Saiba+
"As novas tecnologias e sua relação com o corpo são a preocupação central do livro 'Adeus ao corpo', de David Le Breton. O autor identifica inúmeras práticas contemporâneas, legitimadas sobretudo pelos saberes científicos que, na atualidade, modificariam o trinômio corpo-sujeito-sociedade.
É certo que o ser humano sempre modificou seu corpo de alguma forma nas mais diferentes sociedades, e que essas modificações são como signos da eterna tensão entre cultura e natureza. Corpo é portanto um duplo, natural e cultural a um só tempo, uma representação da cultura sobre a natureza. A preocupação com questões relacionadas ao corpo é recorrente na tradição das Ciências Sociais, sobretudo na Antropologia.
O que há de novo então? A novidade estaria na amplitude que teriam tomado certas práticas e em sua presença constante na vida cotidiana das modernas sociedades ocidentais, instaurando novas relações entre os homens.
Le Breton, ao longo do livro, desenha um quadro desse 'admirável mundo novo' e, se em certas passagens temos a impressão de entrar em um verdadeiro livro de ficção científica, somos chamados de volta à realidade através de depoimentos e exemplos atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário