quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Código 'abduz' internautas e cria efeito 'Lost' no Orkut



G1

Ao visualizar scrap infectado, usuário vira automaticamente membro de comunidade.
Grupo reúne mais de 600 mil pessoas; muitas não sabem como foram parar lá.

A exploração de uma brecha no site de relacionamentos Orkut, o mais popular entre os brasileiros, faz com que os internautas se associem involuntariamente a uma comunidade -- na manhã desta quinta-feira (20), às 11h30, o grupo tinha 628 mil usuários. Para ser “sugado” a essa comunidade, o usuário precisa apenas visitar a página de recados de alguém que já tenha sido infectado pelo código.

A brecha já foi corrigida, segundo sites internacionais e o próprio criador da comunidade. Assim, a visualização de scraps contaminados passa a ser inofensiva.

“Tá parecendo [o seriado] ‘Lost’. Ninguém sabe direito como a gente veio para aqui. Um bando de gente que eu não conheço, falando que foi um scrap [recado] que nem recebi”, escreveu um usuário na comunidade “Infectados pelo Vírus do Orkut”. O site “The Register” afirma que o Google já consertou a falha, e na manhã desta quinta, o número de membros da comunidade apresentava oscilações – aumentava e diminuía em questão de segundos.

O criador da “brincadeira” esclarece que nenhum vírus é instalado no computador do usuário para que isso aconteça. “Tudo isso é feito por JavaScript, uma linguagem que é interpretada apenas pelo seu navegador, independente do seu sistema operacional. Então, para reforçar, nada é instalado no seu computador”, escreveu em seu blog um internauta identificado como Rodrigo Lacerda. Ele é o dono da comunidade e também assumiu a autoria da praga.

Os scraps que levavam o usuário a comunidade vinha com os seguintes textos: “Feliz natal para vc!”, “Tenha uma otima semana =)”, “2008 vem ai... que ele comece mto bem para vc” e “Boas festas de final de ano. [+]

Nenhum comentário: