via Folha Online [Ciência]
NIC FLEMING
da New Scientist
Um diminuto chihuahua e um espaçoso wolfhound irlandês têm aparência completamente diferente, ainda que a maioria de nós saiba que ambos pertencem à categoria compreendida como 'cão'. Agora, as regiões do cérebro responsáveis pela nossa habilidade de organizar o mundo em diferentes conceitos foi detalhada.
Formar um conceito envolve uma seleção de características importantes das nossas experiências -assim como a categorização delas. O nível pelo qual somos capazes disso é definido como uma característica da inteligência humana. Pouco é conhecido, ainda, sobre como o conhecimento conceitual é criado e usado no cérebro.
A equipe concluiu que o hipocampo cria e armazena conceitos, e passa esta informação para o córtex pré-frontal ventromedial, que é posto em uso durante a escolha decisiva. [Leia+]
"Em um estudo publicado em 1997 pela revista "Science", Faraneh Vargha-Khadem, da University College London, pesquisou três crianças com amnésia cujo hipocampo apresentava danos, que atingiam níveis normais de fala e linguagem, alfabetização e conhecimento factual. Ela concluiu que o hipocampo era desnecessário para a aquisição de conhecimento conceitual."
Nenhum comentário:
Postar um comentário