segunda-feira, 30 de abril de 2007

BBC cria serviço de TV pela internet


via
INFO


A BBC vai lançar uma série de serviços de televisão e áudio sob encomenda na internet.

O BBC Trust, que supervisiona a corporação, anunciou na segunda-feira que havia aprovado o projeto depois de avaliar a demanda pública e o impacto que isso poderia ter sobre os rivais comerciais da empresa.

O Channel 4, uma das redes privadas de TV britânicas, disse na segunda-feira que seu serviço de vídeo sob encomenda havia sido utilizado por 'bem mais' de um milhão de pessoas, que haviam assistido a um total de 20 milhões de programas, desde o seu lançamento, seis meses atrás, superando em muito as expectativas.

A BBC disse que seu novo sistema iPlayer permitiria que os telespectadores acompanhassem os programas dos sete dias anteriores e os armazenassem em um computador por 30 dias, enquanto os espectadores de TV a cabo poderiam usar o serviço em seus televisores.

O iPlayer, que estará disponível no site www.bbc.co.uk da BBC, também permitirá que espectadores assistam a programas diretamente na Internet, e ouçam alguns downloads de áudio sem os sistemas de proteção contra pirataria conhecidos como administração de direitos digitais.

domingo, 29 de abril de 2007

No Japão, Wikipedia vai para celulares

via INFO

O portal japonês Goo Internet anunciou um serviço que oferece todo conteúdo da Wikipedia em japonês no celular.

Chamado de Goo Wikipedia, o serviço reempacota todo o conteúdo da Wikipedia em idioma japonês e o disponibiliza em formato que possa ser lido por smartphones.

Patrocinado pela telecom japonesa NTT Resonant, o serviço permite que usuários façam buscas por verbetes em japonês diretamente pelo celular. O projeto não tem ligação com a fundação Wikipedia.

Expedição reúne dados sobre vida a 4 km no fundo do mar


saiba+
Estadao


Uma expedição organizada por dois centros de pesquisa franceses descobriu novos dados sobre as formas de vida detectadas no fundo do oceano, até os quatro mil metros de profundidade.

Trata-se da expedição Serpentine, do Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS) e do Instituto de Pesquisa para a Exploração do Mar (Ifremer), desenvolvida entre março e abril nas águas das Antilhas, na dorsal atlântica, que é uma cadeia montanhosa submarina.

O jornal Le Figaro informa que a missão estudou vários locais onde acontecem atividades hidrotermais, resultado da proximidade das placas tectônicas, com a geração de uma mistura de gás quente e água.

Neste meio hostil, cientistas descobriram uma flora e fauna adaptadas ao entorno.

Anêmonas, caranguejos, mexilhões e gastrópodes foram observados pelos analistas que comprovaram, além disso, que as bactérias se nutrem com o hidrogênio sulfuroso que encontram, resultado da mistura de fluidos muito quentes e mineralizados e a água muito fria do oceano.

Cientistas recriam virtualmente metade de cérebro

saiba+ Terra

Pesquisadores americanos da Universidade de Nevada conseguiram recriar a metade de um cérebro de camundongo virtualmente pelo computador. Os cientistas usaram o supercomputador BlueGene/L para rodar um 'simulador córtico' tão grande e complexo quanto metade do cérebro do animal.

Em outras simulações de menor porte, os pesquisadores disseram ter visto características do padrão de pensamento ocorrido em cérebros reais de camundongos. Agora, a equipe de cientistas está trabalhando em detalhes para fazer o sistema rodar mais rápido e torná-lo ainda mais parecido a um cérebro de camundongo real.

Dificuldade
Tecidos cerebrais apresentam uma grande dificuldade para simulação por causa de sua complexidade e o enorme número de interações potenciais entre os elementos envolvidos. Os três pesquisadores, James Frye, Rajagopal Ananthanarayanan e Dharmendra S. Modha, descreveram o experimento em uma pequena nota de pesquisa intitulada 'Em direção a simulações córticas em escala de camundongo em tempo real'.

Nanotecnologia poderá reparar células danificadas

via Terra

Cientistas norte-americanos acreditam que a nanotecnologia, utilizada freqüentemente em microprocessadores e equipamentos eletrônicos, pode ser usada também para ajudar a reparar ou regenerar células danificadas, devolvendo os movimentos a um doente.

De acordo com o site VNUNet, o diretor do Instituto de Bionanotecnologia em Medicina da Universidade Northwestern, Dr. Samuel Stupp, está combinando nanotecnologia e biologia e já demonstrou como ratos de laboratório paralisados por problemas na medula espinhal podem voltar a andar em apenas seis semanas.

'Injetando moléculas que foram criadas para se auto-organizar em nanoestruturas no tecido espinhal, fomos capazes de recuperar e reparar rapidamente neurônios danificados', explicou Stupp.

Segundo o cientista, as nanofibras, milhares de vezes mais finas que um fio de cabelo humano, são a chave não apenas para prevenir a formação de cicatrizes que impedem a reparação da medula espinhal, mas também para estimular a regeneração de células perdidas ou danificadas.

Porta-chaves em forma de hub USB

via TECHGURU

Em minhas longas andanças na Internet, cheguei a uma conclusão: a conexão USB vai dominar o mundo! Sim, porque tudo o que se encontra por aí tem esse tipo de porta e um produto exibido em um site chamado “Gerry’s Art.de”, me convenceu de vez: um porta-chaves USB!

Não, ele não pode ser ligado a nenhum PC e não armazena nenhum tipo de dado. Mas permite que você pluge chaves que tenham um pendrive embutido, além de dar um toque mais geek no ambiente. Preço não foi divulgado.

Nasa divulga imagens tridimensionais do Sol

via G1

A agência espacial americana divulgou nesta segunda-feira (23) as primeiras imagens tridimensionais obtidas pela sonda Stereo (sigla inglesa para Observatório de Relações Solares-Terrestres). Elas mostram em detalhes sem precedentes como se comporta a atmosfera solar.

Acharemos gêmeo da Terra', diz astrônomo

saiba+ G1

Para o descobridor do primeiro planeta capaz de abrigar vida fora do Sistema Solar, esse foi só o começo da brincadeira. Em entrevista exclusiva ao G1, o astrônomo Michel Mayor, do Observatório de Genebra, na Suíça, afirma que muitos outros astros dessa categoria serão descobertos nos próximos anos.

'Para nós, o que é mais estimulante a respeito desse achado é que ele mostra que, de fato, os planetas terrestres [ou seja, rochosos, como a Terra] são muito comuns no Universo, mais comuns do que os gigantes gasosos', diz Mayor.

Segundo o cientista, logo serão encontrados astros ainda menores, até chegarem a localizar virtuais gêmeos da Terra. 'Estamos convictos de que temos hoje a tecnologia para detectar planetas bem menores que esse, com tamanho ainda mais próximo do terrestre.

Brasileiros criam anestésico nanotecnológico


saiba+
G1


Você tem medo de agulhas? Prefere a dor de dente a ter que pensar em tomar uma anestesia na boca? E na hora de uma pequena cirurgia ou de tomar pontos? O nervoso da picada é pior que o do procedimento? Pois pesquisadores gaúchos prometem que, em breve, isso pode ser coisa do passado. Aliando a nanotecnologia à medicina, eles afirmam ter criado um creme anestésico seguro que dispensa o uso de agulhas. A comprovação virá nos testes em seres humanos, previstos para começarem daqui dois meses.

A novidade é fruto de outra novidade. As pesquisas foram feitas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mas o remédio é da companhia Incrementha, uma parceria entre dois laboratórios farmacêuticos, a Biolab e a Eurofarma, que foi lançada nesta quarta-feira (25) junto com o medicamento.

De acordo com o diretor da Incrementha, Dante Alário, da UFRGS, o anestésico criado pelo grupo é especial por controlar o tamanho das partículas do remédio, o que permite que ele funcione sobre a pele, mas não penetre na corrente sangüínea. Segundo o médico, é a primeira vez no mundo que a nanotecnologia é usada no desenvolvimento de um remédio com sucesso.

Stephen Hawking representa o que há de melhor nas pessoas

saiba+ G1

Quando falamos de heróis, a imagem que vem mais fácil à cabeça é a de personagens fortes e garbosos, com esvoaçantes capas vermelhas e super-poderes. Mas hoje eu vou falar de um herói que não tem nenhuma dessas características, e talvez por isso valha mais do que todos os outros. O meu herói vive numa cadeira de rodas há quatro décadas, respira por um buraco em sua garganta, não fala e não consegue fazer nada sem a ajuda de enfermeiros. Diante dessas circunstâncias, mais fragilizantes do que às que é submetida a imensa maioria da população mundial, Stephen Hawking se ergue como um gigante, um representante do que pode haver de melhor no ser humano.

