Tida como fonte pouco confiável de pesquisa, já que seu conteúdo pode ser alterado por qualquer pessoa, a enciclopédia virtual Wikipedia superou em qualidade a edição on-line de uma tradicional enciclopédia alemã, segundo um teste feito no país.
A pedido da revista 'Stern', especialistas do Serviço de Informação Científica de Colonia, na Alemanha, compararam os conteúdos em alemão da Wikipedia e da enciclopédia Brockhaus.
Os especialistas analisaram 50 artigos de cada uma das enciclopédia nas áreas de política, economia, ciência, cultura, entretenimento, geografia, história e religião.
Os verbetes foram avaliados tendo como critérios sua correção, exatidão, atualidade e quão inteligíveis eram os textos. Os artigos receberam notas em uma escala em que 1 era a melhor classificação e 6 a pior.
A versão alemã da Wikipedia alcançou uma nota média 1,7, enquanto a edição digital da Brockhaus que tem seus artigos atualizados permanentemente, por especialistas em cada assunto obteve média 2,7.
Em 43 dos 50 artigos a Wikipedia teve notas melhores que a enciclopédia "concorrente", enquanto a Brockhaus foi melhor em apenas seis verbetes. Houve empate em um deles.
Segundo a análise dos especialistas, a Wikipedia somou especialmente na questão da atualidade. Um artigo sobre o tenor Luciano Pavarotti, por exemplo, foi atualizado na Wikipedia no mesmo dia de sua morte.
A edição da Brockhaus, entretanto, não havia registrado a morte do cantor até 2 de dezembro.
Os artigos da Wikipedia também foram considerados, na maioria dos casos analisados, mais corretos que os da enciclopédia tradicional.
Apenas em relação ao grau de compreensão dos textos é que a enciclopédia tradicional foi considerada superior. Muitos artigos da Wikipedia foram classificados como muito complicados para leitores leigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário