via IDG Now!
Pesquisa avaliou comportamento de usuários, que varia de acordo com a confiabilidade transmitida pelos sites aos usuários.
Os internautas revelam mais informações pessoais online se acreditam que podem confiar na empresa que retém estes dados, revela pesquisa do projeto “Privacy and Self-Disclosure Online”.
Dos internautas, 56% afirmam se preocupar com sua privacidade na rede. A questão principal do estudo foi a confiabilidade (ou não) que os sites transmitem aos usuários.
Mesmo que as pessoas tenham demonstrado um alto nível de cuidado com sua privacidade, elas aceitam perdê-la caso confiem na página acessada.
A pesquisa também descobriu que os internautas que não se preocupam com a questão irão mudar de idéia caso a forma com que as informações foram pedidas os faça sentir que sua privacidade está ameaçada.
Os pesquisadores mostraram que as opções de resposta às perguntas feitas pelo formulário do site também influenciam o usuário a opção “Prefiro não dizer” é a primeira entre as preferências.
Além disso, o estudo revelou que, se as pessoas podem responder vagamente, eles o fazem no caso de salário, por exemplo, é comum ver escalas “de 10 mil a 50 mil dólares”.
Recentemente, um estudo mostrou que a maioria dos norte-americanos não está ciente sobre a existência de rastreamento online, feito para colher hábitos e direcionar anúncios apropriados segundo perfil do usuário.
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