dedicação frenética que deixaria intimidados os mais aplicados estudantes de graduação.
E quando eu disse 'todas as etapas', não foi força de expressão. Adam realmente faz tudo: formula a hipótese, planeja e executa os experimentos, analisa os dados e decide que experimentos realizar em seguida até que chegue às conclusões adequadas.
'É um avanço e tanto', elogia David Waltz, do Centro para Sistemas de Aprendizado Computacional da Universidade de Columbia. 'A ciência está sendo feita aqui de uma maneira que incorpora a inteligência artificial', comemora em entrevista à Wired. [Leia+]
"É fato que cientistas já contam com a ajuda de diversos tipos de robôs nos laboratórios há décadas, mas este é o primeiro autômato que pode ser considerado como um colega de profissão. Os descendentes de Adam deverão em breve compor equipes com humanos em laboratórios ao redor do planeta. Se isso não tomar o trabalho dos cientistas de verdade, certamente vai torná-lo muito mais divertido e eficiente."
Nenhum comentário:
Postar um comentário