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Logitech Lança Volante para Games G25 Racing Wheel


via
Clube do Hardware

A Logitech lança no Brasil o volante para games G25 Racing Wheel, que vem com embreagem e câmbio de seis marchas, dois motores de force feedback, volante com 11 polegadas e rotação de 900°. O volante, câmbio e pedais são feitos aço inoxidável e couro. É compatível com os títulos atuais de corrida, como rFactor e Live for Speed, assim como outros títulos ainda em desenvolvimento. Além de jogos para PCs, o volante também pode ser usado com qualquer game de PlayStation 2. O preço não é tão acessível: R$ 1.639.

Número de internautas bate recorde no BR

via INFO

O número de usuários residenciais ativos chegou a 16,3 milhões de brasileiros em março.

O número é do levantamento feito pelo Ibope/NetRatings e mostra um aumento de 15,6% em relação ao mês de fevereiro.

Tradicionalmente o mês de março costuma ser melhor que fevereiro, devido ao Carnaval e ao menor número de dias úteis. No entanto, a marca de 16,3 milhões de usuários ativos é inédita nesse levantamento.

Segundo o Ibope, o aumento do número de internautas reflete o aumento nas vendas e a queda nos preços dos PCs no Brasil.

O total de domicílios com acesso à web chegou a 25 milhões de brasileiros em março de 2007. Considerando o número total de internautas no país, não só os residenciais, são 32,9 milhões de brasileiros que têm acesso à internet

Cresce interesse por notícias na internet

via Info

O número de pessoas visitando sites de jornais aumentou 5,3% no início deste ano, nos Estados Unidos.

A informação é de uma associação de imprensa nesta segunda-feira, mesmo após os editores terem informado menores vendas de anúncios.

Mais de 59 milhões de pessoas, ou 37,6 por cento de todos os usuários ativos de Internet, visitaram os portais no trimestre, disse a Associação de Jornais da América, citando uma análise feita pela Nielsen/NetRatings.

Os números são os maiores para qualquer trimestre desde que a associação começou a registrar os dados em 2004, disse o grupo.

'Sites de jornais continuam a crescer em audiência e contribuem para a ampliação da receita com o fluxo de jornais', disse o presidente-executivo da associação, John Sturm.

'Em acréscimo, os sites atraem uma audiência mais jovem e afluente desejada por anunciantes, enquanto fornece um valioso serviço para leitores procurando informação imediata de uma fonte local confiável.'

Os sites tiveram o recorde de 3,1 bilhões de visualizações de páginas em janeiro, informou também a associação.

quinta-feira, 26 de abril de 2007

O Joost pode ter um canal de música brasileira

via Estadao.com.br

O serviço de IPTV (vídeo pela internet) Joost deve estrear um canal só com vídeos de música brasileira e que será fruto de parceria entre a gravadora Trama e a distribuidora Elo Audiovisual.

Criado pelos mesmos programadores que inventaram o Skype e a rede de troca de arquivos Kazaa, o Joost é uma plataforma de distribuição de conteúdo em vídeos que usa o protocolo IP para chegar até o usuário e é proposto como um software para que redes de TV possam fornecer seus acervos para os usuários via internet.

Ainda não há previsão de quando o canal entrará no ar. Por enquanto o Joost só está restrito a usuários convidados.

Stephen Hawking completa viagem em gravidade zero

saiba+ Estadao.com.br

Livre da cadeira de rodas e preso apenas a um monitor cardíaco e de pressão sanguínea, o astrofísico Stephen Hawking realizou o sonho de flutuar sem peso em um jato de gravidade zero, um passo que, ele espera, levará a novas aventuras espaciais.

O jato especial carregando Hawking, seus médicos e enfermeiros e dezenas de outros passageiros subiu inicialmente a mais de 7 km de altitude, sobre o Oceano Atlântico. Enfermeiros carregaram Hawking até a frente do aparelho e o deitaram sobre uma almofada especial de espuma.

O jato então subiu a 9,7 km e fez um mergulho parabólico de volta aos 7 km, permitindo que Hawking e os demais passageiros experimentassem a sensação de ausência de peso por 25 segundos.

'Foi espetacular', disse o cientista, após o vôo. O avião fez um total de oito mergulhos parabólicos, incluindo dois nos quais Hawking fez piruetas em gravidade zero como 'um ginasta de medalha de ouro', disse Peter Diamandis, presidente da Zero Gravity Corp, empresa proprietária do avião.

Veículo ajuda a entender vida extraterrestre

saiba+ G1

Interessados na possibilidade de existência de vida em outros planetas, cientistas trabalham no desenvolvimento de ferramentas que podem funcionam nas regiões mais extremas da Terra essas pesquisas podem ser úteis na exploração de vida em outros planetas e também na criação de equipamentos espaciais. Como resultado disso, pesquisadores da Universidade de Illinois em Chicago (UIC) em parceria com a Nasa trabalham para a criação de um veículo submarino autônomo que vai explorar as águas geladas da Antártida.

O equipamento robótico chamado Endurance vai fazer o mapeamento em três dimensões da composição biológica e geoquímica do Lago Bonney. Para isso, será utilizada uma ferramenta que pode futuramente ser empregada na exploração do espaço, divulgou a publicação Technology Review, ligada ao Massachusetts Institute of Technology (MIT). A missão na Antártida deve ter início em novembro de 2008.

Chega às lojas dos EUA HD de 1 TB da Hitachi

via Clube do Hardware

A Hitachi já vende para empresas o primeiro disco rígido de 1 TB. A primeira empresa a oferecer o produto é a loja virtual americana CDW.com. O HD Serial-ATA 3.0Gb/s Deskstar 7K1000 trabalha a 1070 Mb/s e 7.200 RPM, e tem latências de 4,17 ms. Pesa 700 g. Preço sugerido para revendedores: US$ 399.

"Fala Sonia" inspira produções musicais e ganha blog

saiba+ Folha Online

Depois do sucesso no YouTube, o vídeo "Fala Sonia" ramificou-se e deu origem a um blog, a comunidades no Orkut e até a um funk e um remix. As músicas têm recebido elogios nos comentários deixados pelos internautas.

O vídeo virou hit ao mostrar uma mulher que tem muita dificuldade em falar o endereço do YouTube. O filminho já teve mais de 500 mil acessos, sem contar os acessos em endereços onde ele foi reproduzido.

A protagonista, Maria Sonia de Souza, uma mineira de 50 anos, e o estudante Micael Oliveira Lima Fernandes, que fez o filminho, aproveitam a repercussão inesperada. Eles apareceram na televisão, no programa 'Bom Dia Mulher', da Rede TV!, na sexta-feira (20).

Segundo Fernandes, a dupla já recebeu convites para participar de outros programas de TV.

Japão terá TV de bolso que capta canais via satélite


via
Folha Online


A companhia japonesa de serviços de televisão móvel via satélite Mobaho! começa a vender no final de maio no Japão uma minitelevisão e um aparelho de áudio e vídeo de bolso habilitados para captar e receber diretamente os canais de televisão e de rádio via satélite, assim como a televisão digital terrestre (TNT).

O terminal híbrido, que pesa 180 gramas, integra um receptor e uma antena em miniatura que facilita a captação das ondas emitidas por um satélite geoestacionário, assim como um dispositivo para as cadeias digitais.

Atualmente, ela poderia captar cerca de 20 redes temáticas ou gerais e 40 canais musicais sugeridos pelo Mobaho!

Os diferentes programas podem ser gravados em um disco de memória SD para que o usuário assista ou escute quando quiser.

Site de relacionamento MySpace vai lançar versão para brasileiros


via
Folha Online

O MySpace quer lançar uma versão de teste de seu site voltada para o público brasileiro ainda neste ano. A empresa informou na terça-feira que pretende trabalhar com equipes locais para criar conteúdos específicos e formar parcerias com empresas locais.

'Estamos nos movendo rapidamente para construir comunidades que reflitam e respeitem os estilos de vida de nossos diversos membros', disse o vice-presidente da MySpace International, Travis Katz.

MySpace em Espanhol e MySpace América Latina, as duas versões lançadas nesta semana, estão em beta (teste) nos Estados Unidos e na América Latina, segundo a companhia News Corporation, proprietária do site.

Módulos de Memória DDR3 da Super Talent

saiba+ Clube do Hardware

Em 2011, 80% dos usuários de internet vão "viver" em um mundo virtual

via PC WORLD

Até o final de 2011, 80% dos usuários ativos de internet vão participar de um mundo virtual, não necessariamente o Second Life, revelou pesquisa da consultoria de tecnologia Gartner.

Segundo a consultoria, as empresas deveriam investigar e experimentar essa tendência, mas limitar os investimentos até que o ambiente esteja maduro e estável.

“Os aspectos de colaboração e de comunidade destes ambientes vão dominar o futuro”, declarou o vice-presidente do Gartner, Seteve Prentice.

Novo processador é capaz de fazer trilhões de cálculos por segundo


via
PC WORLD

Um time de cientistas da computação na Universidade do Texas, nos EUA, anunciou na terça-feira (24/04) o protótipo de um processador de propósito geral com potencial de fazer trilhões de cálculos por segundo.

