quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Pesquisa descobre ancestral terrestre da baleia

O Globo Online

A baleia seria descendente de um animal pequeno, terrestre, que viveu há 48 milhões de anos, segundo pesquisadores americanos.

Os pesquisadores encontraram fósseis na região da Caxemira, na Índia, que sugerem que o mamífero do tamanho de uma raposa é o ancestral de baleias e golfinhos.

O estudo, publicado na revista Nature, sugere que o animal, chamado Indonyus, viveu principalmente sobre a superfície terrestre, mas que podia mergulhar para escapar de predadores.

As baleias são descendentes de animais terrestres, mas o "elo perdido", o animal que teria dado origem a elas, era um mistério até esta descoberta.

"Encontramos o parente mais próximo já extinto das baleias e ele é mais próximo (à baleia) do que qualquer parente vivo", disse o chefe da pesquisa, professor Hans Thewissen, do Departamento de Anatomia do Colégio de Medicina da Universidade Northeastern de Ohio, Estados Unidos.

Apesar de o Indonyus não se parecer em nada com uma baleia, o animal tinha algumas características anatômicas iguais às do maior mamífero do mundo.

As estruturas de seu crânio e orelha são semelhantes às das primeiras espécies de baleias e, como outros animais que passavam muito tempo na água, o Indonyus tinha ossos densos, responsáveis pelo lastro necessário para manter os pés equilibrados em águas rasas. [+]

Nenhum comentário: