sábado, 5 de maio de 2007

Achado fóssil de dinossauro de 150 milhões de anos


via
Terra


Os restos fósseis de um dinossauro carnívoro que poderia ter vivido há 150 milhões de anos foram desenterrados no sul da Argentina, e estão ineditamente articulados, informou nesta sexta-feira um técnico em paleontologia encarregado da operação.

'Trata-se de uma descoberta sem precedentes. É a primeira vez no mundo em que se encontra um dinossauro carnívoro do período Jurássico médio totalmente articulado', disse Pablo Puerta, técnico em paleontologia do Museu Egidio Feruglio (MEF), da cidade de Trelew, a 1.436 km de Buenos Aires). Trata-se do fóssil de um bípede de 7 m de comprimento conhecido como condorraptor.

Os restos do dinossauro estão incrustados numa rocha de cinco toneladas que foi extraída por uma gigantesca grua há uma semana, na aldeia de Cerro Cóndor, localizada 450 km ao oeste de Trelew. O lugar, no meio da Patagônia argentina, abriga um parque jurássico. O fóssil, preso à rocha pelo lado direito do corpo, está completo da bacia ao pescoço, mas é possível ver parte de seu crânio e de sua mandíbula.

Nenhum comentário: