quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Estudo americano sugere origem da sensação de frio

Terra

Os nervos que sentem um vento gelado ou apenas uma brisa refrescante recebem as ordens de uma única proteína, sugere um estudo realizado por pesquisadores americanos. Segundo informações da agência Reuters, a pesquisa pode lançar uma nova luz sobre como os seres humanos sentem as sensações de frio.

Estudos anteriores haviam mostrado que as células receptoras capazes de sentir o frio eram especializadas. Ou seja, algumas seriam as responsáveis pelas sensações mais desagradáveis, enquanto outras, pelas mais prazerosas. No entanto, um estudo da Universidade do Sul da Califórnia descobriu outro caminho.

Segundo David McKemy, um dos pesquisadores envolvidos, embora os neurônios mais sensíveis ao frio façam o uso de uma proteína conhecida como TRPM8, eles podem detectar um leque muito grande de sensações. 'Nós sabemos que quando estimulamos nossos dentes com frio, temos distintas sensações', disse.

Outros estudos atribuem essas sensações a dois diferentes neurônios sensoriais. Um seria responsável por sentir o frio 'bom', enquanto outro que identificaria o frio 'dolorido'. 'O que o nosso estudo sugere é que esses neurônios tenham diversas funções', explicou McKemy.

Usando ratos, ele identificou apenas a produção da proteína TRPM8, responsável pelas sensações mais prazerosas, mas que também pode provocar outras sensações. "Os seres humanos compartilham do mesmo mecanismo", destacou. O pesquisador afirmou que a produção da TRPM8 representa 75% das células que sentem o frio.

Nenhum comentário: