via G1
Um robô que pode correr em uma parede de maneira estável e sem risco de cair, capaz de andar no teto com uma velocidade de até seis centímetros por segundo foi criado por pesquisadores nos Estados Unidos, inspirado no lagarto gecko, que tem alta capacidade de se fixar em superfícies. De acordo com a publicação “Technology Review”, o robô utiliza um adesivo de elastômero (polímero semelhante à borracha), e o grupo de pesquisa está testando uma nova fibra ultra-aderente para ser colocada em sua base, tornando-o cinco vezes mais fixo às superfícies.
Segundo Metin Sitti, professor assistente na Universidade Carnegie Mellon, nos EUA, este não é o primeiro equipamento que usa adesivos de fibras para se aderir, porém seu poder de fixação é muito maior. A novidade pode, entre outras aplicações, ser utilizada para inspecionar a estrutura externa de naves espaciais em caso de danos, com sua aderência garantindo que ele continuará fixo à nave.
Além de seus pés aderentes, o robô utiliza duas pernas triangulares em forma de rodas, cada uma com três apoios, como pés, e uma cauda que permite sua maior agilidade em comparação com outros robôs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário