domingo, 6 de maio de 2007

Google Earth monitora rotas da gripe aviária

saiba+ G1

O combate à gripe aviária, vírus que tem aves e mamíferos como hospedeiros e tem assustado o mundo com epidemias nos últimos anos, pode contar agora com uma ajuda tecnológica. Um supermapa interativo com tecnologia do Google Earth, que retrata as mutações e a disseminação da gripe aviária no mundo, deve ajudar pesquisadores na definição de políticas e a entender melhor o vírus para antecipar outras epidemias.

A equipe utilizou dados da evolução e disseminação da gripe aviária já conhecidos. Com eles, criou um mapa viral de acordo com tempo e o espaço ocupados, segundo o professor Robert Guralnick, da Universidade do Colorado em Boulder, co-autor do estudo, que foi feito em parceria com a Universidade Estadual de Ohio, ambas nos EUA.

As informações genéticas e geográficas foram projetadas em um globo interativo, permitindo aos usuários voar virtualmente pelo planeta e analisar os movimentos e modificações nos genomas conhecidos da gripe aviária, seqüenciados desde que o vírus foi detectado pela primeira vez na China, em 1996.

Nenhum comentário: