segunda-feira, 31 de março de 2008

Site reforça segurança após hackers provocarem convulsões em usuários

via G1

A Epilepsy Foundation, entidade americana de apoio a pacientes que sofrem de epilepsia, reforçou o sistema de segurança de seu fórum na internet após ter sofrido um ataque inédito de piratas virtuais. [+]

"A ação dos criminosos virtuais provocou ataques epiléticos em um grupo de pessoas. Os invasores postaram imagens animadas que piscavam em alta intensidade - o que pode disparar crises convulsivas."


domingo, 30 de março de 2008

Demasiada gordura abdominal aumenta risco de demência

via Ciência Hoje

Um abdómen volumoso em pessoas com mais de 40 anos aumenta o risco de demência a partir dos 70, segundo um estudo hoje publicado pela revista Neurology.

Segundo cientistas da Divisão de Investigação da seguradora de saúde norte-americana Kaiser Permanente, esta é a primeira vez que se prova uma relação directa entre o aumento da cintura e o risco de demência. [+]

"Outros estudos já demonstraram que, em geral, o excesso de peso aumenta o risco de diabetes, de derrames cerebrais e de doenças cardiovasculares."


Cyberutopias e jornalismo: uma tomografia computadorizada da imprensa nos Estados Unidos.



via Estadão

por Eugênio Bucci

O relatório The State of the News Media de 2008 (www.stateofthenewsmedia.org), divulgado este mês, traz uma radiografia, quer dizer, uma tomografia computadorizada do estado da imprensa nos Estados Unidos.

Conduzido pelo Project for Excellence in Journalism, é vasto, quase exaustivo. Se publicado em livro, teria mais de 700 páginas. Ao mesmo tempo, é detalhista e analítico. O diretor do Project for Excellence in Journalism, Tom Rosenstiel, é a pessoa certa no lugar certo, como demonstra um dos livros que escreveu em parceria com Bill Kovach, The Elements of Journalism (New York: Three Rivers Press, lançado em 2001 e atualizado em 2007).

A partir de centenas de conversas com profissionais e estudiosos da imprensa, essa obra procura identificar e definir os elementos essenciais do jornalismo em tempos de transformação. O relatório The State of the News Media, publicado anualmente desde 2004, parece perseguir a mesma pergunta e o mesmo método.

Em 2008, o estudo noticiou com destaque o incremento da liderança das redações convencionais no ambiente da internet: “Em que pese a existência de novas fontes, as pessoas consomem mais as notícias que as redações da velha mídia produzem.” O cenário é interessante. Os dez sites noticiosos de maior audiência, em sua maioria extensões de marcas já consagradas na televisão ou na chamada “imprensa escrita” - como CNN, com 29,1 milhões de visitantes únicos por mês em 2007, ou The New York Times, com 14,7 milhões -, exercem praticamente uma “oligarquia”, nos termos do relatório, dentro da rede. No jornalismo online, a concentração de audiência é ainda maior do que a verificada na mídia convencional. Os dez maiores sites respondem por 29% do total, enquanto os dez maiores jornais impressos representam apenas 19% do mercado.

Essa concentração segue em crescimento, contrariando as previsões de que o aumento exponencial do número de portais, blogs e sites estilhaçaria o domínio de marcas tradicionais. Chama a atenção o avanço do New York Times, cuja audiência (em visitantes únicos por mês) deu um salto da ordem de 20% entre 2006 e 2007.

Diante desses dados, o que dizer das profecias que garantiam que a indústria e o mercado perderiam centralidade? Estavam todas furadas? Bem, ao menos em parte, estavam furadas, sim. É verdade que os cenários continuam indefinidos. A transição em que nos encontramos tende a perdurar e não se deve esperar que as coisas se imobilizem. De agora em diante, ao contrário, é bem possível que a idéia de transição vire um componente da idéia de estabilidade, ou seja, o sujeito - bem como as instituições - será cada vez mais desafiado a se localizar, a encontrar um equilíbrio mais ou menos estável, num mundo em movimento permanentemente, arranjado segundo configurações mutáveis e mutantes. Surpresas virão por aí. Ainda assim, é possível concluir com alguma segurança que os grandes títulos, a despeito dos vaticínios, não morrerão tão cedo.

Os dados recentes mostram que não há incompatibilidade entre os jornais tradicionais e as “novas mídias”. Há contradições, muitas vezes, mas não incompatibilidades. Apesar de esse debate ter enveredado por discursos utópicos e melodramáticos, em que os blogs ficam com o papel de mocinhos e tudo o que seja convencional representa o vilão, os fatos indicam uma complementaridade entre uns e outros.

Um dos mais inteligentes estudiosos das redes interconectadas, Yochai Benkler, autor de The Wealth of Networks - How Social Production Transforms Markets and Freedom (Yale University Press, 2006), descreve de modo desapaixonado o processo pelo qual as novas tecnologias habilitam indivíduos e pequenos grupos a se converterem em, como dizem, “provedores de conteúdo”, baseados em relações de trabalho voluntárias e solidárias, não mediadas pelo mercado.

Nascem daí fenômenos como a Wikipedia, um sucesso na web que contou com colaboração voluntária de, segundo Benkler, 50 mil co-autores. Ocorre que essas redes, se não se subordinam ao mercado, tampouco revogam o mercado: elas o modificam - para melhor. Elas o civilizam.
O mesmo se pode dizer com relação ao jornalismo. Por mais voluntariosas que sejam, as redes de voluntários não o revogam, mas podem ajudar a melhorá-lo. A demanda por notícias e análises confiáveis e independentes, em ambientes de debate que abriguem grandes contingentes de cidadãos, permanece acesa e viva.

A necessidade de fóruns amplos e comuns é estrutural. O espaço público não pode prescindir de referenciais de alta visibilidade e fluxos intensos, que façam as vezes de nós de entroncamento do trânsito das idéias. É aí que entram as velhas redações jornalísticas, não porque são velhas, mas porque são jornalísticas. Num mundo em que o cidadão, finalmente, aprendeu a desconfiar da arrogância do (mau) jornalismo, as redações são chamadas a vincular credibilidade e inovação.

Mais ainda, precisam demonstrar capacidade de liderar num ambiente em que a participação do público - muitas vezes como autor, mais que como consumidor das notícias - é a regra. Não por acaso, segundo apontou o The State of the News Media, um dos destaques do ano de 2007 é justamente o ambiente de alta inovação das redações americanas.

Inovar quer dizer inovar tecnologicamente e eticamente. E inovar eticamente quer dizer reencontrar, em novas bases, princípios aparentemente antigos, como independência e respeito ao cidadão - respeito que inclui diálogo horizontal.

"Para isso apenas a imprensa livre - pública ou comercial, não importa, mas livre de verdade - é capaz de dar respostas adequadas. As redações, velhas ou novas, inovam quando reinventam a função pública do jornalismo. Parece uma trama complicada, mas alguns já conseguiram."


Cidades apagam as luzes contra mudança de clima



via Nova Consciência

O ícone Ópera House e a Ponte da Baía de Sydney ficaram às escuras neste sábado, já que Sydney foi a primeira grande cidade a apagar as luzes voluntariamente durante uma hora no dia da 'Hora da Terra' (Earth Hour), uma campanha global para alertar sobre as mudanças de clima no mundo.

Durante o evento de uma hora Sydney ficou bem mais escura, embora não tenha havido um completo blecaute. Organizadores da campanha disseram que 250 das 350 construções comerciais se comprometeram a apagar completamente suas luzes e 94 das 100 companhias top da bolsa australiana também participaram.

Este é o segundo ano da campanha. O efeito da Hora da Terra no ano passado foi contagiante. Este ano 26 grandes cidades do mundo e mais de 300 outras cidades de 35 países, incluindo o Brasil, se inscreveram para o evento. Nova Zelândia e Fiji
deram o pontapé inicial este ano.

Os organizadores querem encorajar o mundo a economizar energia. Até mesmo o popular site de buscas Google está dando suporte à Hora da Terra com uma página completamente preta e as palavras: 'Nós desligamos as luzes. Agora é a sua vez'. [+]

sábado, 29 de março de 2008

Pesquisa mostra o câncer como doença gerenciável dentro de dez anos

via Folha Online

Dentro de dez a quinze anos, provavelmente ainda não haverá algo que possa ser chamado de uma cura para todos os tipos de câncer, mas esta será uma doença 'administrável'. É a opinião do oncologista Júri Gelovani, do Centro M.D. Anderson de pesquisa contra o câncer, da Universidade do Texas.

Gelovani, um dos cientistas que lideram hoje a pesquisa sobre imagens para diagnóstico da doença, deu uma palestra sobre o tema ontem em São Paulo em um simpósio promovido pelo Hospital Israelita Albert Einstein. [+]

'Provavelmente, no futuro, nós converteremos o câncer em uma doença que poderemos detectar cedo e que possamos administrar, da mesma forma que administramos hipertensão, diabetes e epilepsia', disse Gelovani à Folha. 'Deixaria de ser uma doença que chamarmos de 'grave' para se tornar gerenciável.'

Hackers provocam ataques epiléticos em usuários de fórum na web

via G1

Uma ação de um grupo de hackers em um fórum na internet provocou ataques epiléticos em um grupo de pessoas, segundo informações da Epilepsy Foundation, entidade americana dona do serviço que sofreu o ataque. Os hackers postaram imagens animadas que piscavam em alta intensidade - o que pode disparar crises convulsivas.

O incidente, possivelmente o primeiro ataque hacker a provocar danos físicos às vítimas, começou no dia 22 de março, quando os criminosos postaram centenas imagens animadas no fórum. No dia seguinte, a tática foi aprimorada: por meio de links automáticos em linguagem JavaScript, eles postaram tópicos que redirecionavam os leitores para sites com imagens mais complexas, capazes de disparar os ataques epiléticos em pacientes fotosensíveis e com sensibilidade a movimentos padronizados.

Ataques epiléticos fotosensíveis ou induzidos por padrões podem ocorrer em jogos de videogame ou mesmo quando o paciente está assistindo televisão. Há pouco mais de dez anos, um episódio do desenho animado Pokémon levou cerca de 700 crianças no Japão para o hospital por conta de convulsões. [+]

Segundo a Epilepsy Foundation, a epilepsia é uma doença que afeta cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo. Destas, cerca de 3% são fotosensíveis, ou seja, estão sujeitas a convulsões disparadas por luzes e imagens piscantes.

MacBook Air foi invadido em 2 minutos durante concurso de hackers

via PC WORLD

Devem ser os 10 mil dólares mais rápidos que Charlie Miller já ganhou na vida. O hacker foi o primeiro a invadir um dos três laptops (e ganhar o prêmio máximo de 10 mil dólares) nesta quinta-feira (27/03), o MacBook Air, no caso, durante o concurso 'PWN 2 OWN' na conferência CanSecWest.

Organizadores do evento ofereceram um Sony Vaio, um Fujitsu U810 ou o MacBook como prêmios, afirmando que eles poderiam ser ganhos por qualquer um que descobrisse uma maneira inédita de invadi-los e ler conteúdos em um arquivo no sistema. [+]

"Miller, mais conhecido como um dos pesquisadores que invadiram o sistema do iPhone em 2007, precisou de apenas 2 minutos para invadir ao redirecionar os responsáveis pelo concurso a um site que continha um malware que, acessado, dava controle do micro ao hacker. Uma platéia de 20 presentes delirou com o feito."

Beethoven's Last Night [by the Trans-Siberian Orchestra]



Trans-Siberian Orchestra (ou TSO) é uma orquestra de power metal formada por integrantes da banda Savatage.

Cidades apagam as luzes para alertar sobre mudanças do clima

WWF
No dia 29 de março, quem se importa com o planeta vai desligar as luzes por uma hora, das 20h às 21h. A iniciativa chama-se Earth Hour e é uma idéia do WWF-Austrália, que já realiza este movimento desde o ano passado.

O objetivo da ação é aumentar a consciência sobre mudanças climáticas e demonstrar como indivíduos, trabalhando juntos, podem fazer a diferença na luta contra este tema global. Oficialmente, a Rede WWF está apoiando o Earth Hour em mais de 20 cidades e cinco países da Rede.

Essas cidades já se juntaram: Atlanta, São Francisco, Fênix, Chicago (EUA), Bangcoc (Tailândia), Ottawa, Vancouver, Montreal, Toronto (Canadá), Dublin, (Reino Unido), Sydney, Perth, Melbourne, Canberra, Brisbane, Adelaide (Austrália), Copenhagen, Aarhus, Aalborg, Odense, Manila (Filipinas), Suva (Fiji), Tel Aviv (Israel) e Christchurch (Nova Zelândia).

Quem quiser assinar o compromisso de apagar as luzes em nome do combate às mudanças climáticas, pode clicar no link http://www.earthhour.org/sign-up.

Gasto da União com mobíliário supera gastos com Programa de Erradicação do Trabalho Infantil



via Nova Consciência

Ai... que tristeza que dá ter que postar certas notícias! Mas... fazer o quê? Pior é viver na ignorância, não é mesmo?

Então, vá lá! Que tal essa? O STF (Supremo Tribunal Federal) pagou a bagatela de R$ 10.650, oo reais por um sofá de 2 lugares! E não sei por que não pagou mais, já que o pregão eletrônico estimava a despesa com mobiliário em R$ 20.500,00.

Na mesma oportunidade o STF adquiriu, no pregão eletrônico, duas mesas ovais para reuniões por apenas R$ 12.100,00. Ou seja: R$ 22.750,00 para comprar 2 mesas e um sofá! Como é fácil gastar o dinheiro dos outros...

Tem cabimento? Pra ficares por dentro dessas e outras baixarias, acessa o site Contas Abertas. Tá lá, pra quem quiser ler.

"De acordo com o site Contas Abertas, no ano passado, o STF gastou 'dois milhões de reais com a aquisição de mobiliário. Já a União (Executivo, Legislativo e Judiciário) gastou R$ 328,9 milhões com o mesmo item. Esse gasto da União com a compra de mobília em geral foi superior, por exemplo, aos gastos do governo federal com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em 2007, R$ 274,3 milhões'."

Paris e Londres querem ser eixo no futuro da Europa e do Mundo

via EuroNews

Entrou definitivamente em campo o eixo franco-britânico. No final da cimeira entre Reino Unido e França, realizada esta manhã no estádio do clube de futebol Arsenal, Gordon Brown e Nicolas Sarkozy anunciaram aquilo que já era visível: Londres e Paris estão definitivamente de mãos dadas para influenciar o futuro da Europa e do Mundo.

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, sublinhou a convergência de pontos de vista:

'Nós concordamos que temos de estar juntos para combater problemas como o terrorismo, as alterações climáticas, a pobreza, as doenças... E acreditamos que trabalhando juntos, França e Grã-Bretanha podem construir um mundo melhor e assim, se quiserem, isto será uma 'entente formidable'. [+]

"Três anos depois da tensão entre os dois países, provocada pela guerra no Iraque, Paris e Londres mostraram que agora pouco ou nada os divide. Um resultado notável para uma visita de Estado de dois dias marcada pela pompa britânica, o glamour francês e uma nova amizade comum."

Ligando chips e neurônios



via
IDG Now!

O desenvolvimento de máquinas que têm comunicação direta com o cérebro humano, começou a ser algo mais próximo à realidade após anúncio feito pela Universidade de Pádua, em março de 2006.
Na ocasião, a equipe coordenada pelo pesquisador Stefano Vassanelli anunciou o desenvolvimento do primeiro nanochip a usar células cerebrais humanas.

O experimento ainda primitivo do grupo do Laboratório de NeuroChip e Eletrofisiologia da universidade italiana fez com que um chip de silício de 1 milímetro quadrado de tamanho se comunicasse diretamente com neurônios humanos.
Para o feito, o grupo ligou o conjunto de transistores e microprocessadores a neurônios humanos por meio de proteínas encontradas no cérebro que faziam a ponte entre o ser vivo e o componente eletrônico.

O mesmo sinal elétrico presente na comunicação entre os neurônios, chamada tecnicamente como sinapse humana, era recebido e interpretado pelo chip e vice-versa.
Fora do campo humano, estudos semelhantes anteriores ao da Universidade de Pádua já haviam integrado o cérebro de animais a sistemas computacionais para a interpretação de comandos básicos.

O mais avançado foi coordenado pelo pesquisador brasileiro Miguel Nicolelis, na Universidade de Duke.
A pesquisa apresentada pelo grupo de Nicolelis e alçada a humanos pela Universidade de Pádua abre precedentes para dois tipos de interação entre o cérebro humano e computadores.

O primeiro usa o homem como base - por meio da tecnologia, distúrbios mentais poderiam ser combatidos ou gerenciados em pacientes por meio da inserção de chips que controlam os impulsos elétricos no cérebro, em efeito similar ao que o marca-passo faz atualmente com o coração.
O segundo dá conta de um computador pensante - a integração de neurônios a um hardware poderia dar origem a computadores que usem células cerebrais humanas para processar tarefas.

O desenvolvimento poderá formular tanto máquinas inteligentes com consciência e auto-regenerativas, o que representaria um grande passo nas pesquisas que envolvem inteligência artificial, como usar seres vivos como meio computacional.

Exemplos práticos já saíram dos laboratórios: a Universidade de Tóquio conseguiu escrever e recuperar dados no DNA da bactéria Bacillus subtili - no caso, a transcrição da fórmula da relatividade anunciada por Albert Einstein em 1915.

A previsão para sua aplicação prática, no entanto, segue o mesmo longo prazo necessário para que os primeiros ciborgues reais invadam as ruas misturando circuitos a nervos e tendões.

sexta-feira, 28 de março de 2008

Yngwie Malmsteen [Far Beyond The Sun]



por Felipe Machado

"Para quem não conhece, Yngwie Malmsteen foi o primeiro guitarrista a tocar música clássica de verdade na guitarra elétrica. Antes vieram Ritchie Blackmore, do Deep Purple, e Steve Howe, do Yes, mas Yngwie é o maior virtuoso de todos e revolucionou ao tocar escalas menores, melodias diminutas e arpegios eruditos numa velocidade inacreditável. Nunca ninguém tinha tocado naquela velocidade na história do rock. Antes dele, talvez apenas o violinista Niccolò Paganini, no século 19. É por isso que Yngwie ganhou o apelido de 'Paganini da guitarra'."

quinta-feira, 27 de março de 2008

San Francisco: tremor devastador é iminente, diz estudo



via
JB Online

A baía de San Francisco pode ser atingida a qualquer momento por um enorme terremoto que seria ainda mais devastador que o furacão 'Katrina' e, segundo os cientistas, seus habitantes não estão nem um pouco preparados para isso.

Esta é a conclusão de um recente estudo que amplia as previsões anteriores e indica que um tremor de magnitude 7 na falha de Hayward deixaria danos no valor de US$ 165 bilhões e prejuízos econômicos de mais de US$ 1,5 trilhão.

Só na semana passada foram detectados quase 200 tremores na zona, mas todos de magnitude inferior aos 3,5 graus na escala Richter.

A falha de Hayward atravessa a margem direita da baía de San Francisco e, ao longo dela, foram registrados grandes terremotos mais ou menos a cada 140 anos. [+]

"Na área da baía de San Francisco, só entre 10% e 15% dos prédios comerciais, por exemplo, contam com seguro contra terremotos e isso porque se trata de uma zona de alta atividade sísmica."

Sonda Cassini encontra material orgânico em Encélado, lua de Saturno



via
JB Online

A sonda Cassini, um projeto conjunto da americana Nasa e da Agência Nacional Européia, encontrou material orgânico primordial 20 vezes mais denso que o esperado em Encélado, uma das luas do planeta Saturno, revelou hoje o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL).

Além de vapor d'água, dióxido de carbono e monóxido de carbono, o material foi detectado pelo espectrômetro de íon e massa neutra de Cassini durante uma aproximação com Encélado .

- Esta lua tem calor, água e material orgânico, alguns dos quais são essenciais para o surgimento de vida - indicou Dennis Matson, cientista do projeto no JPL. [+]

"Temos a receita da vida em nossas mãos, mas ainda não encontramos o ingrediente final, água em estado líquido', acrescentou Matson."


Supermercados respondem por cerca de 40% da a emissão de gases CFCs e HCFCs no país



via
Nova Consciência

Taí uma boa notícia! O Ministério do Meio Ambiente, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) vão trabalhar junto a empresas do setor supermercadista no sentido de diminuir a emissão de gases responsáveis pela destruição da camada de ozônio.

Segundo matéria publicada no Espaço Vital, "estima-se que esses equipamentos sejam responsáveis pelo lançamento de quatro mil toneladas/ano de gases CFCs (clorofluorcarbono) e HCFCs (hidroclorofluorcarbonos), equivalente a cerca de 40% de toda a emissão desses gases no país. Em termos de efeito estufa, essa quantidade equivale a 7 milhões de toneladas de CO2". [+]

"A intenção é conscientizar as empresas do setor 'para os benefícios ambientais e econômicos da substituição, ou, se não for possível, da boa manutenção dos freezers, refrigeradores, balcões frigoríficos, ar-condicionados e outros aparelhos de tecnologia obsoleta, que ainda utilizam SDOs (Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio)' nos aparelhos de refrigeração utilizados pelos supermercados brasileiros."

Primeira Apple Shop brasileira e da América do Sul será aberta nesta quinta-feira



via
TI Inside

A primeira Apple Shop brasileira, e a primeira da América do Sul, será aberta nesta quinta-feira, 27/3, dentro da Fnac Barra, no BarraShopping, no Rio de Janeiro. O acordo fechado com a rede Fnac abre caminho também para a implantação de outras Apple Shops no País.

As próximas serão nas três unidades Fnac de São Paulo, ainda neste semestre. Está prevista, também, uma Apple Shop dentro do site www.fnac.com.br.

Segundo Pierre Courty, diretor-geral da Fnac Brasil, o novo ambientes é totalmente focado no conceito Apple, de forma que o cliente se sinta rodeado por um universo completamente Mac, maximizando sua experiência de compra, onde pode ser conhecida a grande variedade de soluções Apple. [+]

"Os produtos estão expostos de forma a favorecer a melhor interação com o cliente. Nele, estarão à venda, produtos Apple, acessórios e produtos de terceiros que maximizam a experiência com computadores Apple para uso doméstico ou profissional, assim como toda a família iPod e demais itens de hardware e software."

Apple encomenda 10 milhões de iPhone com 3G

via Jornal de Negócios

Segundo a Gartner, que cita fontes na Ásia, onde os equipamentos são produzidos, a Apple terá solicitado a produção do telemóvel/PDA/leitor digital com a tecnologia de terceira geração, mais rápida na conexão à Internet.

Além da introdução da tecnologia 3G, de acordo com fontes a empresa liderada por Steve Jobs terá igualmente solicitado que o "novo" iPhone tenha uma tela mais fina, que permitirá a redução no consumo de energia. [+]

"O iPhone tem feito sucesso em todo o mundo. Em 2007 foram vendidos 3,7 milhões de equipamentos mas a Apple tem como objetivo para este ano comercializar 10 milhões de unidades, o que lhe dará uma quota de 1% num mercado em que a Nokia é líder."

Cérebro tem “sexto sentido” para calorias

via Agência FAPESP

O paladar desempenha um papel importante na busca dos animais por nutrientes, estimulando-os a procurar os alimentos mais calóricos. Mas, mesmo na ausência de qualquer estímulo gustativo, o cérebro é capaz de escolher o alimento com mais calorias, de acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos.

Segundo os autores, o trabalho pode ter importantes implicações para a compreensão de causas da obesidade. Os resultados foram publicados na edição desta quinta-feira (27/3) da revista Neuron, com Ivan de Araújo como primeiro autor. O trabalho contou com a participação de outros brasileiros, entre os quais Miguel Nicolelis, professor titular do Departamento de Neurobiologia da Universidade Duke.

“O estudo sugere que pode ser ineficaz tentar diminuir o consumo de calorias por meio da substituição do alimento por uma versão menos calórica, mas com gosto parecido. Graças aos mecanismos cerebrais que regulam o comportamento ingestivo, a pessoa pode acabar, a longo prazo, preferindo a versão mais calórica”, disse Araújo à Agência FAPESP.

A recompensa não é o sabor, e sim a caloria. Não surpreende que esses mecanismos cerebrais, de alguma forma, priorizem o aspecto nutritivo e, desse modo, não sustentem o consumo de compostos menos calóricos a longo prazo”, destacou. [Leia+]

"O sistema gustativo provavelmente não existe para dar prazer, mas para ajudar o animal a detectar rapidamente a presença de alimentos calóricos na natureza. Por isso a versão “light” dos alimentos acaba não sendo capaz de ludibriar o cérebro por muito tempo."

Março de 1898: Art Nouveau conquista Viena



via
Deutsche Welle

No final do século 19, reinava um clima de inovação nas artes e um novo estilo começou a se impor na Europa. Ele floresceu de 1890 até a Primeira Guerra Mundial e teve nomes diferentes. Na França, foi chamado Art Nouveau; na Alemanha, Jugendstil; na Áustria, Secessão; na Itália, Liberty e, na Inglaterra, Modern Style.

No dia 26 de março de 1898, a nova associação de artistas, liderada por Gustav Klimt, Kolo Moser, Joseph Hoffmann e Alfred Roller, lançou a pedra fundamental de sua própria galeria.

Nessa época, ainda dominava em Viena o historicismo neobarroco, marcado por quadros pomposos e detalhistas do pintor Hans Markart. Provocativo, o novo estilo Secessão (Art Nouveau) valorizava o decorativo e o ornamental, determinando formas tridimensionais delicadas, sinuosas, onduladas e sempre assimétricas. Foi uma reação individualista de conteúdo romântico frente às tendências ecléticas e ao classicismo acadêmico.

A Art Nouveau – também chamada "estilo 1900" – valorizava a linha curva, inspirada no mundo vegetal (Bélgica, França) ou na geometria (Escócia, Áustria). Foi também uma tentativa de integrar a arte à vida social.

O novo estilo estendeu-se a todos os campos da arte. A música extrapolou lentamente os limites da tonalidade. Dança expressiva foi o nome dado ao novo balê sem sapatilhas. Os costureiros libertaram o guarda-roupa feminino do clássico espartilho. Arquitetos dessa corrente construíram nas metrópoles européias estações de metrô tão elegantes quanto casas de ópera. [Leia+]

"Uma das características marcantes da Art Nouveau foi o fato de ter sido um "estilo de artistas", que procurou a unidade e igualdade das artes. Vinculado intrinsecamente à literatura, pintura, escultura, música, às artes decorativas e gráficas, o movimento propagou ideais estéticos inexplorados e, em sua fase final, tentou conciliar a arte com a indústria."


quarta-feira, 26 de março de 2008

55 mil escolas públicas do Brasil terão banda larga de graça, diz ministro

via WNEWS

Dentro de aproximadamente um mês, as operadoras de telefonia fixas devem começar a levar banda larga para 55 mil escolas públicas urbanas do Brasil. A afirmação é do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins.

Nas 55 mil escolas, o acesso banda larga será em três fases: com cobertura de 40% das escolas em 2008, mais 40% em 2009 e 20% em 2010. “Esse número representa acesso à Internet para 84% dos estudantes do ensino médio do País”, diz ele. [+]
“O que fizemos foi substituir um serviço que estava em declínio por outro mais moderno”. Não faz sentido levar telefonia fixa para essas cidades já que não há mais demanda por voz”

terça-feira, 25 de março de 2008

Sementes de sálvia: fonte de ômega-3


via Alimentação Saudável
por Andreia Torres

Sementes de sálvia (também conhecidas como chia seeds) são oleaginosas que podem ser incluídas em saladas, temperos, molhos, saladas de frutas, iogurtes. São mais ricas em fibras do que a aveia, mais proteína que a soja e mais ômega-3 que a linhaça, comparando a mesma quantidade destes alimentos. [Leia+]

"Um estudo publicado em novembro na revista científica Diabetes Care também mostrou que a semente é rica em cálcio e antioxidantes."

Porto Alegre receberá fórum internacional do software livre



via
O Globo Online

A cidade de Porto Alegre se transformará, em abril, na capital brasileira do software livre. Entre os dias 17 e 19 de abril a cidade gaúcha receberá a nona edição do Fórum Internacional do Software Livre (FISL), evento em que desenvolvedores, estudantes, profissionais, entusiastas e usuários discutirão novidades e soluções a base de plataformas de código aberto. Com presença confirmada de Jon 'Maddog' Hall, diretor-executivo da Linux Internacional e um dos principais nomes do movimento pelo software livre. [+]

"Durante o evento, serão realizadas palestras e workshops, e em paralelo acontecerão ainda a terceira edição do Encontro Nacional do Ubuntu Brasil, o Encontro Jabber-BR e a sexta edição do Encontro Comunitário do BrOffice.org, informou a agência Fapesp."

Apple já oferece download do navegador Safari 3.1



via
O Globo Online

A Apple apresentou, nesta terça-feira, a nova versão do Safari, navegador para Mac e Windows. Segundo a empresa, a nova versão do browser é capaz de carregar páginas de web até 1,9 vezes mais rápido que o Internet Explorer 7 e até 1,7 vezes mais rápido que o Firefox 2.

A nova versão do browser, a 3.1, está disponível para download gratuito imediato no site www.apple.com/safari para Mac OS X e Windows. [+]

"O programa roda também o JavaScript com velocidade até seis vezes maior que os outros browsers, e suporta também as últimas inovações necessárias para a Web 2.0."

Semana da Inclusão Digital discute o que fazer com o lixo tecnológico



[via]
Folha Online

Em sua edição 2008, a Semana da Inclusão Digital vai discutir justamente o que fazer com um dos efeitos da popularização dos computadores. O evento, que começou oficialmente na segunda-feira (24) em 20 Estados brasileiros e vai até sábado (29), busca uma solução para o lixo tecnológico. [Leia+]

"Neste ano, o objetivo é mostrar à população os riscos gerados pelo descarte inadequado de equipamentos tecnológico e dicas de consumo sustentável."

[Saiba+] Lixo tecnológico ganha destaque na semana da inclusão digital


Brasília é a capital do desperdício d'água

via Nova Consciência

Segundo números fornecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o ser humano precisaria de apenas 40 litros por dia. Já pra ONU (Organização das Nações Unidas), esse consumo deveria ser de até 180 litros por dia.

No Brasil, o consumo médio é de 200 litros por pessoa/dia. A capital federal é a campeã do desperdício d'água. Se em uma cidade grande o consumo diário por pessoa chega a 320 litros por dia, em Brasília esse número chega a 1000 litros por pessoa/dia (tinha que ser!). [+]

"Você sabia que 'em uma residência com quatro moradores fixos, gastos de água com o uso do chuveiro representam 46% do consumo da casa, o vaso sanitário, pode chegar a 12% do consumo e a cozinha, 14%'?"

Produtora decide colocar na internet, de forma legal e gratuita, todos os episódios da série South Park



via
iG

O South Park Studios, responsável pela produção da politicamente incorreta série de animação South Park, aderiu à distribuição digital de conteúdo e colocou em seu site na internet todos os 192 episódios de todas as 12 temporadas do programa. Os vídeos são exibidos na íntegra via streaming, sem cortes ou censura (como acontece na TV, onde os palavrões são removidos).

Novos episódios são inclusos no catálogo assim que são exibidos nos EUA e imagens, clipes e trechos de diálogos ou canções memoráveis de vários episódios estão disponíveis para download. [+]

"Os custos de operação do serviço são cobertos com os anúncios, bem como parcerias com a operadora de telefonia Virgin Mobile para venda de ringtones e wallpapers para telefones celulares nos EUA."

segunda-feira, 24 de março de 2008

Câmera de Vídeo da Panasonic SDR-SW20EB-R


via Digital Drops

A Panasonic SDR-SW20EB-R é uma câmera de vídeo que pode ser usada embaixo d´água até uma profundidade de 1.5 metros, e além disto também resiste a impactos e quedas de até 1.2 metros de altura.

Além disto, esta câmera tem um zoom de 10x, estabilizador de imagens, tela de 2.7 polegadas, microfone embutido e grava diretamente em DVDs com o toque de um botão. [+]

"Ela grava as filmagens em cartões de memória SD e SDHC, e pode gravar até 13 horas de vídeo em um cartão SDHC de 16 GB."

Sun Microsystems promete multiplicar por mil velocidade dos computadores

via G1

O grupo tecnológico Sun Microsystems está trabalhando em uma tecnologia que substituirá as conexões entre chips, permitindo fabricar computadores, em teoria, milhares de vezes mais rápidos.

Na prática, a Sun está tentando substituir os pequenos cabos que conectam os chips nos computadores por conexões a laser que poderiam transportar dezenas de milhares de bits por segundo. [+]

"Caso obtenha sucesso, o resultado serão computadores milhares de vezes mais rápidos do que conhecemos hoje e que, além disso, serão mais eficientes porque gerarão menos corrente elétrica e calor."

