via Ciência e Saúde [BBC]
Da BBC Brasil
Uma substância encontrada no solo da Ilha de Páscoa - a rapamicina - pode ajudar a combater o processo de envelhecimento, segundo uma pesquisa de cientistas americanos publicada na revista especializada 'Nature'.
Quando os cientistas usaram a rapamicina para tratar camundongos idosos, sua expectativa de vida aumentou em até 38%.
A pesquisa aumenta as perspectivas de se conseguir retardar o processo de envelhecimento em idosos.
Mas uma especialista britânica advertiu contra o uso da droga para este fim, já que a rapamicina também afeta o sistema imunológico.
A rapamicina foi descoberta pela primeira vez na Ilha de Páscoa, nos anos 70.
Ela já é usada para evitar a rejeição de órgãos transplantados em pacientes e em tubos implantados em pacientes para manter suas artérias coronárias abertas. A substância também está sedo testada como um possível tratamento para câncer.
O pesquisador Alan Richardson, do Barshop Institute, disse: 'Faço pesquisas sobre envelhecimento há 35 anos, e já houve várias das chamadas intervenções 'antienvelhecimento' que nunca obtiveram sucesso'. 'Nunca pensei que poderíamos encontrar uma pílula antienvelhecimento para as pessoas durante minha vida, mas a rapamicina parece prometer justamente isso.' [Leia+]
"Acreditamos que esta seja a primeira evidência convincente de que o processo de envelhecimento pode ser retardado e a expectativa de vida estendida por uma terapia com drogas começando em uma idade avançada', disse Randy Strong, do Texas Health Science nter."
Nenhum comentário:
Postar um comentário