quarta-feira, 27 de junho de 2007
Mashups: entenda a combinação de conteúdo digital em ascensão na web
Saiba+ IDG Now!
Tanto entre leigos como programadores, mashups se popularizam pela facilidade de misturar conteúdos online para consumo próprio de dados.
masup_88x66Na internet, tudo se cria e tudo se transforma. A adaptação da lei pelo químico Antoine Lavoisier para explicar a conservação de massa pode muito bem ser aplicada para a possibilidade de interação entre conteúdo profissional e amador na internet.
Se blogs, podcasts e álbuns de fotos digitais ajudam o usuário a se expressar livremente, é outro pilar da chamada Web 2.0 que dá a qualquer um a possibilidade de interagir não apenas com dados alheios, mas com serviços e sites desenvolvidos por outros usuários.
Nomeados a partir do fenômeno musical que mistura voz e batida de canções diferentes, os mashups são aplicações online resultantes da soma de dois ou mais conteúdos ou serviços que, juntos, oferecem uma nova função para o usuário.
Tecnicamente, o propulsor para a febre dos mashups é um velho conhecido de qualquer usuário: as APIs.
Amplamente usado em sistemas operacionais, o pequeno pacote, que representa a sigla em inglês para interface de programação para aplicativos, empacota códigos específicos de tal serviço que facilitam a criação de um projeto híbrido por programadores. [Full]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário