via INFO Online
Paula Rothman
Pesquisadores israelenses criaram um robô em miniatura, com um milímetro de diâmetro, que pode percorrer as artérias e veias do corpo para diagnosticar e tratar problemas, por exemplo, detectar artérias bloqueadas e entregar medicamentos em tumores.
Baseado na tecnologia MEMS (Micro-Electro-Mechanical Systems), o pequeno robô é direcionado por um imã controlado de fora do organismo. Seus minúsculos "braços" se agarram nas paredes das veias para que ele alcance a região desejada.
Variando o campo magnético por meio de um controle remoto, os pesquisadores movem o robô a velocidades de 0.35 mm por segundo. Como a unidade de controle é externa, o robô pode funcionar por um período ilimitado de tempo, sem a necessidade de recarregar a bateria durante o procedimento. [Leia+]
"Entre as outras pesquisas do Robotics Lab está um outros pequeno robô que visa auxiliar a medicina mas, ao invés de escalar, ele nadaria nos fluídos corporais. O projeto poderia ser usado para os analisar melhor as regiões do cérebro e espinha, e se baseia em uma antiga estrutura biológica para nadar: os flagelos encontrados nos espermatozóides."
Nenhum comentário:
Postar um comentário