via Agência FAPESP
Um grupo internacional de pesquisadores acaba de confirmar, por meio de observações de um pulsar binário, o que Albert Einstein previu em 1916 em sua Teoria da Relatividade Geral.
Segundo os cientistas, as duas estrelas de nêutrons altamente magnetizadas, uma em órbita da outra, oferecem evidência de que a teoria vale também para campos gravitacionais extremamente fortes, como no caso dos dois objetos massivos. O trabalho foi publicado na edição de 3 de julho da revista Science. [Leia+]
“Um pulsar binário fornece as condições ideais para testar os conceitos da Teoria da Relatividade Geral porque, quanto maiores e mais próximos as massas estiverem uma da outra, mais importantes serão os efeitos da relatividade”
2 comentários:
Caro Mielle. Na verdade a teoria de Einstein é mais fácil de se perceber em campos gravitacionais fortes. A teoria já tinha sido comprovada experimentalmente inclusive em uma observação num eclipse no Brasil (no Ceará) e quanto mais forte o campo seria mais perceptível as previsões da relatividade geral. Essa descoberta apenas reforça a teoria de Einstein que ainda hoje é questionada por alguns.
É muito legal ver suas observações tanto aqui como no dihitt. Divulgar a ciência sempre é muito bom.
Prezado Mielle,
é com muita satisfação que observo seu Blog, portanto não deixei de notar o Título deste post, "Einstein estava certo - De novo"
Estava, é uma palavra muito complicada para dizer sobre uns de nossos maiores mentores;Gênios e apesar de tudo um idealizador.
'ELE SEMPRE ESTEVE'
Apesar de tudo, parabéns pelo post, pois nem todo mundo sabe sobre o que nosso gênio foi capaz...
Abraços!
Postar um comentário