A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) vetou na quarta-feira os ambiciosos planos de cortes de emissões de carros e caminhões do Estado da Califórnia.
O diretor da EPA, Stephen L. Johnson, justificou a decisão, que contraria as recomendações unânimes do próprio corpo técnico da agência, dizendo acreditar que o governo federal já apresenta uma solução nacional.
'O governo Bush está concluindo uma clara solução nacional para reduzir o impacto sobre o clima dos veículos, não um confuso amontoado de regras estaduais', disse Johnson.
Ainda nesta quarta-feira, o presidente George W. Bush assinou uma nova legislação sobre energia para os Estados Unidos, que prevê mudanças rumo a uma maior eficiência energética.
Agora, a Califórnia deve entrar na Justiça contra a decisão federal e iniciar uma batalha judicial que a própria EPA já espera perder.
Ao todo, 18 Estados americanos, que respondem por 45% da frota de veículos do país, já adotaram ou se propuseram a adotar as regras californianas para emissões, que prevêem cortes de 30% nas emissões de gases do efeito estufa entre 2009 e 2016.
A decisão da EPA foi muito criticada nos Estados Unidos. Essa foi a primeira vez em quase 40 anos que a agência ambiental americana recusou um pedido das autoridades californianas.
Desde 2003, o Estado americano vem aprovando leis cada vez mais rigorosas contra a poluição, baseadas na Lei federal do Ar Puro.
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