sábado, 6 de janeiro de 2007

Smartphones esbanjam conectividade

Saiba+

"Se do lado dos handhelds é cada vez mais comum a presença de recursos de telefonia, o avanço dos celulares é igualmente notável.

Os antigos tijolões, que já haviam diminuído de tamanho e incorporado recursos multimídia, agora lêem e — em alguns casos — editam documentos do Word e do Excel. O principal sistema operacional por trás desses recursos é o Symbian, desenvolvido por um consórcio que inclui Nokia, Samsung e Ericsson. Segundo dados do instituto de pesquisa Canalys, esse sistema roda em 67% dos smartphones do mercado. A seguir vêm o Windows Mobile, com 15%, e o RIM, do Blackberry, com 6%. Entre os fabricantes de hardware, a Nokia é líder disparada, com 47,7% do mercado. Mas a Motorola, que tinha apenas 4,6% de presença em 2005, pulou para 8,4%.

Nos últimos meses, as operadoras de telefonia do Brasil vêm lançando modelos sofisticados a preços baixos, mas vinculados a planos de serviço mais caros. Por isso, ao escolher um smartphone, é importante levar em consideração a mensalidade do plano e pesar seu custo/benefício em relação ao uso efetivo do aparelho.

Nenhum comentário: