quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Seul é escolhida como capital mundial do design de 2010

via designGrafico

A cidade de Seul, na Coréia do Sul, foi escolhida
capital mundial do design de 2010, tendo vencido o concurso internacional promovido pela IDA (International Design Alliance).

O anúncio foi feito pelo Icsid (International Council of Societies of Industrial Design) no último sábado, 20 de outubro, durante a sessão de encerramento do congresso da organização em São Francisco, EUA.

O impacto do design no desenvolvimento social, cultural e econômico de Seul, principalmente na última década, assim como a importância de algumas marcas coreanas de alta tecnologia (como Daewoo, Hyundai, LG, Samsung, entre outras) no mercado mundial, foram decisivos no reconhecimento do status alcançado pela capital sul-coreana nesse campo de atividades.

A notícia vem se somar ao anúncio do lançamento do “Dia Mundial do Desenho Industrial“, que será realizado no dia 29 de junho de 2008, com o intuito de reconhecer e comemorar mundialmente a profissão e suas contribuições para a qualidade de vida do público em geral.

Entenda como os "nerds"conquistaram o mundo e a indústria do entretenimento

via SUPER



por Bruno Garattoni

Você sabe o que é um nerd: aquele cara meio estranho, sem vida social, que adora ciência e tecnologia e tem hobbies obscuros (tipo colecionar gibis japoneses).

Se alguém o chamar de nerd ou de geek, um subtipo nerd, mais descolado e viciado em brinquedos tecnológicos , provavelmente não está fazendo um elogio. Ou está? Por incrível que pareça, o nerdismo está na moda.

Olhe na TV e no cinema e você perceberá isso. Até o fim dos anos 90, as séries mais populares eram as comédias urbanas, como Friends e Seinfeld. Em 2007, muitos dos sucessos da programação têm uma queda nerd: seja solucionando crimes com alta tecnologia (os detetives de CSI), reinventando a medicina (o cabeçudo doutor de House), discutindo conceitos da física (as teorias por trás de Lost) ou criando computadores (em Heroes).

Essa overdose científica não acontece à toa. É o resultado de uma tendência: a temática dá boa audiências e as emissoras resolvem investir mais dinheiro nela.

Tanto que uma das maiores a postas para a temporada é a série
The Big Bang Theory (“A Teoria do Big-Bang”), onde os protagonistas, físicos do Instituto de Tecnologia da Califórnia, tentam conquistar garotas declamando conceitos da Teoria da Relatividade. No horário nobre. [Leia+]

Audi leva carro híbrido compacto ao Salão de Tóquio

via Invertia



A Audi apresentou no Salão de Tóquio, no Japão, que acontece até o dia 11 de novembro, o Metroproject quattro, um carro-conceito híbrido que segue a linha de veículos pequenos e 'verdes' da exposição.

Com um motor 1.4 TFSI de 150 cavalos, o veículo é todo comandado a partir do volante, com câmbio S tronic, que permite troca de marchas com a mesma tecnologia da Fórmula 1.

A novidade do Metroproject quattro é um motor elétrico posicionado no eixo traseiro. O novo propulsor também potencializa o veículo a não emitir poluentes quando pilotado em áreas residenciais, por exemplo. Com a capacidade de suas baterias de lítio e íon, o motor elétrico chega a 100 km/h em condições puras de ar.

O novo modelo chega a 100 km/h em 7,8 segundos, alcançando velocidade máxima de 201 km/h. Em testes, o carro utilizou apenas 4,9 litros de combustível em um percurso de 100 km, com taxas de emissão de 112g/km.

O Audi Metroproject quattro é equipado com o mesmo seletor de direção do novo A4, também da montadora alemã. Ele permite que o condutor pré-selecione uma ou duas configurações de dirigibilidade. A configuração padrão é o modo "eficiência", que é ativado automaticamente assim que é dada a partida no motor. Nesta opção, o motor e a transmissão respondem ao uso suave do acelerador. [Leia+]

Células-tronco neurais poderão ajudar a restaurar a memória de pessoas que sofreram danos cerebrais

via Agência FAPESP




Células-tronco neurais poderão ajudar a restaurar a memória de pessoas que sofreram danos cerebrais, indica pesquisa realizada na Universidade da Califórnia em Irvine (UCI), nos Estados Unidos.

No estudo, camundongos com danos cerebrais tiveram a memória restabelecida em níveis semelhantes aos encontrados em animais saudáveis, depois de receber tratamento com células-tronco por três meses.

Os resultados do trabalho foram publicados na edição desta quarta-feira (31/10) da revista Journal of Neuroscience. Segundo os autores, as células-tronco secretaram proteínas conhecidas como neurotrofinas, que protegeram da morte as células vulneráveis, resgatando a memória.

O sucesso do experimento sugere que uma droga que aumente a produção dessas proteínas poderia ser desenvolvida para restaurar a capacidade de lembrar em pacientes com perda neuronal. [Leia+]

União Européia fixa plano para período pós-Kyoto

via Folha Online - Ambiente

da Efe, em Luxemburgo

Os ministros de Meio Ambiente da UE (União Européia) fixaram nesta terça-feira (30) a posição dos 27 países-membros para a Conferência sobre a Mudança Climática da ONU, que será realizada em dezembro em Bali, na Indonésia.

No evento serão fixadas as bases para um acordo posterior ao Protocolo de Kyoto, que termina em 2012. Os ministros ressaltaram que o objetivo das medidas estipuladas é fazer com que a temperatura média global não aumente mais que dois graus centígrados em relação ao nível pré-industrial.

Com isso, a UE reitera os compromissos assumidos em março, quando os países concordaram em reduzir de forma unilateral suas emissões de CO2 (dióxido de carbono) em cerca de 20% até 2020 em relação ao nível de 1990.

Os representantes do órgão lembraram o interesse dos países-membros em fazer com que 20% da energia consumida em 2020 proceda de fontes renováveis e que os biocombustíveis representem 10% dos utilizados nesse ano.

O comissário europeu para meio-ambiente, Stavros Dimas, comemorou as conclusões adotadas e advertiu que as negociações em Bali não serão fáceis, devido sobretudo à recusa dos Estados Unidos em assumir compromissos contra o aquecimento global.

No entanto, o comissário afirmou confiar que "impere a razão" e que se consiga apoio contra a mudança climática de países que até agora não compartilham dos objetivos do Protocolo de Kyoto.

A ministra espanhola de Meio Ambiente, Cristina Narbona, disse em entrevista coletiva que o texto aprovado hoje mostra o interesse de fortalecer o financiamento internacional para que os países em desenvolvimento possam contar com novas tecnologias mais ecológicas e para financiar a proteção de florestas em outros países, reconhecendo seu papel de consumidoras de CO2.

Nissan apresentou o esboço do Forum Concept

via Autohoje



Um estudo que antevê a próxima geração de transporte familiar.

O Forum foi criado pela Nissan Design America e distingue-se por algumas inovações, tais como portas deslizantes . O novo protótipo será revelado no Salão Automóvel de Detroit, em Janeiro de 2008.

TV 2.0: usuários e produções independentes ganham destaque na era da televisão via IP

via O Globo Online

Na era do YouTube, das redes sociais e dos espaços em que os usuários de internet ganham mais visibilidade, seja como comentaristas e observadores, seja como produtores de conteúdo próprio, quem pensa em televisão e em produção audiovisual para o futuro deve considerar que a era do telespectador passivo está perto do fim.

Diante desta perspectiva, especialistas debateram, durante o congresso 'TV 2.0', em São Paulo, os horizontes que se abrem quando as tecnologias oferecem aos usuários 'novas telas de TV'.

Após fechar acordos com diversas gigantes de mídia, o portal de TV pela internet Joost saiu em outubro da fase de testes para permitir o download gratuito para o público em geral e já tem grande representatividade de brasileiros.

Sabrina Nudeliman, co-fundadora da distribuidora Elo Audiovisual, conta que o portal já exibe mais de 40 horas de produções independentes brasileiras nos canais 'Brazilian Music Channel' e 'Elo Cinema Latino' e que este conteúdo já está entre os mais acessados ao lado de grandes nomes, como a agência Reuters.

- São curtas, produções musicais e filmes como 'Meu Tio matou um cara', de pelo menos 10 produtoras, mas temos um acervo de mais de 400 produções independentes. A entrada destes portais faz com que os produtores independentes tenham grandes chances de escoar este conteúdo audiovisual, e o mais interessante é que isso na internet acontece por nichos de mercado.

Os vídeos de música, por exemplo, são sucesso garantido em tevês pela web (IPTV) - destacou a executiva. [Leia+]

Game dos "Simpsons" satiriza indústria de jogos

via Mundo Virtual



Na mais recente aventura de 'Os Simpsons', Bart persegue um macaco gigante em uma fábrica de videogames, Lisa destrói um campo de uma madeireira e Marge invade a prefeitura à frente de uma multidão furiosa. Mas não adianta procurar esses episódios na TV.

Trata-se de fases em "The Simpsons Game", que chegou às lojas da América do Norte na terça-feira com elogios dos críticos. O título recria a aparência, o jeito e o humor da série de TV.

"Era um dos grandes desafios na criação do jogo, fazer com que cada uma das fases se assemelhasse a um episódio. Queríamos fazer com que o jogo se parecesse com uma temporada completa que pudesse ser jogável", disse Hans Tencate, principal produtor do título na Electronic Arts.

Diversos redatores do programa ajudaram a dar ao game o humor irreverente pelo qual "Os Simpsons" é conhecido, produzindo cerca de oito mil linhas de diálogo, suficiente para uma temporada completa da série.

"Poucos jogos assumem a tal ponto a alma do tema licenciado. 'The Simpsons Game' captura com perfeição o humor característico da série, as piadas para os iniciados e a sátira social, além de exibir um estilo visual impressionante, inspirado pela série, bem como as vozes dos atores originais. Isso representa serviço completo para os fãs, o que significa que os admiradores -e defensores- da série ficarão satisfeitos", afirma a resenha do jogo no site 1up.com.

O novo título vem se somar a um catálogo já extenso de mais de 20 jogos de "Os Simpsons", que variam de uma máquina de fliperama, em 1991, a "The Simpsons: Hit and Run", em 2003.

Mas o novo jogo é o que parece mais apegado ao estilo da série. Os engenheiros de software descobriram maneiras de fazer com que Homer, Bart e os demais personagens do jogo tridimensional ficassem bem parecidos ao desenho, com um estilo que lembra os quadrinhos.

"Na verdade, é muito mais difícil conseguir esse resultado do que as pessoas imaginam, porque os 'Simpsons' são desenhados a mão. Desenvolvemos tecnologia especial que permite criar uma aparência um pouco mais parecida com a do programa de TV", disse Tencate.

Menor que brincava com fósforos iniciou incêndio na Califórnia

via Último Segundo

Um menor que estava brincando com fósforos iniciou o incêndio que arrasou mais de 15 mil hectares e destruiu 21 casas no norte do condado de Los Angeles (Estados Unidos), segundo as autoridades locais, informou a imprensa americana nesta quarta-feira.

O rapaz, cuja identidade e idade não foram reveladas, confessou a culpa no escritório do xerife do condado. Mas garantiu que foi um acidente, informa hoje o site do jornal "Los Angeles Times".

"Identificamos o menor como a pessoa que iniciou o incêndio. Ele foi interrogado pelos investigadores e reconheceu que estava brincando com fósforos e acidentalmente provocou o fogo", disse Steve Whitmore, porta-voz do escritório do xerife.

Após prestar a declaração, o menor foi posto em liberdade sob a custódia de seus pais. O caso passou para o escritório do promotor do distrito de Los Angeles, que vai estudar se apresenta acusações ou não.

O incêndio provocado pelo rapaz foi um dos muitos que nos últimos dias arrasaram o sul da Califórnia, causando pelo menos sete mortos e destruindo mais de 2 mil imóveis e devastando 200 mil hectares. O fogo começou na comunidade de Água Dulce, dia 21 de outubro, e se propagou rapidamente, devido aos fortes ventos.

Google revela sistema de software aberto para redes sociais

via Reuters

Por Michele Gershberg NOVA YORK (Reuters)

O Google oferecerá aos produtores de software um sistema aberto para a criação de aplicativos que podem ser usados em sites.

A decisão torna a empresa concorrente dos recursos que estão por trás da popularidade explosiva da rede social Facebook.

O sistema OpenSocial, do Google, oferecerá aos criadores de software ferramentas padronizadas para construção de aplicativos e incorporação deles a muitos sites, eliminando a necessidade de que empresas iniciantes de pequeno porte, ou empresas individuais, adaptem seus programas para cada site.

A estratégia tem o potencial de atrair criadores de ferramentas que se aliaram ao Facebook uma vez que oferece espaço para que seus aplicativos sejam utilizados em outros sites.

"O objetivo da idéia é tornar a Web mais social, e ajudar as pessoas a levar os amigos com elas a qualquer site da Web", disse Joe Kraus, diretor de administração de produtos do Google, em entrevista.

O Google anunciou que inicialmente havia assinado com cerca de uma dúzia de parceiros, entre os quais a rede social LinkedIn, para profissionais de negócios, seu site de redes sociais Orkut e o Friendster. [Leia+]

Ações da Google batem dois recordes em 24 dias

via Gazeta Mercantil

As ações do grupo Google superaram nesta quarta-feira a barreira dos US$ 700 pela primeira vez desde sua entrada na bolsa, em agosto de 2004, quando o papel estava cotado em US$ 85.[...] A ação do Google é agora a quarta mais cara da bolsa de Nova York, atrás da ação do fundo Berkshire Hathaway, do grupo de transporte Seaboard e do jornal Washington Post.

As ações do grupo Google superaram nesta quarta-feira a barreira dos US$ 700 pela primeira vez desde sua entrada na bolsa, em agosto de 2004, quando o papel estava cotado em US$ 85.

A nova marca representa o segundo recorde para a empresa em menos de um mês. No dia 8 de outubro, as ações da Google superaram a marca de US$ 600 pela primeira vez na história.

A ação do Google é agora a quarta mais cara da bolsa de Nova York, atrás da ação do fundo Berkshire Hathaway, do grupo de transporte Seaboard e do jornal Washington Post. (Redação com agências internacionais - InvestNews)

Brasileiro prefere o humor "burro"?

via Mundo Virtual



por Gustavo Miller

Se o stand-up é o gênero de comédia que atualmente está fazendo mais sucesso na internet e no teatro, por que na grade da televisão brasileira ele ainda é muito raro?

E por que parece que humor que faz sucesso na TV se resume apenas a personagens exagerados, imitações e sátiras de algo ou alguém? Claudio Torres Gonzaga é uma das melhores pessoas para responder a essas perguntas. Além de ser um dos criadores do grupo carioca de stand-up Comédia em Pé, ele é redator do programa Zorra Total, da Rede Globo.

"O público do Zorra nunca alcançou o público adolescente, que é o da internet. O espectador entre 15 e 18 anos é o mais difícil de se atrair na televisão", diz. "O jovem gosta de algo contestatório e isso traz uma rejeição muito grande em outros públicos. A TV é feita para as massas, ela tem de buscar agradar dos 4 aos 90 anos", diz.

Segundo Gonzaga, a identificação do público juvenil com a "comédia em pé" vem muito da característica de ser um humor de deboche, que tira sarro de situações comuns do cotidiano. "O jovem gosta dessa coisa de ofensa, do humor ligeiramente agressivo, que derruba ícones", destaca.

Gonzaga acredita que o formato leve de atuação do stand-up tem mais a cara da internet, enquanto algo mais caricatural e exagerado combina com a TV. Para o comediante Danilo Gentili, o problema é cultural. "Não digo que o povo é burro, porque a TV investe milhões em pesquisa para dar a ele o que ele quer", diz. "Mas o público da internet é o público novo e o meu tipo de comédia vai evoluir com esse espectador. Hoje ele gosta de internet, mas amanhã vai exigir na televisão o mesmo tipo de humor que vê na rede", afirma.

Bruno Motta, que já freqüentou os principais programas televisivos e até foi elogiado por Chico Anysio, diz que o principal problema é realmente saber inserir o stand-up dentro do mundo do povão."Certo é ter um programa só disso. Já fui no Tom Cavalcante e um monte de gente da platéia não entendeu as minhas piadas", comenta. Uma coisa é certa: todo mundo tem vontade de ir para a televisão, por mais que ela já esteja se tornando uma mídia não-essencial para divulgar o trabalho.

Não é à toa que quase todos os comediantes que fazem stand-up - e são atores - têm como carta na manga alguns personagens criados por eles próprios. Fábio Porchat, do Comédia em Pé, faz sucesso no Zorra Total com o personagem "O Chato", que foi criado a partir de uma piada sua no stand-up. Dani Calabresa, do grupo Comédia ao Vivo, faz parte do elenco do programa Sem Controle, que passa no SBT.

Também se engana quem acha que na internet há apenas o surgimento de novos comediantes que apostam no stand-up. O humor caricato, da satirização, também tem os seus representantes.Maurício Chadad, de 22 anos, atualmente é um ator desempregado e viu na web a melhor maneira de não ficar parado. Todas as quartas-feiras ele coloca em seu site videolog.uol.com.br/poraiafora um novo programa humorístico - quase sempre uma paródia de algum show famoso.

Jô Soares, por exemplo, virou o Tonelada e a apresentadora Vivi Romanelli, Vivi Compranelli. "Gosto muito de caracterização e é o gênero que mais gosto de assistir", explica. Segundo ele, em apenas um ano foram criados mais de 50 personagens.

Chadad diz que seu humor tem a cara da televisão, mas também da internet. "Tem espaço para tudo na web, tem internauta para todos os gostos", afirma.

Exploração de madeira deve ser revista

Via Nova Consciência

O tempo mínimo de crescimento usado como base para a exploração sustentável de algumas espécies de árvores da Amazônia precisa ser revisto, segundo pesquisadores.

Hoje, existe uma única regra para qualquer tipo de árvore. Todos os planos de manejo são construídos em ciclos de 30 anos e permitem o corte de árvores a partir de 45 centímetros de diâmetro. Estudos indicam, porém, que as regras deveriam ser individualizadas para cada espécie. Algumas podem ser cortadas em menos de 10 anos, mas outras precisam de quase 200 para atingir a maturidade.

“A legislação é errada, pois trata a floresta como uma coisa homogênea”, diz a pesquisadora Maria Tereza Fernandez Piedade, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), co-autora do estudo. A pesquisa foi apresentada ontem no simpósio de cinco anos da Rede Temática de Pesquisa em Modelagem Ambiental da Amazônia (Geoma), em Petrópolis (RJ).

Os pesquisadores estudaram especificamente as espécies de árvores de várzea - áreas alagadas que ocupam 200 mil quilômetros quadrados da Amazônia. É apenas 4% da área da floresta, mas de lá sai de 60% a 90% da madeira em tora que chega aos mercados da Amazônia Ocidental. [Mais.]