De acordo com declarações do grupo, o novo processador, conhecido como TRIPS, pode ser utilizado para acelerar a computação científica, industrial e de consumo.

Cada chip de TRIPS contém dois centros processadores, e cada um pode lançar 16 operações por ciclo, com mais de 1.024 instruções ocorrendo simultaneamente. Os atuais processadores de alto desempenho são desenvolvidos para sustentar uma taxa máxima de executação de quatro operações por ciclo.

O TRIPS é um exemplo de uma nova classe de arquiteturas de processamento, chamada Execução Explícita de Gráficos de Dados (EDGE). Diferente de arquiteturas convencionais, que processam uma instrução por vez, a EDGE pode processar amplos blocos de informação de uma só vez.

Pesquisadores quebram recorde de velocidade na internet


via
PC WORLD

Um grupo de pesquisadores liderados pela Universidade de Tóquio quebrou, por duas vezes em dois dias, o recorde de velocidade na internet.
Em dezembro, eles enviaram dados a uma velocidade de 7,67 gigabits por segundo (Gbps), usando protocolos padrões da internet.

No dia seguinte, usando protocolos modificados, o recorde foi quebrado novamente, enviando dados a uma velocidade de 9,08 gigabits por segundo (Gbps).
A informação foi divulgada nesta quarta-feira (25/04) pelo consórcio que administra a Internet2.

Os pesquisadores usaram o novo protocolo de endereços, o IPv6, para quebrar o recorde de velocidade na internet em dezembro.
Os dados foram enviados de Tóquio e passaram por Chicago, Amsterdã e Seattle antes de retornar para a capital japonesa.

O recorde anterior era de 6,96 Gbps e foi alcançado em novembro de 2005.
Usando o protocolo antigo de endereços da internet, o Ipv4, o recorde de velocidade na internet é de 8,8 Gbps."

Plug-in gratuito IE e Firefox espanta sites com arquivos maliciosos


saiba+
IDG Now!

A Finjan Software entrou nesta terça-feira (17/04) para o ranking dos fornecedores de serviços gratuitos de segurança. A empresa lançou o SecureBrowsing, um plug-in para os navegadores Internet Explorer e Firefox que alerta os usuários sobre sites de risco.

O plug-in do navegador escaneia, em tempo real, cada resultado gerado pelos mecanismos de busca do Google, Yahoo e Microsoft. Em seguida, avalia os links para que os usuários possam decidir onde clicar. Segundo a Finjan, os rastreamentos examinam todos os componentes de código dinâmico da página, além de detectar códigos potencialmente maliciosos hospedados em sites. Isso é feito com um escaner baseado em comportamentos e não em listas negras.

Número de pragas virtuais cresce 152% no primeiro trimestre de 2007


saiba+
IDG Now!

Os criadores de pragas virtuais estão a todo vapor. Segundo um levantamento divulgado pela empresa de segurança Sophos, 23.864 novas ameaças foram criadas no primeiro trimestre do ano, contra 9.450 do mesmo período do ano passado.

Outro dado alarmante divulgado pela empresa aponta para os sites. De acordo com a companhia, em média, foram identificadas 5 mil novas páginas na web contaminadas por dia. Segundo os especialistas da empresa, com o crescimento da preocupação por parte dos usuários em proteger seus computadores de vírues e outros tipos de pragas virtuais, os criminosos resolveram investir na web como principal alvo.

Cerca de 95% dos e-mails enviados em 2006 foram spam


via
PCGuia

Cerca de 95% dos e-mails recebidos em todo o mundo em 2006 eram spam (não desejados), segundo um estudo realizado pela consultora Deloitte, que estima que sejam enviados diariamente 60 mil milhões de mails electrónicos catalogados como spam.

Segundo a consultora, o spam ultrapassou o correio electrónico e está a chegar também aos serviços de mensagens escritas (SPIM) e a outros como o skype (SPIT).

Projetor de cinema digital tem resolução 4 vezes maior que TV de alta definição


saiba+
IDG Now!


A Sony revelou nesta quarta-feira (25/04) um projetor digital para cinemas, que pode exibir, em uma tela de 20 metros, imagens com resolução quatro vezes maior do que as atuais.

O equipamento, utilizado este mês na pré-estréia do filme “O Homem-Aranha 3”, é gigante. Ele fica a mais de 1,5 metro de altura e tem 1,4 metro de profundidade, com 74 centimetro de largura, pesando 300g.

O projetor emite uma imagem com uma resolução de 4.096 X 2.160 pixels, que é o dobro do que a HDTV (televisão em alta definição) propicia, tanto horizontal como verticalmente, e resulta em mais de 8 milhões de pixels - enquanto a HDTV tem em torno de 2 milhões.

Encontrar vida extraterrestre é próximo alvo, diz astrônomo


saiba+
Folha Online

O cientista suíço Michel Mayor, que lidera a equipe que anunciou a descoberta de um planeta potencialmente habitável fora do Sistema Solar, afirmou nesta quarta-feira que agora está de olho em um objetivo ainda maior --detectar sinais de vida extraterrestre.

Para ele, os pesquisadores estão a menos de duas décadas de encontrar sinais reais de vida --caso ela exista.

'Há apenas uma coisa que podemos fazer. Podemos fazer ciência, experiências. Temos a metodologia, então vamos fazê-lo', disse o cientista da Universidade de Genebra nesta quarta-feira.

Pesquisa abre caminho para olho biônico

saiba+ BBCBrasil

Cientistas da Harvard Medical School, nos Estados Unidos, estão abrindo caminho para o futuro desenvolvimento de um 'olho biônico'.

Em experiências feitas com macacos, os especialistas usaram eletrodos para estimular uma área do cérebro que processa informação visual, diz a revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Os resultados do estudo aumentam as chances de que pessoas com condições como glaucoma um dia tenham sua visão restituída por um olho artificial.

Arqueólogos acham 'país pré-histórico' no fundo do mar

saiba+ BBCBrasil

"Arqueólogos da Universidade de Birmingham, na Grã-Bretanha, descobriram um 'país pré-histórico' no fundo do Mar do Norte.

A área, onde teriam vivido comunidades de caçadores que retiravam da natureza tudo o que precisavam, foi inundada pela alta nos níveis da água do mar depois da última Era do Gelo, há mais de 8 mil anos.

Os pesquisadores dizem que a descoberta é muito importante, já que vai permitir o mapeamento da 'paisagem pré-histórica mais bem conservada da Europa'."

Astrônomos descobrem planeta parecido com a Terra

via BBCBrasil

"Astrônomos europeus descobriram um planeta extremamente parecido com a Terra – o primeiro localizado fora do nosso Sistema Solar que tem o potencial de abrigar vida.

Os cientistas estimam que o planeta tenha temperaturas amenas, o que poderia garantir a existência de água em forma líquida, o que por sua vez aumenta as chances do aparecimento de vida.

O planeta foi descoberto a partir das instalações do European Southern Observatory, no deserto de Atacama, no Chile.

Batizado de Gliese 581c, o planeta órbita a estrela Gliese 581, localizada a 20,5 anos-luz da Terra, na constelação de Libra.

“Nós estimamos que a temperatura média nessa ‘super-Terra’ seja entre zero e 40 graus Celsius, e com isso a água seria líquida”, disse Stephane Udry, do Observatório de Genebra, autor do artigo publicado na revista especializada Astronomy and Astrophysics."

Ciclo de manchas solares deve atingir nível máximo em 2011

saiba+ Estadao

O pico do próximo ciclo de manchas solares virá no final de 2011 ou início de 2012, com potencial de afetar vôos comerciais, satélites de comunicação e redes de transmissão de eletricidade. Mas os cientistas ainda não conseguem concordar quanto á intensidade que terá.

Um comitê de 12 membros, encarregado de fazer previsões para o ciclo de atividade solar, mostrou-se dividido quanto ao total de manchas solares - 90 ou 140.

O Centro de Ambiente Espacial do governo dos EUA rastreia as condições climáticas no espaço e prevê mudanças, que podem afetar atividades que vão de telecomunicações à rotina dos astronautas.

Cientistas criticam proposta de 'direitos para robôs'

via Terra

Cientistas criticaram nesta terça-feira um estudo encomendado pelo governo britânico que sugere que robôs inteligentes podem um dia ter direitos similares aos dos seres humanos.

Em um encontro, os especialistas debateram o documento Robo-rights: Utopian Dream or Rise of the Machines? (Direitos dos Robôs: Sonho Utópico ou a Ascensão das Máquinas?, em tradução livre), publicado em dezembro e que servirá de base para um debate público sobre inteligência artificial no Museu da Ciência de Londres, nesta semana.

O estudo do governo dizia que no caso do desenvolvimento de inteligência artificial as máquinas deveriam ter direitos como seres humanos.

Mas para os cientistas, o tipo de questão levantada pelo governo é 'uma distração mal-informada' e 'sensacionalista' e as discussões deveriam se focar em questões éticas mais urgentes.

Cientista japonês exibe 'andróide gêmeo' -

via Terra

Um acadêmico japonês criou um andróide à sua própria imagem que, no futuro, pode funcionar como 'um telefone'. Com um controle remoto ele pode fazer o robô mover o pescoço e as mãos de uma forma mais 'humana'.

O robô, chamado 'Geminoid', retransmite as palavras do dono e, um dia, poderá estar em salas de reunião representando pessoas ausentes e interagindo com outros seres humanos, acredita Hiroshi Ishiguro, do Laboratório ATR de Robótica Inteligente e professor da Universidade de Osaka, no Japão.

Sensores simulam respiração, movimentos labiais quase realistas e reações normais de seres humanos, como piscadelas. O andróide também se mostra incomodado quando alguém pressiona o dedo na cara dele.

Menor balança do mundo pesa até bactéria

via G1

Um grupo de pesquisadores norte-americanos desenvolveu uma técnica com a qual podem pesar uma bactéria, uma célula, biomoléculas ou nanopartículas -- partículas microscópicas com dimensão inferior a 100 nanômetros (o equivalente a um milímetro dividido em cem mil partes). Essa “balança” ultra-sensível pode futuramente ajudar na detecção de elementos patogênicos, os agentes causadores de doenças.

Até então, segundo os pesquisadores, cientistas conseguiam pesar partículas microscópicas no vácuo. No entanto, era muito complicado definir o peso desses corpos pequenos quando eles estavam imersos em líquidos, dificultando assim a realização de muitas aplicações científicas nas quais os fluidos são necessários.

Google ultrapassa Microsoft em número de visitas na web


via
G1

Google ficou pela primeira vez na frente de seu rival Microsoft como a página de internet mais visitada, com 528 milhões de acessos no mês de março, segundo os dados da comScore Networks. A Microsoft ocupa o segundo lugar, com 527 milhões, seguido do portal Yahoo, o gigante de mídia Time Warner e o portal de leilões eBay.

A Microsoft foi a propriedade online mais visitada da rede todos os meses desde que a comScore começou a elaborar esta classificação, em janeiro do ano passado.

Como se isto não fosse suficiente, esta semana se soube que a companhia de Mountain View, no Vale do Silício, também ultrapassa a sua rival Microsoft no que se refere ao valor de marca.

O buscador da internet já é a marca mais cara do mundo (US$ 66,343 bilhões), na frente de gigantes como General Electric, Microsoft e Coca-Cola, segundo o ranking Brandz, publicado na segunda-feira pela empresa de consultoria Millward Brown.

Como assinalou ao 'San Francisco Chronicle' Geoffrey Bowker, diretor do Centro para a Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Santa Clara, na Califórnia, 'por enquanto tudo o que o Google toca se transforma em ouro'.

Second Life ganha versão em português

via G1

Mais uma vez, o Brasil domina as redes on-line: foi anunciado nesta segunda-feira (23) o lançamento do Second Life Brasil, o primeiro sub-produto da criadora do mundo virtual, a Linden Lab, que permitirá aos usuários brasileiros criar contas e acessar o universo em português.

Além do uso facilitado pela transposição da barreira do idioma, os internautas brasileiros poderão adquirir Linden dólares, a moeda local, pagando em real e utilizando cartão de crédito nacional ou boleto bancário. Antes, os Linden dólares só podiam ser trocados por dólares americanos através de cartão de crédito internacional.

A versão básica adaptada para o português é gratuita –- os usuários só precisam desembolsar dinheiro se quiserem fazer transações dentro do universo virtual. Porém, para poder realizar construções e comprar terrenos dentro do Second Life, é necessária a assinatura premium, que custa R$ 19,90 mensais e dá direito a um “salário” virtual.

Apenas 2% da blogosfera fala português


via
G1

O Brasil é campeão de horas on-line na internet residencial e os brasileiros dominam ferramentas como Orkut e MSN, mas quando o assunto são os blogs o país passa longe da liderança. De acordo com um levantamento divulgado recentemente pelo site Technorati, que monitora blogs em todo o mundo, o português corresponde a apenas 2% da blogosfera -- apesar de aparecer entre os dez idiomas mais “blogados”. Este universo é dominado pelo japonês, que tem 37% dos posts, seguido de perto pelo inglês, com 36%.

Stephen Hawking desafia gravidade em viagem simulada


via
Diário Digital

O físico britânico Stephen Hawking vai deixar a cadeira de rodas e desafiar a gravidade ao participar na próxima semana numa viagem espacial simulada no Centro Espacial Kennedy, na Florida, EUA, segundo a edição de hoje do jornal The Sunday Telegraph.

O cientista embarcará na quinta-feira num Boeing 727-700 que realizará uma série de exercícios reproduzindo a sensação de estar no espaço, afirma o jornal.

Hawking, que sofre de uma doença muscular degenerativa, sairá da sua cadeira para experimentar a falta de gravidade quando o aparelho, especialmente adaptado, fizer manobras como uma descida brusca de 2,4 quilómetros em 25 segundos.

O professor de 65 anos, que vestirá um traje espacial e será atendido por médicos, será o primeiro deficiente físico a realizar um voo destas características, realizando o seu sonho de viajar pelo espaço.

Sony vai lançar rede de distribuição de vídeos na sexta-feira |


via
Reuters


A Sony anunciou na quinta-feira que lançaria um site de distribuição de vídeos no Japão na sexta-feira, o que marca o primeiro passo do grupo de eletrônica e entretenimento para contestar o serviço YouTube, do Google .

A News Corp. e a NBC Universal anunciaram no mês passado que também lançariam sites gratuitos de vídeo este ano, à medida que as empresas de mídia convencional se esforçam por competir no setor de vídeo online.

A Sony espera introduzir o novo serviço, chamado eyeVio, também no exterior, mas disse que primeiro desejava avaliar a recepção a ele em seu mercado de origem, antes de definir um cronograma para lançamento internacional.

'Isso é parte da revolução silenciosa de software da Sony', disse o presidente-executivo do grupo, Howard Stringer, em entrevista coletiva.

'Trata-se de uma oportunidade de transmitir um vídeo gerado pelo usuário em qualquer lugar que este deseje, para qualquer pessoa, em ambiente protegido', disse Stringer.

Nasa lança satélite para estudar nuvens misteriosas

via Estadao

Um foguete carregando uma sonda da Nasa foi lançado na primeira missão já realizada para estudar misteriosas nuvens que flutuam 80 km acima da Terra.

As chamadas nuvens noctilucentes, que se acumulam ao redor das regiões polares e só podem ser vistas à noite, vêm aparecendo com maior freqüência e se mostrado mais brilhantes nos últimos anos. Cientistas estão intrigados com as mudanças, e alguns sugerem que elas podem ser causadas pelo aquecimento global.

A sonda, que passará dois anos estudando as nuvens de gelo, tentará responder a questões básicas, incluindo por que as nuvens de formam e se a atividade humana é responsável pelas transformações. O aparelho chama-se AIM, sigla em inglês de Aeronomia do Gelo na Mesosfera.

'Estamos explorando nuvens, literalmente, na beira do espaço', disse o principal investigador do projeto, James Russell, em entrevista concedida no início do mês.

Montada no topo de um foguete Pegasus, que por sua vez foi lançado do dorso de um avião especial, a sonda partiu sobre o Oceano Pacífico às 17h30 (hora de Brasília) e subiu até a altitude de órbita, a 595 km da superfície terrestre.

Portal de Software Público Brasileiro

via [Dicas-L]

O Governo Federal lançou no dia 12 de abril, em Porto Alegre, o Portal de Software Público Brasileiro http://www.softwarepublico.gov.br/ A iniciativa compartilha soluções desenvolvidas nos governos federal, estadual e municipal e também em universidades que podem ser úteis aos mais diferentes órgãos públicos e também à sociedade. Uma das vantagens previstas é o aumento da eficiência e a redução de custos com a produção de soluções já existentes no mercado. Posteriormente, empresas privadas também poderão disponibilizar suas soluções no portal.

Qualquer pessoa poderá ter acesso ao código-fonte dos softwares disponibilizados, mediante cadastramento no portal. A iniciativa é um trabalho conjunto da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento e a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep). As soluções serão analisadas pela SLTI, responsável pelo gerenciamento do portal, já que terão de atender a alguns requisitos que as caracterizem como públicas.

Brasileiro gosta mais de ciência do que de política, aponta pesquisa


via
Folha Online


Os brasileiros se interessam mais por ciência do que por política. É o que revela pesquisa divulgada ontem pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Quando estimulados a responder sobre o nível de interesse que têm sobre ciência, 41% disseram ter 'muito interesse'. Quando o assunto é política, o índice de pessoas que dizem ter 'muito interesse' cai para 20%.

Entre os assuntos científicos mais atrativos, informática ocupa o primeiro lugar, com 36% das opiniões. Informações sobre novas descobertas da ciência vêm depois, com 35%, seguidas de notícias sobre novas tecnologias, com 30%.

Cientistas descobrem genes que 'ajudam' câncer a se espalhar

via BBCBrasil

Cientistas dos Estados Unidos deram mais um passo no sentido de descobrir o que torna o câncer de mama letal, ao ter encontrado quatro genes que atuam juntos para 'ajudar' o câncer de mama a se espalhar para os pulmões.

Em estudo publicado na revista científica Nature, os pesquisadores do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center (MSKCC), em Nova York, dizem
que experiências com ratos mostraram que desativar esses quatro genes de uma só vez reduz dramaticamente a capacidade de o tumor mamário se espalhar.

Isso porque os quatro genes produzem proteínas que se combinam para permitir que as células cancerígenas escapem para a corrente sangüínea e se instalem nos pulmões - um processo conhecido como metástase.

A equipe de cientistas concluiu que duas drogas que inibem duas das proteínas produzidas pelos genes reduziram, nos ratos, o crescimento e o alastramento dos tumores mamários, se usadas em conjunto.

Grã-Bretanha considera seleção genética contra câncer de mama

via BBCBrasil

Dois casais britânicos com longos históricos familiares de câncer de mama querem ser os primeiros a submeter embriões a testes para prevenir que seus filhos desenvolvam a doença no futuro.

Os médicos irão selecionar embriões que não contenham o gene BRCA1. Esse gene aumenta o risco de câncer de mama entre 60% e 80%, mas que não significa que a pessoa irá necessariamente desenvolver a doença.

Até agora, esse tipo de teste – chamado diagnóstico genético pré-implantação – só foi aprovado para detectar genes que sempre causam doenças quando herdados, como acontece com a fibrose cística.

O exame consiste em testar embriões geneticamente em laboratório. Para isso, os embriões precisam ser concebidos através da fertilização in vitro.

Ucrânia marca 21º aniversário da tragédia de Tchernobil

via Folha Online

Centenas de ucranianos acenderam velas na manhã desta quinta-feira para marcar os 21 anos da explosão do reator nuclear de Tchernobil, no que se transformou no pior acidente nuclear da história mundial. O presidente Viktor Yushchenko participou da celebração.
Na tragédia, o reator nuclear número 4 explodiu à 1h23 do dia 26 de abril de 1986, espalhando radiação nuclear por uma vasta área da ex-URSS e em grande parte do norte da Europa.

O desastre, que durante três dias foi mantido em segredo pela ex-União Soviética (URSS), resultou em milhares de mortes, desenvolvimento de cânceres em milhares de pessoas, além de contaminação do solo e graves conseqüências psicológicas.

sábado, 21 de abril de 2007

Ciência deve achar novas Terras em 20 anos


via
G1


A descoberta de planetas irmãos da Terra e de formas de vida em outros sistemas solares da nossa galáxia é provável nos próximos 20 anos, segundo astrobiólogos americanos que citaram o potencial das missões científicas em andamento e planejadas.

Acho que poderemos encontrar um planeta como a Terra nos próximos 20 anos', disse Margaret Turnbull, astrobióloga da Nasa, em entrevista. 'Desde que tenhamos as tecnologias existentes capazes de detectar planetas de tipo terrestre, encontraremos algo muito interessante rapidamente', acrescentou, observando que 'formas simples de vida, como micróbios ou plantas, bem como animais rudimentares, poderão ser freqüentes.

sexta-feira, 20 de abril de 2007

STF ouve especialistas sobre uso células-tronco

via Terra

"O Supremo Tribunal Federal aprecia a argumentação de especialistas sobre o uso de células-tronco, em audiência pública, que começou por volta das 9h, na sala de sessões da Primeira Turma. Estão previstas explanações de 33 pesquisadores. A sessão busca reunir informações para o julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adi) proposta pela Procuradoria-Geral da República contra a utilização de células-tronco de embriões humanos em pesquisas e terapias."

quinta-feira, 19 de abril de 2007

A TV do futuro existe e atende pelo nome de Joost

via Estadao

"Tivemos a oportunidade de avaliar a versão beta do Joost, o novo serviço de vídeo e que, até onde é possível dizer, tem potencial para mudar a forma como se consome vídeo online.

Primeiro, não podemos confundir o Joost com o YouTube ou algo do gênero. O serviço está para o vídeo na internet assim como o Skype está para a voz sobre IP, e não é por coincidência, já que foi criado pelo mesmo cérebro: o programador Niklas Zennstrom, que já havia ficado rico ao criar ao Kazaa (rede P2P), ficou mais ainda ao vender o Skype para o eBay e agora pode fazer isso pela terceira vez com o Joost.

Segundo, o inovador do Joost não é a sua programação, fraquíssima e que está reduzida a uma meia dúzia de canais e vídeos de produtoras alternativas. O revolucionário está na sua plataforma, que pode cruzar metadados, comunicação, tags e outras tendências de computação distribuída combinando o consumo de vídeos com a interação do usuário.

A interface do Joost é simples e intuitiva. Os menus são dispostos ao redor da área de visualização e desaparecem enquanto o vídeo escolhido vai rodando. "

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Após atraso, Second Life estréia oficialmente no Brasil em 23 de abril


via
IDG Now!


"Rede ganha data final após atrasos divulgados pela Kaizen e parceiros, enquanto empresas invadem 'ilhas brasileiras' não oficiais.

A versão brasileira do Second Life, com o ambiente desenvolvido pela Kaizen com réplicas de pontos turísticos brasileiros e lojas nacionais, estará disponível para usuários a partir do dia 23 de abril.

A data final foi confirmada pelo diretor de marketing do Second Life Brasil, Emiliano de Castro, e põe um ponto final nos diversos prazos estipulados anteriormente tanto pela Kaizen, responsável pela rede, como seus parceiros.

O portal iG, responsável pela plataforma de lançamento do Second Life no Brasil, havia anunciado em dezembro que o serviço estaria disponível para usuários em janeiro.

Em fevereiro, Maurílio Shintati, CEO da Kaizen, estimou que a rede social deveria entrar no ar na primeira semana de março, alegando que ainda havia acordos comerciais a serem fechados.

Era esperado, na madrugada desta quinta-feira (05/04), que uma 'ilha de treinamento' desenvolvida pela Kaizen para familiarizar usuários com as novidades que estarão na versão brasileira do Second Life, estivesse disponível, afirma Castro."

Comunicador instantâneo combina rede social virtual e recursos 3D

saiba+ IDG Now!

"Se você está satisfeito com as funcionalidades existentes no Windows Life Messenger, então precisa conhecer o IMVU, desenvolvido por uma empresa de mesmo nome com sede em Palo Alto, na Califórnia (EUA).

O IMVU é um misto de comunicador instantâneo (no melhor estilo MSN ou AIM), com os recursos de um Second Life, rede de relacionamento Orkut e efeitos em 3D.

Sua interface impressiona pela facilidade de uso, ainda que o site e a ferramenta – compatível com Windows – estejam em inglês. Ela mostra ambientes 3D nos quais se podem ‘navegar’ utilizando os movimentos da roda de scroll do mouse, e interagir com pessoas e objetos que estiveram nele."

Óculos inteligentes permitem aos usuários mudarem sombra e cor


saiba+
IDG Now!


"Imagine um par de óculos que pode ser transparente ou escuro e ter sombras amarelas, verdes ou roxas - todas sob controle. Uma nova lente com poderes camaleônicos, criada pelo departamento de Inovação Tecnológica da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, promete aprimorar a função dos óculos.

As sombras que podem ser controladas pelo toque de um botão podem interessar a atletas, trabalhadores de construção e qualquer um que tenha olhos sensíveis. Os óculos são feitos graças a um novo material, incomum, mas adequado à tarefa: uma lâmina de baixo custo que muda de cor e sombra sem praticamente usar nenhum poder. O protótipo dos óculos “inteligentes” foi apresentado nesta segunda-feira (16/04) no Encontro Nacional da Sociedade Americana de Química, em Chicago."

Google anuncia software de apresentação e acirra competição com Office


saiba+
IDG Now!


"O Google está acrescentado um sistema de apresentação, como o PowerPoint, da Microsoft, em seus aplicativos online Doc & Spreadsheets, acirrando a competição com o Office, pacote de softwares da empresa de Bill Gates.

O anúncio foi feito pelo CEO do Google, Eric Schmidt, durante apresentação na Web 2.0 Expo, que acontece em São Francisco, nos Estados Unidos.

A movimentação era esperada pelo mercado, na medida em que o Google cada vez mais embarca no desenvolvimento de produtos de comunicação e de colaboração para empresas."

Novos chips da Intel serão até 40% mais rápidos


saiba+
G1


"A Intel anunciou uma nova linha de processadores para computadores, lançada ainda neste ano, que será cerca de 40% mais rápida do que os chips atuais, na execução de jogos de computador, vídeos e outras cargas de trabalho pesadas.

A maior fabricante mundial de chips, responsável pelos processadores que acionam 75% dos PCs em todo o mundo, disse que os novos modelos Penryn terão o mesmo design básico dos atuais, mas os circuitos serão 30% mais finos --com apenas 45 milionésimos de milímetro de largura.

'Em computação de alto desempenho e aplicações que requerem elevada largura de banda, pode haver ganho de desempenho da ordem de até impressionantes 45%', disse o gerente geral do grupo de produtos digitais para empresas da Intel, Patrick Gelsinger. O anúncio foi feito no evento Intel Developer Forum, realizado em Pequim, nesta terça-feira (17). Os novos processadores chegarão ao mercado ainda neste ano, mas o executivo não definiu uma data exata."

Rússia leva ao espaço 14 satélites estrangeiros

via Terra

"A Rússia lançou nesta terça-feira um foguete que colocará em órbita 14 satélites estrangeiros, incluindo sete mini satélites desenvolvidos por estudantes universitários dos Estados Unidos.

Os aparelhos foram criados na Universidade Politécnica Califórnia e na Universidade de Stanford. Além dos experimentos, o foguete Dnepr, lançado da base de Baikonur, carrega um satélite egípcio e seis sauditas."

Flores "espaciais" brotam antes que o normal


saiba+
Terra


"Dezessete peônias nascidas de sementes que orbitaram ao redor da Terra em 2002 a bordo da nave Shenzhou III começaram a florescer dois anos antes do que ocorre com as 'terráqueas', segundo a edição de hoje do jornal China Daily.

'As peônias crescem também com mais vigor, talos mais grossos e óbvias características genéticas hereditárias', disse Sun Jingyu, especialista do Jardim de Peônias de Chaozhou, na província de Shandong.

Na viagem ao espaço, a Shenzhou III transportou 200 sementes de peônias (flor nacional chinesa), que, após o retorno à Terra, foram plantadas e supervisionadas pelos especialistas do parque, em uma das principais áreas de plantação da espécie.

Apenas 30 delas sobreviveram, das quais 17 começaram a florescer perante o assombro dos botânicos chineses."

Nasa apresenta módulo da ISS construído pelo Japão

saiba+ Terra

"A Nasa apresentou hoje, durante cerimônia realizada no cabo Canaveral, na Flórida, mais um módulo da Estação Espacial Internacional (ISS). A peça foi desenvolvida pelo Japão e servirá como um depósito orbital de materiais, ferramentas e suprimentos."

Cientista diz que homem pode regenerar membros


saiba+
Terra


"O homem tem a capacidade de regenerar membros amputados e é apenas uma questão de tempo para se descobrir como esse mecanismo é ativado, afirmou nesta segunda-feira o cientista espanhol Juan Carlos Izpisúa. O diretor do Centro de Medicina Regenerativa de Barcelona participou do fórum Tribuna Barcelona, que debateu o assunto.

O médico espanhol explicou que a capacidade de regeneração dos vertebrados foi constatada recentemente quando um frango que teve sua asa cortada conseguiu regenerar o membro. A experiência foi realizada pelo Centro de Medicina Regenerativa de Barcelona e Instituto Salk de Estudos Biológicos, na Califórnia, Estados Unidos."

Falha de comunicação do DNA e RNA causaria câncer


saiba+
Terra


"Um grupo de cientistas franceses diz ter descoberto uma série de mecanismos moleculares que parecem estar diretamente relacionados ao desenvolvimento de processos cancerígenos. Segundo eles, anomalias de comunicação entre o DNA e o RNA estariam relacionadas ao surgimento da doença. O jornal Le Monde mostrou nesta terça-feira as conclusões da pesquisa, realizada por laboratórios públicos e privados de Estrasburgo e Nancy, na França.

'Para explicar a heterogeneidade, as pesquisas focavam basicamente o DNA e as proteínas. Nós tivemos a idéia de explorar a região intermediária, situada entre o DNA e o RNA, que está na base da produção de proteínas', explicou Bihain. A pesquisa se baseia no exame de seqüências moleculares derivadas de milhões de análises de lesões cancerígenas, conservadas por cerca de 20 anos em bancos biológicos franceses."

MP5 roda música, vídeo, foto e serve como pendrive

saiba+ Terra

"A Dynacom está lançando o MultiPlayer MP5 no Brasil. ALém de tocar música, rodar vídeos e permitir a visualização de fotos, o novo dispositivo tem filmadora, máquina fotográfica de 2.0 megapixel com zoom e visor.

Disponível nas cores preto e prata, o MP5 tem memória interna de 512 MB ou 1 GB e tem slot para expansão até 2 GB com cartão SD. É leve (pesa 80 gramas) e pequeno - mede 9 x 6 x 1,4 cm e tem display colorido de 2,5 polegadas com 65 mil cores distintas."

Robô que resolve cubo mágico é mostrado na Alemanha -


saiba+ Terra


"Um robô que consegue resolver um cubo mágico está exibindo suas habilidades na Feira Industrial de Hannover, na Alemanha. No evento também estão sendo mostrados braços mecânicos e representações holográficas de aquecimento global."

Feira de Robótica mostra educação do futuro

saiba+ Terra

"O Salão Internacional de Robótica e Inteligência Artificial apresentou para professores e alunos a Sala de Aula do Futuro. Um lugar com computadores para todos os estudantes, porém, esta não é a grande novidade, mas sim o quadro negro, que se transformou em uma grande tela de computador e não deixou rastros do pó de giz."

Vida social online já atrai mais adultos, diz estudo

O Globo

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Brasileiros abrem sua primeira galeria de artes em Second Life

saiba+ G2

"Foi inagurada, na noite desta quinta-feira, a primeira galeria brasileira de artes no Second Life. Apesar de contar com um time de artistas de renome no cenário da produção contemporânea aí de fora, a Noema, como foi batizada a instituição, quer embaralhar constantemente as fronteiras entre a primeira e segunda vidas. Já na primeira exposição da Noema as realidades se confundem e se sobrepõem.

Trata-se de 'Nowhere/anywhere/somewhere', um conjunto de 15 trabalhos da artista - real - Giselle Beiguelman que, em SL, responde por TheGirlofIPnema Tone. A exposição consiste numa série de fotografias tiradas na RL com uma câmera de celular. 'São lugares-nenhum', insinua a artista. 'Por mais que você olhe não dá para identificar exatamente onde foram tiradas.'

O jogo é que, quando trazidas para dentro da galeria, seja ela real ou virtual, essas imagens viram alguma coisa: viram arte."

Olho humano inspira visão robótica

saiba+ G1

"O complexo sistema que permite o reconhecimento de objetos pela visão humana já não é mais tão exclusivo. Um novo modelo de computador desenvolvido por neurocientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) consegue detectar e reconhecer objetos em um ambiente cheio, como uma rua ocupada por carros e motos. O sistema pode em breve ser utilizado para segurança ou em sensores inteligentes, alertando motoristas sobre pedestres e outros tipos de obstáculos.

“Ele também poderá ajudar no desenvolvimento de ferramentas que realizam busca visuais”, explicou Thomas Serre, neurocientista do Centro para Aprendizado Biológico e Computacional do MIT, ao site da publicação “Technology Review”."

Capacete leva ‘força do pensamento’ a games

via G1

"O sonho de consumo dos jogadores de videogame deve, finalmente, sair dos laboratórios de pesquisa e ser levado às prateleiras. Isso porque a empresa norte-americana Emotiv Systems vai começar nesta semana a vender um capacete que transforma os sinais cerebrais dos gamers em movimentos exibidos na tela. A novidade utiliza um sistema de eletroencefalograma, tecnologia também conhecida como EEG, que registra variações do potencial elétrico do cérebro.

O capacete -- sem preço divulgado -- será comercializado para desenvolvedores de videogame, para que eles possam criar jogos comandados pela “força do pensamento”. Segundo a publicação “Tecnology Review”, do Massachusetts Institute of Technology, o produto deve estar disponível para o grande público ainda no ano que vem."

‘Jetsons’ inspiram criação de robô doméstico

saiba+ G1

"Pesquisadores de uma instituição de ensino norte-americana trabalham para transformar em realidade Rosie, a robô da série 'Os Jetsons' que realizava tarefas domésticas, como limpar, cozinhar e lavar pratos. Cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT, na sigla em ingles) se baseiam nesse cenário para construir Domo, um autômato que pega objetos e os coloca em prateleiras, mas é possível que esse tipo de ajudante ainda demore muitos anos para substituir os funcionários domésticos da atualidade."

Versão 2.2 do Wordpress será lançada na próxima semana

via TNow

"Na próxima semana será lançada a nova versão do Wordpress. O modelo 2.2 do editor não será nada revolucionário, mas com algumas melhorias que irão facilitar o trabalho de blogueiros e desenvolvedores .

Entre as novidades do Wordpress estão melhorias na edição de comentários, integração com o PHPmailer, suporte para API Atom e tags, entre outras pequenas e bem vindas mudanças.

Seguindo um ciclo de novos lançamentos a cada 120 dias, o novo Wordpress estará disponível a partir do dia 22 de abril."

Diretor da Ferrari elogia corrida de Felipe Massa


JC ONLINE


"Você pilotou como um campeão', disse o diretor da Ferrari, Jean Todt, pelo rádio, enquanto Felipe Massa gritava 'fantástico, fantástico', logo depois de receber a bandeirada como vencedor do GP de Bahrein, nesse domingo (15), no circuito de Sakhir."

Exército americano patrocina games on-line


via
BABOO


"Qualquer empresa de publicidade sabe que o grupo dos homens entre 17 e 24 anos é um dos mais 'difíceis de alcançar'. Este é um problema sério caso uma instituição dependa exclusivamente do grupo, como o Exército americano. E é justamente por isso que não é surpreendente ver o mesmo fazendo um acordo com a Liga Global de Games (GGL), como parte de um grande projeto que tem como objetivo encontrar novos recrutas e espalhar sua mensagem publicitária pelos videogames.

A GGL, organização que responde pelas disputas virtuais de 9,2 milhões de jogadores por mês, receberá em breve US$ 2 milhões do Exército americano. Em troca, eles criarão um campeonato chamado 'Arena Nacional de Games' que, pelas previsões, será mais popular justamente no grupo procurado pelos militares (cerca de 80% dos usuários da GGL são homens entre 17 e 24 anos).

Os participantes competirão em 15 diferentes games. Os melhores jogadores dessa etapa classificatória participação do torneio 'Elite Forces', com o game America's Army, publicado há alguns anos pelo próprio Exército. Os vencedores poderão jogar (e treinar) em softwares de treinamento real dos militares."

Gelo no Ártico pode desaparecer em menos de 50 anos, diz pesquisador

via Folha Online

"O catedrático de ecologia da Universidade do Alasca-Fairbanks (Estados Unidos), F. Stuart Chapin, advertiu nesta sexta-feira que em menos de 50 anos o gelo do Ártico pode desaparecer como conseqüência do aquecimento global, já que estão ocorrendo mudanças mais rapidamente do que se previa.

Chapin apresentou na Fundação BBVA de Madri os resultados de suas pesquisas sobre o aquecimento no Ártico e seus efeitos sobre o planeta, assim como a reação das espécies animais e vegetais ao aumento das temperaturas.

O pesquisador americano considerou que se vive um momento 'crítico' para o futuro da biodiversidade e do planeta. As decisões que os diferentes países adotarem hoje determinarão as mudanças que ocorrerão em 50 anos, afirmou.

Na opinião de Chapin, os relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) da ONU são 'muito conservadores'."

Chocolate dá quatro vezes mais prazer do que beijo, diz cientista


saiba+
Folha Online


"Um estudo publicado nesta segunda-feira revelou que o chocolate causa mais prazer do que um beijo. 'O chocolate supera o beijo na hora de causar uma sensação de prazer mais duradoura no corpo e no cérebro: dura quatro vezes mais', comentou Davi Lewis, um cientista do Mind Lab, um grupo de pesquisa criado pela indústria alimentícia."

Intel prepara plano para nova classe de computadores de mão


via
Reuters


"A Intel, maior fabricante de chips do mundo, planeja anunciar uma iniciativa que pode levar à criação de uma nova classe de computadores de mão, informou o jornal New York Times em seu site, nesta segunda-feira.

A iniciativa é uma entre vários avanços tecnológicos que a empresa pretende anunciar durante o Intel Developer Forum, na China, esta semana, publicou o jornal, citando fontes não identificadas.

O plano para os computadores de mão é direcionado à criação de aparelhos que sejam maiores que os atuais palmtops, mas menores que notebooks, disse o jornal.

Um representante da Intel não estava imediatamente disponível para comentar o assunto."

Brasil será modelo de inclusão digital

saiba+ INFO Online

"O modelo de inclusão digital do Brasil será copiado por muitos outros países pobres.

A avaliação é de David Cavallo, um dos principais pesquisadores do Laboratório do Futuro da Aprendizagem do Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT, Massachusetts Institute of Technology).

O MIT é um dos mais importantes centros de criação tecnológica do mundo e é onde nasceu a idéia do projeto OLPC (One Laptop Per Child), que no Brasil poderá se chamar UCA (Um Computador por Criança), que hoje tem o governo federal e diversas instituições brasileiras como parceiros.

'Houve um Congresso em Boston, e um grupo do Brasil veio visitar nosso trabalho em comunidades carentes. Todos falam que é bom, mas que não adianta como referência, porque os carentes nos EUA não são a mesma coisa que no Brasil. Em Ruanda não vao olhar para o que fazemos em Boston, vão olhar para o Brasil', diz. Ruanda, na África, é um dos países que pretende implantar o OLPC nas escolas públicas, como o Brasil."

Novo vírus ataca via Skype


saiba+


"Praga virtual, conhecida como Pykse, exibe imagem sensual e impede que o usuário seja contactado

Cuidado com links recebidos via Skype. Circula pela internet uma nova praga virtual, identificada como Pykse, que envia links para usuários do popular software de VoIP. Ao clicar no endereço exibido, o internauta é direcionado para um site que descarrega o programa nocivo. Quem clicar, verá uma foto sensual de uma modelo, além de instalar a praga virtual.

Computadores infectados começam a acessar páginas determinadas pelo criador do Pykse. Segundo a empresa de segurança Sophos, o objetivo disso é aumentar a visitação de determinadas páginas. A empresa afirma que criminosos da internet vendem esse “serviço” para sites que querem ampliar o número de visitantes.

As máquinas também passam a enviar mensagens com o link nocivo para seus contatos, a baixar outros programas e o computador altera o status do Skype para Do Not Disturb (Não perturbe), o que impede que o usuário do serviço seja contactado."

2008 Ferrari F430 Bi-Compressor Evoluzione

via Motor Authority

"Not content with its previous 636hp twin-supercharged F430, German tuner and Ferrari specialist Novitec has now upgraded the car to “Evoluzione” spec. Power is up by an additional 20hp, giving it an Enzo rivalling 656hp and decimating the standard F430 which makes do with 490hp.

For the extra power, engineers upgraded the twin Rotrex superchargers, which increased the pressure of air being fed to the engine. Finally, the engine’s electronic management system was tweaked with a Motronics ECU and a wind-tunnel tested aerodynamic package with a new rear-spoiler was added. Acceleration figures remain much the same as the previous version, with the 0-100km/h coming up in just 3.7 seconds while top speed remains at 348km/h.

Other features of the package include a separated oil-circuit, a heat insulated induction tract, water-cooled intercoolers with water pumps and additional radiators, upgraded fuel injectors and reinforced drive belts with dynamic tensioners."

Porto Alegre faz primeira experiência mundial com laptop para crianças

via JC ONLINE

"A Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu, de Porto Alegre, recebeu em março 100 laptops do Projeto OLPC (One Laptop Per Child), que no Brasil poderá se chamar UCA (Um Computador por Aluno). A idéia surgiu no Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT, Massachusetts Institute of Technology), e hoje tem o governo federal e diversas instituições brasileiras como parceiros. Trata-se de uma proposta que estuda, no futuro, oferecer laptops a todos os estudantes da rede pública de ensino básico do país.

David Cavallo, um dos principais pesquisadores do Laboratório do Futuro da Aprendizagem do MIT, onde foi idealizado o OLPC, disse que a experiência da Escola Luciana de Abreu já se mostra interessante. 'Nos últimos dias, algumas crianças, para ajudar as outras, já escreveram mais do que escreveram nos últimos anos. Os alunos já sentiram que essa proposta é diferente, porque não há controle sobre o que eles aprendem. E essa liberadade vai gerar benefícios para a própria escola'."

domingo, 15 de abril de 2007

Undergoogle: Google compra DoubleClick por 3,1 bilhões de dólares | Tudo sobre Google

via Undergoogle

"Depois de vários rumores e negociações, a Google anunciou uma de suas maiores aquisições. A da DoubleClick, uma empresa de anúncios que possui entre seus clientes agências, marqueteiros, e publicitários que tem na sua gama de clientes empresas como Microsoft, General Motors, Coca-Cola, Motorola, L'Oreal, Palm, Visa USA, Nike e Carlsberg.

Segundo Sergey Brin, fundador do Google, a aquisição abrirá caminhos para anúncios mais úteis eficientes e menos intrusivos invasivos.

Há um problema quando falamos de 'invasivos', já que segundo informações, a DoubleClick possui um sistema de anúncios um tanto quanto intrusivo. Fundada em 1995 a empresa hoje é responsável por promover publicidade on-line e monitorar sua atividade. Muitos reclamam do modo que a DoubleClick disponibiliza e monitora seus anúncios, comparando a empresa a um sistema de spywares ocultos, devido ao seu sistema de monitoramento.

