quarta-feira, 27 de junho de 2007

E com vocês, o sobrinho by DesignStore

via DesignStore

Sobrinhos existem em qualquer lugar até mesmo nos Países desenvolvidos. Existem até versões sofisticadas destes como os sítios de vendas de sítios pré-fabricados atestam.

O que necessitamos entender é que o empresário que está pagando R$100,00 por uma página feita por um sobrinho, já decidiu o quanto quer investir na internet. Já decidiu como limitar o seu risco e, em certo sentido, pode se sentir satisfeito por ter dado o seu passo para dentro da revolução digital. Dentro da perspectiva do médio e pequeno empresários, o valor estimado e percebido do investimento não varia de acordo com as habilidades do desenvolvedor ou das ferramentas on-line que podem ser adicionadas ao seu site. O valor percebido aumenta com o retorno financeiro trazido pelo investimento inicial.

Dentro de um setor da indústria que, até antes do estouro da bolha, dependia (e em muitos casos ainda depende) quase que exclusivamente de promessas de retorno de investimento fácil, exposição de identidade visual e divulgação de uma marca quase que tão efetivamente quanto só Deus saberá em outro meio de comunicação, é mais do que justo que alguém nos pague R$100,00 por uma página web e nos diga que mais dinehiro será investido quando esta mesma página trouxer de volta R$101,00. Daí surgem os sobrinhos, como o fruto de nosso próprio despreparo em entender o empresariado e como a resposta cínica às nossas promessas vazias de fortuna e fama.

No final das contas, somos nós mesmos que ainda não adotamos um discurso que nos diferencie dos sobrinhos e deixe claro na mente do empresariado e do governo que estamos falando sério e que temos o conhecimento de causa na hora de investir na internet.

A não ser que você seja Nizan Guanaes, o conselho é esquecer dos sobrinhos, Web 2.0, Ajax, Google, não se intitular de cisne, não se colocar como a voz das bichas e dos chapados ou chamar os homens do dinheiro de patos engravatados.

Antes de jogar no peito do pequeno empresário a promessa de colocar seu negócio na internet, pense que, na verdade, o que você estará dizendo é: meu caro cliente, você vai fazer menos dinheiro com um negócio na internet, pois terá de contratar alguém para cuidar do sítio, seus clientes mais assíduos farão compras através da sua página e você terá gastos de dinheiro e tempo para conectar-se diariamente, fazer a entrega dos produtos e com a manutenção de veículos utilizados, isto, é claro, se você já fez o gasto adicional na compra ou aluguel de um veículo para fazer as entregas.

Antes de dizer qualquer coisa, por favor planeje a estratégia de seu projeto e quantifique gastos, resultados e retorno. Escute seus clientes e resista prometer algo que a web, enquanto um meio no Brasil, não tem condição de oferecer ainda. Simplesmente, não tente competir com os sobrinhos.


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