quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Tripulação da estação espacial se prepara para comemorar Natal



via
G1[Ciência]
foto Nasa

Com gorros natalinos, a tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) é fotografada enquanto conversa com suas bases na Rússia, Japão e Estados Unidos. A foto foi tirada no Módulo de Serviço Zvezda (na seção russa da ISS). [Leia+]

"O complexo espacial é habitado desde 2 de novembro de 2000. A uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora, a estação orbita a Terra 16 vezes por dia a cerca de 400 km de altitude, monitorando 90% da superfície do planeta."

Cientistas gravam "pouso perfeito" de abelha



via
Terra
foto BBC Brasil

Cientistas gravaram o que chamaram de um "pouso perfeito" realizado por uma abelha. Segundo os pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Lund, na Suécia, pouco antes de tocar a superfície, o animal muda o seu modo de vôo para um estado em que apenas paira sobre ela. [Leia+]


"A gravação, em alta velocidade, mostra ainda que a abelha analisa a superfície de pouso usando suas antenas, olhos e pernas. Em questão de milésimos de segundo, o animal toca o local de pouso com as pernas traseiras e, delicadamente, se inclina antes de parar os movimentos."

Nasce o primeiro transístor molecular





















via
Inovação Tecnológica
imagem Hyunwook Song and Takhee Lee

Cientistas conseguiram fabricar experimentalmente o primeiro transístor feito com uma única molécula, levando a miniaturização da eletrônica ao seu limite e começando a tornar realidade as promessas de uma eletrônica molecular.

Exatamente ontem, dia 23 de Dezembro, o transístor original completou
Outros cientistas já haviam feito propostas teóricas para a criação de um transístor de benzeno e, há cerca de dois meses, uma equipe demonstrou o funcionamento do primeiro diodo molecular, uma junção semicondutora essencial para a construção dos transistores.

Agora, os pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e do Instituto de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul, apresentaram o primeiro transistor molecular que funciona na prática, ainda que em escala de laboratório.

Há um grande interesse em utilizar moléculas em circuitos de computador porque os transistores tradicionais, feitos de silício, não são viáveis em escalas tão pequenas. [Leia+]

"Ainda não estamos prestes a criar a próxima geração de circuitos integrados," afirma Reed. "Mas, depois de muitos anos de trabalho nos preparando para isto, terminamos um trabalho de uma década de duração, conseguindo demonstrar que as moléculas de fato podem funcionar como transistores."

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Lente de metamaterial focaliza um hemisfério inteiro



















via
Inovação Tecnológica
Imagem Duke University

Engenheiros da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, criaram uma nova geração de lentes até agora só prevista nas teorias.
Diferente de todas as lentes que se conhece até hoje, a nova lente, de altíssima resolução e grande campo de visão, abre caminho para aplicações totalmente novas, assim como para a melhoria dos sistemas ópticos e eletromagnéticos atuais.

As novas lentes em nada se parecem com as atuais. Em vez dos vidros ou plásticos transparentes, geralmente esféricos e altamente polidos, as novas lentes lembram mais uma veneziana em miniatura.

O avanço foi possível graças aos metamateriais, materiais sintéticos que não são formados por uma única substância, mas por uma estrutura construída pelo homem que pode ser projetada e desenvolvida para apresentar propriedades que não são encontradas em materiais naturais, encontrados na natureza.

Os pesquisadores afirmam que uma única lente de metamaterial poderá substituir sistemas ópticos tradicionais que exigem grandes conjuntos de lentes, além de fornecer imagens mais nítidas. Leia+

"As novas lentes também poderão ser utilizadas em sistemas de grande potência, como nos radares, para a obtenção de feixes mais direcionados - isto não é possível com as lentes tradicionais porque elas teriam que ser grandes demais para serem práticas."

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Memória Flash de plástico é totalmente flexível



via
Inovação Tecnológica
Imagem Science/AAAS

Um grupo internacional de cientistas conseguiu fabricar a primeira memória Flash flexível, a partir da chamada eletrônica orgânica, que utiliza compostos à base de carbono e técnicas de fabricação semelhantes à impressão jato de tinta.

Para demonstrar o funcionamento do novo componente, os pesquisadores criaram um protótipo de memória Flash fino e flexível e o utilizaram para armazenar arquivos digitais de fotos comuns. A memória Flash orgânica demonstrou ser capaz de, a exemplo de sua antecessora de silício, manter os dados mesmo na ausência de energia. [Leia+]

"Uma das principais vantagens da eletrônica orgânica é a possibilidade de fabricação de componentes e circuitos em grandes áreas, enquanto os chips de silício são restritos à área de pastilhas circulares de tamanhos limitados."

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Documentário da diretora Sepideh Farsi filmado com celular põe espectador dentro de Teerã

via G1 [Cinema]
Da Reuters



Quando Sepideh Farsi enfrentou restrições do governo iraniano à sua proposta de fazer um filme em Teerã durante a campanha eleitoral deste ano, ela recorreu ao celular.

Usando apenas a câmera de um telefone Nokia N95, Sepideh percorreu as ruas da capital iraniana filmando conversas com taxistas, mulheres em salões de beleza, atores, mágicos e jovens em cafés.

O resultado é um documentário fascinante sobre a vida na poluída e densamente povoada capital de um país que enfrenta sanções internacionais por suas ambições nucleares e que passa pela maior agitação popular desde a revolução islâmica de 1979.

O filme não é totalmente isento de interferência da diretora, já que ela guiou as conversas e passou seis meses editando o material, mas 'Tehran Bedoune Mojavez' (Teerã sem permissão) traz uma visão da vida na cidade em imagens apenas ligeiramente granulosas, que funcionam bem na tela grande. [Leia+]

"Há o microfone, o flash - sempre existe uma distância entre quem filma e quem é filmado. Mas com o celular isso é reduzido ao mínimo".

'Super-Terra': Cientistas descobrem planeta parecido com a Terra



via
Terra
arte David A. Aguilar


Um grupo de astrônomos descobriu um novo planeta muito parecido com a Terra, maior do que ela, e que poderia ter mais da metade de sua superfície coberta por água, revelou um estudo publicado nesta quarta-feira na revista especializada Nature.

A 'Super-Terra', como está sendo chamado o planeta (cujo nome oficial é GJ 1214b), está a 42 anos-luz de distância em outro sistema solar, e seu raio é 2,7 vezes maior que o da Terra.

Sua descoberta, relatada no estudo do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, representa 'um grande passo à frente' na busca por mundos semelhantes à Terra, estimou Geoffrey Marcy, da Universidade da Califórnia, que escreveu um comentário sobre a 'Super-Terra' na Nature. O que ainda falta descobrir é a composição gasosa de seu entorno, destacou.

Sua relativa proximidade torna possível estudá-lo a ponto de determinar sua atmosfera. 'Isso faria dele a primeira 'Super-Terra' com atmosfera confirmada.

Sua densidade sugere que 'é composto por cerca de três quartos de água e gelo, e um quarto é rocha', segundo a pesquisa. 'Há também fortes indícios de que o planeta possua uma atmosfera gasosa'.

Os cientistas calcularam a temperatura do GJ 1214b entre 120 e 280 graus Celsius - apesar da estrela central de seu sistema solar ter cerca de um quinto do tamanho do Sol.

'Apesar de sua temperatura alta, este parece ser um mundo de água', disse Zachory Berta, estudante que primeiro identificou indicações da presença do planeta.

'Para manter a densidade do planeta tão baixa assim é preciso que contenha grandes quantidades de água', afirmou Marcy. 'Deve haver uma enorme quantidade de água, pelo menos 50% de sua massa'. [Leia+]


'É muito menor, mais frio e mais parecido com a Terra do que qualquer outro exoplaneta', indicou Berta em uma nota. Exoplaneta ou planeta extra-solar é qualquer um localizado fora do nosso Sistema Solar.

Carbono negro envolve o planeta e é o ‘novo’ gás-estufa



via
G1 [Ciência e Saúde]


A Nasa, divulgou nesta quarta-feira (16) imagem do planeta Terra envolto por carbono negro, componente da fuligem que também contribui para o aquecimento global . O “black carbon” (BC) é constituído de partículas originárias da combustão incompleta de madeira, biomassa e combustíveis fósseis. [Leia+]

"O monóxido de carbono (CO), diferente do “primo” dióxido de carbono (CO2), não tem nenhuma participação no efeito estufa. Mas a forma impura de carbono (o carbono negro), tem."

Alto falante sem fio para chuveiro com dock station


via Geek Chic
por Veridiana Serpa

Wireless Waterproof Shower Speaker With Dock Transmitter alto falante (900Mhz ) sem fio, à prova d’água, pode ser utilizado no chuveiro, dock station (iPod/MP3 players), alcance de 150m. USD59,99. [Veja+] [ fonte Coolest Gadgets]

Chefe de espionagem vê Israel como líder na guerra cibernética



via
G1[Tecnologia]
foto Gil Cohen Magen/Reuters

Israel
está apostando no uso de avanços tecnológicos civis na guerra cibernética contra seus inimigos, afirmou um general israelense nesta terça-feira (15) em rara declaração pública sobre o programa secreto.

Usar redes de computador para espionagem invadindo bancos de dados ou para sabotar sensíveis sistemas de controle com os chamados 'malwares' são métodos que têm sido estudados por Israel para lidar com arqui-inimigos como o Irã.

Em discurso sobre políticas militares, o Major-General Amos Yadlin, chefe da inteligência militar, listou entre ameaças à segurança nacional a vulnerabilidade a hackers, o projeto nuclear iraniano, a Síria e as guerrilhas islamitas ao longo das fronteiras do estado judeu.

Yadlin disse ainda que as forças armadas israelenses têm meios para providenciar segurança de redes e lançar seus próprios ataques cibernéticos. [Leia+]

"As agências de espionagem israelenses contam com seus times especializados em guerra cibernética, com experiência em técnicas tradicionais de sabotagem e protegidas por segredo oficial e censura"

Nasa divulga imagem de agrupamento de estrelas



via
Terra
foto AFP

A agência espacial americana, Nasa, divulgou uma imagem de um agrupamento de estrelas jovens conhecido como R 136. A imagem, obtida a partir da comparação entre fotografias captadas pelo telescópio espacial Hubble, mostra centenas de estrelas azuis cercadas por nuvens brilhantes.

O agrupamento estelar está localizado no centro da Nebulosa da Tarântula, também conhecida como 30 Dourados ou NGC 2070. A maioria das estrelas têm entre 2 a 3 milhões de anos. [Leia+]

"As nebulosas, compostas por nuvens de poeira, hidrogênio e plasma, são constantemente lugares de formação estelar. Os agrupamentos são regiões compostas por milhares de galáxias."

Descoberta molécula "anticongelamento" que permite a besouro do Alasca sobreviver a 40º C negativos

via Agência FAPESP


Diferente de compostos biológicos que evitam o congelamento descobertos anteriormente, a nova molécula, denominada xylomannan, quase não tem proteína. Ela é composta de um açúcar e de um ácido graxo e, segundo os pesquisadores, pode existir em locais até então desconhecidos nas células.

A descoberta será apresentada esta semana em reunião da União Geofísica Norte-Americana, em San Francisco, e publicada em breve na revista Proceedings of the National Academy of Sciences. [Leia+]

“O mais instigante é que essa molécula é um tipo de anticongelante até então desconhecido. Ela funciona, nas células, em um local e de modo totalmente diferente do que se conhecia até então”, disse Brian Barnes, diretor do Instituto de Biologia Ártica da Universidade do Alasca, e um dos autores do estudo.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Kit com Experiências de Archimedes, Copernicus, Einstein e Darwin!



via
Blog de Brinquedo
por Dado Ellis

O kit Milestones in Science acompanha a evolução científica desde a Idade da Pedra até os Tempos Modernos contando feitos de mais de 140 cientistas e civilizações.

O Milestones in Science vem com 94 peças para realizar as experiências e mais um livro colorido com 96 páginas, no formato de um jornal científico do passado, para maiores de 10 anos, custa US$80. [Leia+] [Via UncommonGoods]


"A criança aprende sobre a vida e executa experiências de grandes cientistas da humanidade como Archimedes, Copernicus, Einstein e Darwin entre muitos outros."

Estação orbital terá relógio atômico para provar teoria da relatividade



via
G1[Ciência e Saúde]
Foto Nasa

O laboratório europeu Columbus, da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), terá um relógio atômico com uma margem de erro de um segundo por 300 milhões de anos para provar a teoria da relatividade do físico alemão Albert Einstein, informou nesta terça-feira (15) a Agência Espacial Europeia (ESA).

O relógio, conhecido como PHARAO, estará ligado a outro, também atômico, chamado Maser Espacial de Hidrogênio, com o qual formará o Conjunto de Relógios Atômicos Espaciais, uma rede conhecida por sua sigla em inglês ACES.

A ACES servirá, entre outras funções, para fornecer mais exatidão à escala de Tempo Universal Coordenado (UCT, na sigla em inglês) [Leia+]

"O sinal da rede, que será enviado para a Terra por meio de 'hiperfrequências específicas', permitirá estabelecer conexões entre os relógios espaciais e terrestres, infirmou a ESA."

Sony Ericsson Elm: iniciativa verde da Sony Ericsson GreenHeart



via
Geek Chic

Sony Ericsson Elm [1 º trimestre de 2010] é a mais recente adição à iniciativa da Sony Ericsson GreenHeart, cuja missão é ajudar a empresa a reduzir emissões de CO2 até 2015. [Veja+]

"Feito com plástico reciclado, carregador de baixa potência, embalagem minimizadas, câmera de 5 megapixels, tecnologia de redução de barulho, fácil acesso a redes sociais, tecnologia aGPS e navegador Wisepilot."

Tela bidirecional do MIT permite controlar objetos com gestos da sua mão



via
Gizmodo Brasil

"Esqueça o multitoque: isso é pra vovós e pra retrógrados. A nova tela bidirecional (BIDI) do MIT Media Lab, que lê seus gestos com sensores óticos incorporados, é o que usamos agora."


A tecnologia pode parecer semelhante à do Project Natal, já que ela permite controlar objetos em uma tela com seus movimentos.

A diferença é que os sensores óticos estão monitorando o que você faz através do LCD, que alterna entre a imagem que você vê na tela e um padrão de quadrados preto-e-branco que deixa a luz passar, dando à BIDI informações sobre o que está acontecendo fisicamente à frente dela.

Esta é a primeira tela que consegue olhar para você ao mesmo tempo que você olha para ela, o que significa que o sistema pode virar também uma câmera de alta resolução. [Veja+] [MIT via Engadget]


Mundos real e virtual encontram-se na Máquina de Indução de Sensações



via
Inovação Tecnológica
Imagem Presenccia

Pesquisadores europeus inauguraram a mais avançada sala de realidade virtual do mundo, usando conceitos inéditos para mesclar o real e o virtual.

Dotada de sensores, sistemas de visualização e programas que vão muito além das atuais cavernas digitais, a sala está sendo chamada de Máquina de Indução de Experiências Sensoriais.

Seus objetivos vão desde o teste de novas ferramentas de visualização de experimentos científicos e simulação de equipamentos industriais, até o teste de novas interfaces e o controle de computadores por meio de impulsos cerebrais. [Leia+]


"A empresa austríaca g.tec está desenvolvendo sensores mais precisos para detectar intenções mais detalhadas e até palavras a partir da análise da atividade cerebral. Usando esses sensores, um usuário poderá digitar textos ou navegar sem a necessidade de um teclado ou mouse."

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Sinos dobram pelo clima em Copenhague



via Yahoo! Notícias

COPENHAGUE (AFP) - Os sinos da Catedral de Copenhague deram 350 badaladas neste domingo, para lembrar o limite máximo de partes por milhão (ppm) de CO2 na atmosfera para limitar o aumento da temperatura no planeta em 1,5 grau.

Os sinos da catedral luterana Vor Frue Kirke bateram por volta das 15H00 local (12H00 Brasília), encobrindo o ruído dos helicópteros da polícia que sobrevoam de forma permanente o centro da capital dinamarquesa.

O arcebispo sul-africano e Prêmio Nobel da Paz, Desmond Tutu, e o arcebispo anglicano de Canterbury, Rowan Williams, oficiaram uma missa ecumênica, para centenas de fiéis, antes das 350 badaladas pelo clima. [Leia+]

"'Não foi apenas uma cerimônia magnífica, mas uma mensagem política muito forte: que os homens e as mulheres entendam a ciência do clima', declarou à AFP Bill Mc Kibben, fundador do grupo de ação ecológica 350.org."

sábado, 12 de dezembro de 2009

Internet pode ser a próxima ganhadora do Nobel da Paz



iG Tecnologia

"Foi lançada na rede a campanha Internet for Peace (I4P), que afirma que o prêmio Nobel da Paz deve ser concedido à internet, homenageando cada usuário que integra a rede mundial.

O grupo que está por trás da iniciativa afirma ter finalmente percebido que a internet é muito mais que uma rede de computadores, e sim uma rede infinita de pessoas, vindas de cada canto do mundo, além de uma ferramenta para a paz, por meio do diálogo, da aceitação e da participação dos indivíduos.

O idealizador do projeto é Riccardo Luna, editor-chefe da Wired Itália, que também pertence ao time de embaixadores, composto por Chris Anderson, editor-chefe da Wired EUA e David Rowan, editor da Wired britânica, além de Shirin Ebadi, Nobel da Paz de 2003, Umberto Veronesi, cientista e cirurgião italiano e pelo renomado estilista italiano Giorgio Armani. [Leia+]

"O criador do prêmio, o químico e inventor sueco Alfred Nobel, acreditava que ele deveria ser entregue a quem “tivesse feito a maior ou melhor ação pela fraternidade entre as nações, pela abolição e redução dos esforços de guerra e pela manutenção e promoção de tratados de paz."

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Processador de 48 núcleos, da Intel, poderá ter 'visão' para interagir com as pessoas



via
PC WORLD

A Intel demonstrou um processador experimental de 48 núcleos totalmente programáveis.

É o maior número já utilizado em um único chip de silício, que refaz muitas das estratégias usadas nos atuais designs para notebooks, PCs e servidores.

Esse chip futurístico oferece cerca de 10 a 20 vezes o número de mecanismos de processamento instalados dentro dos mais populares processadores Intel CoreT.

A Intel planeja compreender melhor como agendar e coordenar todos os núcleos desse modelo experimental para os seus futuros chips comerciais. [Leia+]

"Futuros notebooks com capacidade de processamento dessa magnitude poderiam ter 'visão', da mesma forma que os humanos podem ver objetos e movimentos com grande precisão."

Sonda Cassini capta figuras geométricas em hexágono de Saturno



via
Terra
Agência EFE

A sonda Cassini da Nasa e da Agência Espacial Europeia (ESA) captou imagens de círculos concêntricos e outras formas geométricas que não tinham sido detectadas até agora no polo norte de Saturno, informou hoje o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês).

As figuras estão em um misterioso formato hexagonal no polo norte desse planeta e foram descobertas pela sonda Voyager da Nasa há 30 anos. 'Trata-se de uma das coisas mais estranhas que já vimos em todo o sistema solar', indicou Kevin Baines, cientista em temas atmosféricos de JPL.

As imagens do hexágono, criado pelos feixes de luz que surgem do polo, revelam círculos concêntricos e outras formas geométricas que ainda não tinham sido detectadas. O hexágono onde estão localizadas as figuras fica no polo norte de Saturno, a 77 graus de latitude, e seu diâmetro seria duas vezes o da Terra.

As câmeras de luz visível da sonda, que têm maior resolução que as registradas pela Voyager, registraram as imagens do hexágono em janeiro, quando o planeta chegava a seu equinócio. Os cientistas do JPL combinaram 55 imagens para criar um mosaico. Os cientistas querem descobrir agora o que provoca a formação do hexágono, de onde surge sua energia e por que se manteve durante tanto tempo. [Leia+]


"A longevidade do hexágono o transforma em algo especial, como as estranhas condições meteorológicas que dão origem à Grande Mancha Vermelha descoberta em Júpiter, disse Kunio Sayanagi, cientista de Cassini no Instituto Tecnológico da Califórnia."

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Virgin Atlantic apresenta primeira nave espacial comercial



via
G1
Foto REUTERS

A Virgin Atlantic apresentou nesta segunda-feira (7) a primeira nave espacial comercial para passageiros, um modelo com linhas elegantes, preta e branca, que representa uma aposta com preço alto na criação de uma industrial comercial de turismo espacial.

A empresa espera que a nave SpaceShipTwo, comece a levar turistas para a gravidade zero dentro de dois ou três anos.

'Será o começo das viagens espaciais comerciais', disse o fundador da Virgin Atlantic Airways, o bilionário Richard Branson, no lançamento da nave no deserto de Mojave, na Califórnia.

Com orçamento de US$ 450 milhões, o projeto prevê a construção de seis naves espaciais comerciais que poderão levar passageiros até uma altitude suficiente para sentirem a gravidade zero e verem a curvatura da Terra contra o pano de fundo do espaço.

Uma nave de duas quilhas chamada Eve levará a SpaceShipTwo até uma altitude de 60 mil pés (18.288 metros), onde a deixará. Então a nave disparará seus motores a jato e subirá para cerca de 104 quilômetros acima da Terra.

A unidade também estuda a possibilidade de oferecer viagens suborbitais entre destinos, algo que poderia reduzir o tempo de voo dos EUA para a Austrália das atuais 15 horas ou mais para cerca de 90 minutos.

Outras potenciais utilizações comerciais das naves incluem transportar cientistas e equipamentos para pesquisas e usar a nave transportadora para lançar pequenas cargas no espaço.

As viagens espaciais comerciais são um sonho há décadas, mas o primeiro voo espacial particular pilotado, em 2004, foi a primeira prova de que a indústria poderia realizar o sonho sem a ajuda de governos, que historicamente dominam as viagens espaciais. [Leia+]


"Os últimos cinco anos foram difíceis, mas finalmente chegamos", disse Branson. "Esperamos que, nas próximas décadas, dezenas ou até centenas de milhares de pessoas tenham a chance de ir para o espaço."

Tubarões-martelo têm visão "humana", dizem pesquisadores



via
Terra
Tradução Paulo Migliacci
Foto National Geographic


A cabeça em forma de T que distingue os tubarões-martelo lhes propicia uma visão semelhante à humana, de acordo com um novo estudo.

'Sempre houve ideias sobre os motivos para que os tubarões-martelo tenham aquela cabeça esquisita, mas ninguém havia avaliado essas hipóteses de forma sistemática, até recentemente', disse Stephen Kajiura, biólogo sensório da Universidade Florida Atlantic, um dos participantes do estudo.

Com base na atividade elétrica dos olhos dos tubarões, os cientistas acreditam que a forma da cabeça lhes propicie excelente visão estéreo e percepção de profundidade, como a dos seres humanos. Esses traços podem ajudar animais marinhos a caçar presas velozes. [Leia+]

"A equipe constatou que a sobreposição entre aquilo que os tubarões-martelo podiam ver com o olho esquerdo e o direito era três vezes maior que registrada em tubarões com outras conformações oculares."

Voluntários "chipados" digitam com o poder da mente - objetivo é auxiliar pessoas com alguma deficiência



via
INFO Online
por Paula Rothman

Ondas cerebrais conseguem digitar letras em número em computador da Mayo Clinic, nos Estados Unidos.

O estudo foi feito com pacientes que já possuíam chips implantados na superfície do cérebro, e servem de base para que pessoas com algum tipo de deficiência possam controlar objetos com a mente.

As descobertas foram apresentadas no Encontro Anual da Sociedade Americana de Epilepsia 2009. O objetivo final é auxiliar pessoas com alguma deficiência a mover objetos – por exemplo, uma prótese de braço ou perna.

A tecnologia exigiria uma operação no crânio para implante; além disso, o software teria que ser calibrado a cada indivíduo para cada movimento necessário. [Leia+]

"Os dois voluntários para a pesquisa sofrem de epilepsia e já haviam passado por uma cirurgia, que requer incisão no crânio, para implante dos chips com o objetivo de localizar a origem de suas crises."

Telescópio Espacial de raios-gama da NASA registra microquasar



via
INFO Online
foto NASA´s Goddard Space Flight Center

O Telescópio Espacial de raios-gama Fermi fez a primeira detecção clara de raios-gama de um enigmático sistema binário conhecido como Cygnus X-3.

O sistema é composto por uma estrela quente e densa e um objeto compacto, que muito provavelmente é um buraco-negro (mas pode ser uma estrela de nêutrons). Ele emite matéria no espaço à metade da velocidade da luz.

O Cygnus X-3 foi detectado pela primeira vez em 1966 e está entre as fontes de raios-X mais fortes do céu – além de ser uma das primeiras fontes detectadas de raios gama. [Leia+]

"No centro do sistema está a estrela Wolf-Rayet, com uma temperatura de superfície 17 vezes mais quente que a do Sol. Ela é tão quente que sua massa escorre pelo espaço na forma de vento estelar e, em apenas 100 mil anos, esse vento irá remover o equivalente a um Sol dessa estrela."