Sem dúvidas esta foi uma das maiores aquisições da Google. Lembramos que o Youtube fui adquirido por 1,6 bilhões de dólares em 2006."


sexta-feira, 13 de abril de 2007

Descoberta de proteína reforça teoria de parentesco entre aves e dinossauros


via
Último Segundo


"Cientistas americanos descobriram seqüências de aminoácidos em uma proteína extraída de um dinossauro fossilizado que são semelhantes às encontradas em galinhas, revelou um artigo publicado hoje na revista 'Science'. Os aminoácidos foram extraídos de uma proteína de tiranossauro, um dos maiores dinossauros carnívoros, que viveu há mais de 68 milhões de anos. Segundo os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Harvard e do Centro Médico Beth Israel Deaconess, a descoberta reforça a teoria de que as aves e os dinossauros são parentes próximos na evolução das espécies, como já se acreditava, devido a semelhanças existentes entre suas estruturas ósseas. No entanto, as amostras analisadas ainda não são suficientes para confirmar a teoria de forma conclusiva, disse John Asara, diretor de espectrometria do Beth Israel Deaconess, que decodificou a seqüência dos fragmentos de proteína. Apesar disso, em outro artigo publicado na revista 'Science', uma equipe de cientistas da Universidade da Carolina do Norte (EUA) anunciou que fragmentos ósseos do tiranossauro reagiram com anticorpos na presença de colágeno de galinha. "

Tecnologia brasileira de software livre pode ter mesma importância do biodiesel, diz coordenador de fórum

via Agência Brasil

"O Brasil teria atualmente, na opinião de um dos organizadores do Fórum Internacional Software Livre (FISL), Mário Teza, muitos dos melhores técnicos do mundo no setor, o que poderia tornar o país uma potência tecnológica nos próximos anos. 'Na questão do software livre, o Brasil já fez um reposicionamento mundial. Hoje, a nossa indústria de tecnologia tem o mesmo potencial que o biodiesel no futuro, em seus respectivos setores', avalia.

Teza explica que os programas de código aberto se desenvolveram bastante no Brasil, mas as empresas ainda não são capazes de absorver esses mecanismos. 'Há uma fuga de cérebros', afirma, mostrando, por exemplo, o estande da Google montado no FISL. A empresa seleciona no estande profissionais brasileiros para trabalhar com essa tecnologia."

Um Passat dirigido por robôs pilotado por tecnologia a laser


via
Estadao


"A indústria automotiva conheceu nesta quarta-feira, em Londres, o primeiro veículo fabricado para ser pilotado por tecnologia a laser. Trata-se de um Passat modificado, que irá participar de uma corrida de automóveis movidos por robôs em novembro, nos Estados Unidos.

À primeira vista, parece um automóvel como outro qualquer e a tecnologia não parece ser muito complicada. São três sensores, dois na frente e um no banco traseiro, que realizam a leitura do ambiente e assistem na direção. O veículo é equipado ainda com sistema GPS, freios e câmbios, todos assistidos por computadores.

Este Passat foi preparado pela Team-Lux, que faz parte da companhia alemã Ibeo Automobile Sensor. A empresa acredita que esta tecnologia pode ser utilizada também na fabricação de automóveis."

Porto Alegre volta a se destacar mundialmente no setor de tecnologia com a realização do 8º Fórum Internacional de Software Livre (fisl8.0)

saiba+ Agência Carta Maior

"Porto Alegre volta a se destacar mundialmente no setor de tecnologia com a realização do 8º Fórum Internacional de Software Livre (fisl8.0), um dos principais fóruns de discussão técnica, política e social sobre Software Livre no Brasil e no mundo. O tema do evento deste ano é “A tecnologia que liberta” e ele acontece entre os dias 12 e 14 de abril, no centro de eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Serão cerca de 200 palestras para um público estimado em seis mil visitantes de mais de 20 países, entre acadêmicos, especialistas no assunto e público em geral.

Sady Jacques, coordenador geral da Associação Software Livre.Org, afirma que o caráter internacional do encontro tende a agregar valor ao Fórum, além de consolidar Porto Alegre como uma referência mundial no assunto. Segundo ele, o evento possui basicamente dois objetivos específicos: fortalecer a rede de informação estabelecida entre empresas e especialistas do mundo todo no assunto, e aproximar o público em geral da discussão e aplicação do tema. “Queremos popularizar o conceito de software livre bem como suas aplicações. "

AMD lança chip dual core de 3 GHz


via
INFO


"A AMD apresentou, nos Estados Unidos, novo processador da linha Opteron com dois núcleos de 3 GHz.

O processador, explica a AMD, usa as mesmas tecnologias e arquitetura de seus antecessores, porém atinge velocidade de clock superior. A idéia da AMD é usar os chips em servidores de alta performance a partir do mês de maio.

Um dos modelos de servidor desenvolvidos pela empresa permite o uso de até oito processadores com dois núcleos. A AMD anunciou ainda que apresentará, até o final deste ano, novo dual core Opteron com velocidade de 3.2 GHz.

O chip de 3.2 GHZ será o último dual corte da empresa, que pretende focar lançamentos futuros apenas em chips de 4 núcleos.

A AMD afirmou que negocia com fabricantes de PC o uso de seus processadores Opteron em computadores para usuários finais. A empresa conversa com Dell, Gateway e HP."

Google estuda remunerar usuários do Orkut


via
INFO


"Embora ainda não dê dinheiro para a empresa, o Google já estuda maneiras de remunerar os usuários do Orkut.

Foi o que disse Eric Schmidt, executivo-chefe do Google, numa breve e bem-humorada conversa com jornalistas brasileiros.

Em sua primeira vinda ao país, essencialmente para conversar com clientes, Schmidt disse que os sites que usam conteúdo gerado pelos próprios usuários como o YouTube, também do Google tendem a caminhar para esse modelo. 'Mas nada foi definido ainda', disse o executivo."

Pesquisadores europeus constroem robô de quatro braços mais rápido do mercado

via IDG Now!

"Pesquisadores do CNRS e da Fundação Espanhola Fatronik desenharam um manipulador de robôs duas vezes mais rápido que todos os robôs existentes. Para tal, eles trabalharam tanto no formato quanto no dispositivo de controle do robô. Esse resultado despertou interesse da indústria.

O robô, batizado de Adept Quattro, tem nome inspirado no da companhia que o produz e em seus quatro braços. Ainda a ser lançado no mercado, já possui centenas de pedidos, vindos de indústrias de agronegócios, de saúde e beleza.

O laboratório de processamento de dados, robótica e microeletrônica de Montpellier (LIRMM, CNRS/Universidade Montpellier 2) trabalha há muitos anos na criação de protótipos na área de robôs paralelos. Estes manipuladores de robô consistem em alguns “braços”, ou correntes cinemáticas, que conectam a base com as partes que se mexem. Eles são empregados em diversas indústrias que lidam com pequenos objetos"

Nokia vai lançar três novos celulares até julho

via Terra

"A maior fabricante de celulares do mundo, Nokia revelou na quinta-feira três aparelhos que deve começar a vender no trimestre de abril a junho. O Nokia 5700 XpressMusic é um celular de terceira geração com preço sugerido de 350 euros (US$ 467), sem incluir taxas e subsídios de operadoras. O aparelho tem teclado giratório e é equipado com câmera digital."

Adolescente cria design inovador de celular

via Terra

"Andrew Kim, um coreano de 15 anos que estuda no Canadá, divulgou o que seria seu design conceitual de um novo telefone celular em um concurso entre escolas de segundo grau. A invenção, que está atraindo a atenção de outros designers e ganhando destaque em sites de dispositivos portáteis, foi batizada de 'telefone borboleta'.

De acordo com o site Gizmodo, o 'Butterfly' é um conceito de telefone deslizante que, diferentemente de outros celulares 'slider', se abre horizontalmente, e que se assemelha ao Samsung K5."

Internet via rede elétrica é mostrada no fisl 8.0

saiba+ Terra

"No bairro da Restinga, na periferia de Porto Alegre, está sendo testado um dos únicos terminais de atendimento brasileiros que têm acesso à Internet através de um fio ligado diretamente na tomada. Um aparelho converte o sinal de internet para a rede elétrica, que depois é reconvertido por outra máquina, similar a um modem. A tecnologia está sendo apresentada no fisl 8.0.

'Uma das vantagens de transmitir dados pela rede elétrica é que 98% das residências do Brasil têm acesso', explica Luis Cunha, assessor de Relações Institucionais da Procempa, que coordena o projeto. 'Pegamos um bairro afastado, que tem 120 mil habitantes. Apesar disso, não há cabeamento para Internet rápida, porque não daria lucro. Puxamos um cabo de fibra ótica até lá e acoplamos na rede elétrica. Tem até fila para usar agora', conta."