quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Oportunidades desperdiçadas na área de tecnologia da informação

Agência FAPESP

De acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a estimativa de crescimento da área de tecnologia da informação (TI) no país é de 10% ao ano na próxima década, contra 3% no resto do mundo.

Apesar de todo o potencial de expansão, cada vez menos jovens se interessam pelo setor, que já carece de profissionais qualificados.

A constatação foi feita por José Carlos Maldonado, presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), na terça-feira (18/12), durante o seminário Pensa TICs 2007 – Rumo à estratégia nacional em TICs, promovido em São Paulo pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

De acordo com Maldonado, que é professor do Departamento de Ciências da Computação e Estatística da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, a formação de recursos humanos está entre as principais preocupações da SBC. O MCT estima que o setor, a médio prazo, terá um déficit de 3 milhões de profissionais.

“Defendemos que a computação seja vista como uma ciência básica e que o contato com ela comece na infância, como ocorre com a física ou com a biologia”, disse Maldonado à Agência FAPESP. [+]

Nenhum comentário: