via Mente e Cérebro
[Da Agência Fapesp]
Um hormônio produzido no estômago e que induz a fome parece ter um papel importante no desenvolvimento da dependência do álcool, segundo estudo que será publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
Descoberta há dez anos, a grelina tem chamado a atenção de neurocientistas. Ela ajuda o organismo a controlar o peso, fazendo parte de um complexo sistema que regula a ingestão de alimentos e o consumo de energia.
Na nova pesquisa, pesquisadores da Universidade de Gotemburbo, Suécia, descrevem que a administração desse hormônio em camundongos levou a um aumento no consumo de álcool. Por outro lado, ao bloquear a ação da grelina constataram uma diminuição na ingestão da droga.
Como esses mecanismos parecem mediar a recompensa no caso da ingestão de alimentos e de bebidas alcoólicas, os pesquisadores do novo estudo estimaram que a grelina poderia mediar a dependência de álcool. [Leia+]
"Estudos anteriores haviam identificado a presença de receptores de grelina em áreas específicas do cérebro que têm papel importante no sistema responsável pela sensação de recompensa."
Nenhum comentário:
Postar um comentário