Ratos melhoram de Parkinson com clonagem celular

via JB Online

Cientistas americanos conseguiram obter uma melhora neurológica em ratos de laboratório com Mal de Parkinson, após receber um transplante de células obtidas por clonagem terapêutica, segundo a revista britânica Nature.

Na clonagem terapêutica, também conhecida como transferência nuclear de células somáticas, o núcleo de uma célula somática de um doador é inserido em um óvulo que teve o núcleo extraído.

A célula resultante se transforma em um embrião, a partir do qual é possível obter, com fins terapêuticos, células-tronco diferenciadas e, portanto, especializadas, para realizar funções precisas no organismo.

Como a informação genética das células resultantes é a do próprio doador, não há rejeição, e as mesmas não são atacadas pelo sistema imunológico depois do transplante. [+]

"Segundo a equipe de pesquisadores, o método pode ser uma via eficaz para reduzir a rejeição aos transplantes e aumentar a recuperação em outras doenças."

Arqueólogos descobrem estátua de rainha do Egito



via
Terra

Arqueólogos egípcios e europeus anunciaram no sábado a descoberta de uma gigantesca estátua de uma antiga rainha faraônica no sítio de Colossi de Memnon, no sul do Egito. A estátua, que representa a rainha Tiy, mulher do faraó Amenhotep III, pertencente a 18ª dinastia, tem 3,62 m, segundo a agência AFP. [+]

"Também foram encontradas duas esfinges representando Tiy e Amenhotep III, além de dez estátuas de granito preto de Sekhmet, a deusa com cabeça de leão, que protegia os faraós."

Astronauta japonês realiza experiência com bumerange no interior da Estação Espacial Internacional

via JB Online

Um bumerangue lançado no interior da Estação Espacial Internacional (ISS) pelo astronauta japonês Takao Doi voltou a suas mãos apesar da falta da gravidade terrestre, informou hoje a agência espacial russa Roscosmos.

Doi, membro da tripulação do ônibus espacial americano Endeavour, realizou o singular experimento em seu tempo livre, atendendo a um pedido expresso do campeão mundial em lançamento de bumerangue, o japonês Yasuhiro Togai, explicou a agência.

- Takao Doi ficou muito assombrado ao comprovar que, em condições de falta de gravidade, o bumerangue atua da mesma forma que na Terra, e retorna à pessoa que o lançou - assinala. [+]

"A Roscosmos acrescenta que o curioso experimento foi gravado em vídeo, e que as imagens serão divulgadas em breve. A Agência afirmou que a missão do Endeavour na ISS 'está concluída', e que a nave se separará da plataforma orbital às 21h (de Brasília) de hoje, e aterrissará nos Estados Unidos dois dias depois."

Centro de computação da Unicamp recebe máquina de R$800 mil

via Reuters

O Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho em São Paulo (Cenapad), localizado no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ganhou um novo sistema computacional com capacidade de processamento quase três vezes maior do que o anterior e que consumiu investimentos de 800 mil reais.

A máquina foi adquirida da Silicon Graphics com recursos do Sistema Nacional de Alto Desempenho (Sinapad), ligado à Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O equipamento foi comprado junto com o software Gaussian, um dos mais conhecidos e utilizados pela comunidade mundial de químicos, o que deverá aumentar consideravelmente o tempo de uso do equipamento pelos pesquisadores da área.

"A nova máquina é a mais potente em operação no país por usar arquitetura de memória distribuída, conhecida como numaflex. Com essa tecnologia é possível rodar programas pesados, que precisam, por exemplo, de 32 gigabytes de memória, sem a necessidade de fazer paralelismo, que é quando os processadores funcionam ao mesmo tempo", disse Edison Zacarias da Silva, coordenador executivo do Cenapad, à agência. [+]

"O supercomputador possui 172 processadores Intel Itanium 2 e 496 gigabytes de memória RAM, totalizando uma capacidade de processamento de cerca de 1,1 mil gigaflops. O equipamento anterior, inaugurado em 2005 no Cenapad, tinha capacidade de processamento de 420 gigaflops, informou a Agência Fapesp."

Dinheiro e sexo na imigração dos Estados Unidos

via Nova Consciência

Um agente do departamento de imigração dos Estados Unidos foi preso sob a acusação de cobrar favores sexuais em troca de visto de permanência no país ('green card').

Segundo o jornal The New York Times, Issac Baichu, de 46 anos, telefonou insistentemente para a moça. Em um encontro ocorrido num estacionamento no dia 21 de dezembro de 2007 ele fez seu preço.

"Quero sexo. Uma ou duas vezes. Só isso. E daí você ganha seu green card. E não vai ter que me ver de novo". Segundo o jornal, depois disso Baichu forçou a colobiana a fazer sexo oral.

O fato vem relatado, hoje (24) em detalhes, pelo jornalista brasileiro Eliakim Araújo, radicado em Miami. [+]

"O caso foi divulgado depois que uma imigrante colombiana gravou conversas em que Issac cobrava favores sexuais em troca da permanência dela no país. Agora, Baichu pode pegar até sete anos de prisão."

Presidente francês defende armas nucleares como garantia de futuro para Europa



via
Deutsche Welle

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, considera as armas nucleares um 'seguro de vida' para a Europa. Segundo relatos da imprensa européia, Paris e Londres planejam desenvolver em conjunto uma nova tecnologia nuclear.

Alegando a ameaça militar representada pelo Irã, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, considera fundamental para a defesa da Europa fortalecer o papel da França como potência nuclear. O poder de intimidar outros países através de armas atômicas seria o "seguro de vida da nação". [+]

"O Irã estaria ampliando o alcance de seus mísseis estratégicos, além de seu programa atômico ainda despertar grande suspeita. "A segurança da Europa está em jogo", alertou Sarkozy."

domingo, 23 de março de 2008

Carbono negro é a segunda maior causa do aquecimento global

via Último Segundo

A concentração de carbono negro na atmosfera, resultante da queima de combustíveis e biomassa, é a segunda maior causa do aquecimento climático depois das emissões de dióxido de carbono, segundo um artigo publicado hoje pela revista britânica 'Nature'.

Um estudo realizado por especialistas das universidades da Califórnia e de Iowa indica que o carbono negro é uma substância que absorve a radiação solar e não permite que a radiação refletida pela superfície terrestre saia da atmosfera, por isso eleva a temperatura do planeta.

O carbono negro pode viajar longas distâncias pela atmosfera terrestre, em um percurso no qual se mistura com outros aerossóis, como nitratos, sulfatos e cinzas. [+]

"Além disso, a deposição de carbono negro pode também escurecer a neve e o gelo, aumentando sua absorção do calor local e contribuindo com o derretimento das geleiras e os pólos, em particular do Círculo Polar Ártico e da Cordilheira do Himalaia."

sábado, 22 de março de 2008

Brasil: apenas 25% do esgoto coletado é tratado



via
JB Online

Os números do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, do Ministério das Cidades, mostram que o Brasil ainda tem muito a avançar em saneamento básico, na data em que a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora o Dia Mundial da Água. O índice médio de coleta de esgotos no País é de 69,7%, sendo que o tratamento atinge apenas 25%.

A ONU elegeu 2008 como o Ano do Saneamento e deve recomendar aos países a formulação de políticas públicas para universalizar o acesso a esse serviço.

Os números de coleta e tratamento de esgotos no Brasil refletem diferenças regionais históricas do País: no Sudeste, o índice de coleta é de 91,4%, já na região Norte, não chega a 9% das habitações. [+]

"No mundo todo, 2,6 bilhões de pessoas não têm acesso a saneamento e estão expostas diariamente a doenças, como diarréia e cólera - aponta o representante da ONU para Alimentação e Agricultura (FAO), José Turbino."

Estudo mostra que poluição tomou 70% das águas de rios do Brasil

via JB Online

A poluição tornou 70% das águas de rios, lagos e lagoas do Brasil. É o que aponta relatório editado pela organização não-governamental Defensoria da Água, ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em relação à primeira edição do documento, divulgado em 2004, a contaminação das águas superficiais cresceu 280%. Nesse ritmo, se nada for feito, nos próximos quatro anos 90% das águas estarão impróprias para o contato humano, sendo que atualmente mais de 70% já é imprópria para o consumo, diz o texto.

As principais causas da contaminação são atribuídas principalmente ao agronegócio e à atividade industrial. Há uma falta generalizada de controle e de fiscalização da geração, da destinação e do tratamento de resíduos, sejam eles urbanos, de saúde ou residenciais avalia o secretário-geral da Defensoria da Água, Leonardo Morelli. [+]

"A pesquisa, que traz dados do período 2004-2008, envolveu 423 pesquisadores, 830 monitores de campo e cerca de 1.500 voluntários, que identificaram 20.760 áreas de contaminação em todo o país."

"A internet vai ficar mais pessoal", diz fundador do MySpace

via Folha Online

Criador do portal MySpace, em 2004, ao lado do amigo Tom Anderson, Chris DeWolfe, 42, segura uma latinha de energético light enquanto fala à Folha na segunda mesa de sua sala, na sede do MySpace, em Beverly Hills, Califórnia.

A empresa foi vendida em 2005 para o grupo News Corporation, de Rupert Murdoch, por US$ 580 milhões. Desde então, DeWolfe e Anderson atuam como presidentes-executivos do MySpace, que tem 110 milhões de usuários ativos no mundo.

De cabelo grisalho, anéis nas mãos e roupa social sem gravata, ele fala sobre o futuro das redes sociais e sobre os planos da empresa para o Brasil que incluem, segundo a Folha apurou, negociações de conteúdo com Globo, Record e SBT. [Leia+]

"O Brasil é estrategicamente importante para nós. É muito grande, e a economia, na última vez em que eu chequei, estava crescendo muito rapidamente. A base de usuários de internet e de acesso à banda larga está crescendo rapidamente, é um país-chave."

Água potável do futuro vai ser tratada com luz e nanotecnologia, diz estudo

via G1

Pesquisadores das principais universidades americanas avaliam que áreas relativamente novas da ciência, como a nanotecnologia, têm potencial para eliminar o risco de doenças transmitidas pela água e fazer com que o mar se torne um imenso reservatório para consumo humano.

Eles recomendam o uso de produtos químicos especiais ativados pela ação da luz visível ou dos raios ultravioleta, que ajudariam a destruir os patógenos (causadores de doenças) que se escondem dentro d'água. A mera ação da luz já é capaz de detonar muitos desses vilões, e a combinação com substâncias especiais ajudaria a potencializar esse efeito. [+]

"Outra grande promessa são os nanotubos de carbono estruturas tubulares com tamanho da ordem de apenas um bilionésimo de metro. O interessante é que elas conseguem deixar passar a água e reter o sal com altíssimo grau de afinidade química, o que possibilitaria, no futuro, filtros para a água do mar com grande eficiência."

Felicidade no casamento "influi na pressão arterial"

via Folha Online

Adultos satisfeitos com o casamento têm pressão arterial mais baixa do que solteiros, sugere um estudo realizado por pesquisadores americanos e publicado na edição desta semana da revista científica 'Annals of Behavioral Medicine'.

Realizada na Universidade Brigham Young, em Utah, nos Estados Unidos, a pesquisa fez uma avaliação da pressão arterial de 204 adultos casados e 99 solteiros durante um período de 24 horas.

Os participantes usaram um monitor que media a pressão arterial cerca de 72 vezes ao longo do dia mesmo durante o sono.

Os resultados indicam que adultos felizes com o casamento têm a pressão arterial até quatro pontos mais baixa do que os solteiros. De acordo com o estudo, mesmo entre os solteiros que possuem uma vida social ativa e se encontram com amigos com freqüência, a pressão arterial continua mais elevada do que entre os participantes casados. [+]

"Os resultados ressaltam a complexidade da influência das relações sociais na saúde das pessoas"

Água desperdiçada no Brasil abasteceria 38 milhões de pessoas

via JB Online

Diariamente nas capitais brasileiras o desperdício de água potável equivale a 2,5 mil piscinas olímpicas (em média 2,5 milhões de l de água).

A perda de cerca de 6 bilhões de l - o suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas - acontece entre a retirada dos mananciais e a chegada às torneiras, segundo números do Instituto Sócio-Ambiental (ISA), que traça um panorama do alcance de sistemas de saneamento básico e do volume de desperdício de águas no País.

De acordo uma das coordenadoras do ISA Marussia Whately, as perdas são causadas por vazamento nas redes de abastecimento, sub-medição nos hidrômetros e fraudes. [+]

"Além da perda na distribuição, o relatório também apresenta um mapa do consumo doméstico de água e mostra que a média nacional, de 150 l por pessoa, está 40 l acima do recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU)."

A cada 20 segundos morre uma criança vítima de más condições de saneamento que afetam cerca de 2,6 bilhões de pessoas no mundo

via Folha Online

A cada 20 segundos morre uma criança vítima de más condições de saneamento que afetam cerca de 2,6 bilhões de pessoas no mundo, segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas) divulgados por ocasião do Dia Mundial da Água, comemorado neste sábado (22).

A data foi foi instituída em 1992, durante a conferência da ONU sobre meio ambiente e desenvolvimento (Eco 92), que aconteceu no Rio de Janeiro. [+]

"Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), a escassez de água já afeta 1,2 bilhão de pessoas em todo o mundo, enquanto outros 500 milhões já começam a sofrer pela falta do recurso."

'Explosão de raios gama é o acontecimento mais espetacular e luminoso do universo desde Big Bang'



via
Estadao

O satélite Swift da Nasa detectou uma explosão cósmica tão luminosa que seria possível observar da Terra a olho nu, apesar de ter ocorrido há 7,5 bilhões de anos, informou a agência espacial americana. A explosão de raios gama foi detectada na quarta-feira, 19, embora tenha ocorrido quando o universo tinha menos da metade de sua idade atual e a Terra ainda não tinha sido formada.

O Telescópio de Alerta de Explosões do Swift detectou a explosão às 15h12, no horário de Brasília, em 19 de março, e orientou suas coordenadas rumo à constelação Bootes. Rapidamente, os telescópios no espaço e na Terra giraram em direção a essas coordenadas para observar o brilho da explosão, denominada GRB 080319B.

"Esta explosão foi tremenda. Foi muito mais forte que as explosões gama que tínhamos presenciado até agora", disse Neil Gehrels, investigador do Goddard Space Flight Center da Nasa em Greenbelt, Maryland. [+]

"Esses fenômenos são produzidos quando uma estrela super gigante esgota seu combustível nuclear e seu núcleo entra em colapso para formar um buraco negro ou estrelas de nêutrons."

sexta-feira, 21 de março de 2008

Ácido fólico 'pode manter espermatozóides saudáveis', diz estudo

via G1

Uma dieta rica em ácido fólico (um derivado da vitamina B) pode proteger homens contra a produção de espermatozóides com anormalidades em seus cromossomos, sugeriu estudo da Universidade da Califórnia, em Berkeley.

O nutriente, que também protege contra defeitos congênitos, é encontrado em fígado, alguns legumes, verduras de folhas e frutas cítricas. Ele é necessário durante a síntese de DNA, RNA e proteínas, e para a produção de novas células. [+]

"Estima-se que de 1% a 4% dos espermatozóides de um homem saudável têm cromossomos demais ou menos do que o normal - um distúrbio conhecido como aneuploidia, e que causa erros durante a divisão celular."

Primeiro celular com software do Google se chamará 'Dream'

via G1

O primeiro celular com o Android, o software desenvolvido em parceria pelo Google e outras companhias para facilitar o acesso de celulares à internet, se chamará 'Dream' e será fabricado pela HTC, afirmaram nesta quinta (20) diversos meios de comunicação dos EUA.

Segundo essas versões, que citam fontes ligadas à produção do telefone, 'Dream' terá uma tela sensível ao toque similar à do iPhone da Apple, mas também contará com um teclado completo. [+]

"Basicamente, esse software permitirá aos usuários acessar a rede e aos serviços do Google - site de buscas, Google Maps, Gmail, entre outros - a partir de qualquer telefone celular com conexão a internet e sem necessidade de estar em frente ao computador."

Lua de Saturno abriga enorme oceano de água e amoníaco, diz estudo


Foto: Steven Hobbs/Reuters


via
G1

Titã, uma das luas de Saturno, possui possivelmente um enorme oceano de água e amoníaco, revelaram cientistas do Laboratório de Físicas Aplicadas da Universidade Johns Hopkins em um estudo divulgado pela revista 'Science' nesta quinta-feira (20). [Leia+]

"Titã é a segunda maior lua do planeta e também a segunda maior do sistema solar. Com um diâmetro de 5 mil quilômetros é um pouco menor que a Ganimedes, a lua de Júpiter é maior que Mercúrio e Plutão."

Como a neuroestimulação está mudando a vida de pacientes com transtornos neurológicos

via Época
Suzane Frutuoso

Cerca de 20% dos pacientes com problemas neurológicos como a epilepsia e distúrbios psiquiátricos como a depressão são resistentes aos medicamentos.

Por mais combinações que os médicos tentem, nada funciona. Até recentemente, não havia o que oferecer a essas pessoas. Nos últimos meses, surgiu uma esperança: a neuroestimulação cerebral.

Os primeiros estudos sobre o método começaram nos anos 90. Novas pesquisas revelam que ele é eficaz e dão sinais de que será cada vez mais usado. Alguns hospitais e clínicas começam a oferecê-lo no Brasil.

A neuroestimulação pode ser feita de duas formas. Com um aparelho que libera ondas magnéticas (estimulação magnética transcraniana) e é colocado próximo da cabeça. Ou com eletrodos implantados no cérebro (estimulação elétrica). “A neuroestimulação é o futuro do tratamento na neuropsiquiatria. E ele já está começando.” [Leia+]

“Hoje, sabemos que é possível restabelecer funções cerebrais e encontrar saídas para pacientes que não tinham mais nenhuma qualidade de vida.”

quarta-feira, 19 de março de 2008

Para 'jornalista virtual', Second Life não morreu



via
G1

Pergunte por Wagner James Au aos usuários do universo virtual Second Life. A resposta mais provável à sua pergunta será um estrondoso “quem?”. No entanto, basta citar o apelido de Wagner – Hamlet Au – e com certeza a maioria das pessoas saberá de quem você está falando. Afinal, Hamlet Au – um avatar (representação virtual de um usuário) sempre vestido de branco é uma verdadeira lenda do mundo cibernético.

Hamlet Au é um jornalista virtual que circula entre os personagens do Second Life escrevendo sobre suas histórias, guerras e relacionamentos. Inicialmente contratado pela Linden Labs, a desenvolvedora do programa, Wagner decidiu seguir carreira solo e contar o noticiário do Second Life em um blog chamado Notícias de um Mundo Novo.

Após vários anos viajando por todos os cantos do universo virtual, Wagner James Au – na vida real, um repórter americano com mais de dez anos de experiência na área de tecnologia - resolveu transformar em livro suas aventuras virtuais em um livro. O resultado é “Os Bastidores do Second Life: Notícias de um Novo Mundo”, lançado este mês simultaneamente no Brasil e nos EUA.

Na obra, Wagner mostra como muitas das funcionalidades do Second Life acabaram surgindo por puro acaso. A capacidade de voar, por exemplo, só apareceu porque os programadores da empresa acharam muito difícil fazer com que os avatares dos usuários galgassem colinas e encostas.

Na seqüência veio a explosão de popularidade, o surgimento de uma economia virtual que movimenta cerca de US$ 1 milhão por dia e o declínio, com a queda no número de usuários. No entanto, para Au, não é possível falar em crise e sim em adaptação. Confira as opiniões do jornalista mais famoso do Second Life em entrevista ao G1. [+]

"Eles são a verdadeira internet 2.0. O Second Life mostrou que é possível criar novas formas de interação e relacionamento entre usuários, empresas, artistas, acadêmicos e toda uma ampla gama de profissões. Os universos virtuais chegaram para mudar a cara da internet."