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A mergulhadora russa Julia Petrik nada em águas geladas ao lado de baleias-brancas sem tanque de ar



via
Terra

A mergulhadora russa perfura a camada de gelo em quase meio metro e interage com os animais em águas de até -2ºC. Acima do gelo, as temperaturas chegam a -15ºC. [Leia+]

"Ela consegue prender a respiração por mais de dois minutos e é considerada uma das melhores praticantes de mergulho livre na Rússia, uma modalidade de mergulho sem o uso de tanques de ar."

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Primeiro navio vertical do mundo fará pesquisas oceânicas



via
Inovação Tecnológica
via BBC
Imagem Jacques Rougerie

Um arquiteto francês apresentou publicamente o protótipo daquele que deverá ser o primeiro navio vertical do mundo, possibilitando ao homem uma nova maneira de explorar o fundo do mar.

Jacques Rougerie, de 64 anos, afirmou que sua invenção, uma estação oceanográfica batizada de SeaOrbiter, será realidade 'em um futuro próximo'.

Segundo o projeto de Rougerie, a estação terá 51 metros de altura e contará com uma parte submersa e outra para fora da água.

Equipamentos de navegação e comunicação ficarão acima da superfície, juntamente com uma plataforma de observação.

Os cientistas viverão debaixo d'água e haverá uma plataforma pressurizada de onde mergulhadores poderão partir em missão. [Leia+]


"O
SeaOrbiter vai oferecer uma presença móvel permanente com uma janela para tudo o que está abaixo da superfície do mar."

Uma nova mini-idade do gelo se aproxima?



via
Pesquisa FAPESP [Online]
por Augusto Damineli
Foto Nasa

A atividade solar tem diminuído nos últimos dois ciclos de manchas e aparentemente vai continuar em baixa no próximo ciclo que está começando. O temor é de que a temperatura na Terra caia como há 300 anos, quando ocorreu a chamada Pequena Idade do Gelo.

A agricultura entrou em colapso na Europa, trazendo muita fome. Pinturas da época retratam paisagens cobertas de neve. O crescimento das sequoias gigantes foi freado, como mostram os anéis anuais de biomassa depositados concentricamente no tronco.

A queda na temperatura, em média de cerca de 0,4°em todo o globo, mas de até 1,5°C em algumas partes do hemisfério Norte durante o inverno, coincidiu com um período de mínima atividade solar, chamado Mínimo de Maunder em homenagem ao astrofísico britânico Edward W. Maunder (1851–1928), que descobriu o fenômeno em 1890.

O número de manchas solares foi muito pequeno entre os anos de 1645 e 1715, a fase mais fria da Pequena Idade do Gelo. Um outro período com menor atividade solar, denominado Mínimo de Dalton, ocorreu no início dos anos 1800, mas foi menos pronunciado e mais breve e não provocou consequências climáticas notáveis. Estudos de isótopos indicam que diversos eventos desse tipo ocorreram nos últimos milênios.

Quando esse ciclo está em épocas de mínimo, como ocorre neste ano, é raro ver uma única mancha solar. Mas, no máximo do ciclo, como em 1990, o Sol chegou a apresentar 180 manchas. No pico do ciclo seguinte, em 2001, o máximo foi menor: 140 manchas. Para o próximo máximo, em 2012/13, a previsão é de que apareçam apenas 80 manchas.

É possível que esse nível baixo de atividade solar se prolongue por mais uma ou duas décadas. Além do possível efeito climático adverso (esfriamento da temperatura da atmosfera da Terra), uma eventual nova mini-idade do gelo poderia mascarar a escalada do aquecimento global e levar a uma redução nas políticas de controle de emissão de CO2. E, quando o Sol voltasse à sua atividade normal, o aquecimento poderia disparar.

Essas erupções, tanto em ondas luminosas quanto em partículas eletricamente carregadas, são os candidatos óbvios para produzir alterações climáticas em nosso planeta. [Leia+]

"Algumas ejeções de plasma solar chegam a interromper as telecomunicações e a causar problemas em sistemas elétricos até o nível do solo terrestre. Mas qual é a cadeia específica de eventos que altera o clima na Terra? É inacreditável que tenhamos descoberto ainda em 1890 um problema que até hoje não foi solucionado."