via INFO Online
Na busca por planetas similares à Terra, astrônomos encontram atmosfera com oxigênio – mas ela não poderia ser mais inóspita aos seres humanos.
Há apenas 500 anos-luz de distância, na constelação Unicórnio, o Corot-7b é um planeta com características bastante peculiares. Em um de seus lados é sempre dia, enquanto o outro vive na noite permanente. Como se não bastasse, de vez em quando, chovem pedras em sua superfície.
Descoberto em fevereiro pelo telescópio espacial COROT, das agências espaciais francesa e européia, o planeta é menos de duas vezes maior que a Terra e possui cinco vezes a sua massa.
A estrela ao redor da qual ele orbita está a apenas 2.574.950 de quilômetros de distância – para se ter uma ideia, entre Mercúrio e o Sol há pelo menos 23 vezes mais espaço. A proximidade faz com que o planeta esteja gravitacionalmente “trancado” a ela. Assim, da mesma forma que apenas um lado da Lua sempre está sempre virado para a Terra, apenas uma face do planeta é voltada para a estrela. [Leia+]
"Neste hemisfério, onde as temperaturas passam dos 2000º C, o calor é tão insuportável que é capaz de vaporizar até mesmo rochas. O lado em sombra permanente é exatamente o oposto, com congelantes -200º C."
Nenhum comentário:
Postar um comentário