Microorganismos que se instalam no teclado podem provocar doenças que você nem imagina.

via SAÚDE



por Thaís Szegö

Já pensou nisso? E olhe que não estamos nos referindo àqueles vírus virtuais que danificam a memória, destroem arquivos e alteram o funcionamento da máquina. O papo aqui é sobre microorganismos que se instalam principalmente no teclado e acabam provocando doenças que você nem imagina.

Muita gente tem mania de fazer lanchinhos em frente ao computador, digitando um trabalho, navegando na internet ou batendo papo pelo Messenger. É o seu caso? Pois saiba que as migalhas do seu sanduíche vão favorecer a proliferação dos micróbios que se abrigam no teclado.

E então você e todos os usuários da máquina estarão sujeitos a contrair alguma doença transmitida por vírus ou bactérias.

Esses seres indesejáveis foram detectados em mais de 90% dos 50 computadores examinados em um hospital carioca. E quem deu o flagra foi uma dupla de especialistas da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, o microbiologista João Carlos Tórtora e a bióloga Vanessa Batista Binatti.

“Resolvemos investigar esse ambiente porque hoje em dia até na UTI tem computador”, conta Vanessa. “E, se não houver cuidados básicos de limpeza, essas máquinas se transformam em agentes de contaminação.

Para surpresa dos pesquisadores, a maioria dos computadores estava completamente fora dos padrões de higiene estabelecidos, diga-se, por microbiologistas. “Chegamos a encontrar até 19 vezes mais fungos e 11 vezes mais bactérias por centímetro quadrado do que a quantidade que seria aceitável em qualquer outro ambiente que não o hospitalar”, relata João Carlos Tórtora, espantado com tal nível de contaminação em uma instituição de saúde.

Entre os micróbios presentes nos teclados estavam duas bactérias a Staphylococcus, que costuma estar envolvida em reações inflamatórias, e a Enterococcus, que provoca infecções e em geral faz do intestino humano seu hábitat. É terrível, mas isso leva a crer que tem muito profissional da saúde que nem sequer se dá ao trabalho de lavar as mãos direito depois de ir ao banheiro!

Segundo Vanessa, embora a pesquisa tenha envolvido apenas computadores de um hospital, os resultados obtidos podem e devem ser extrapolados para casas e empresas.

“A única diferença é a resistência dos microorganismos, que, nesses casos, tende a ser menor do que a encontrada num centro de saúde”, afirma. “Mesmo assim, mãos sem higiene acabam provocando várias doenças, como infecção intestinal, conjuntivite, terçol, sinusite e otite”, enumera a bióloga.

“Sem contar que um simples corte na pele muitas vezes serve de porta de entrada para os micróbios.” E aí adivinhe um furúnculo ou uma espinha dão as caras.

Além das bactérias e dos fungos, alguns vírus se alojam no teclado. E aí quem botar os dedos nele tem grandes chances de se infectar. “Se uma pessoa gripada espirrar ou tossir na frente do computador, o próximo a usá-lo até 48 horas depois pode fi car doente”, afi rma o biomédico Roberto Figueiredo, que se tornou famos como o Dr. Bactéria.

Pois é, esses bichinhos resistem bravamente e mais tempo do que se imagina. “Sem alimento, eles vivem em média dois dias”, afirma João Carlos Tórtora. “No entanto, se encontrarem comida, são capazes de se multiplicar infi nitamente.”

Então, nada de matar a fome enquanto escreve um texto, manda e-mails ou navega na internet, o.k.? “Lavar as mãos antes e depois de usar o computador também ajuda a evitar contaminações”, recomenda o infectologista Edson Abdala, do Hospital das Clínicas de São Paulo. [Leia+]

Uma história de 13,7 bilhões de anos, resumida em 10 passos

via SUPERINTERESSANTE



Logo após o big-bang, você e todo o resto do Universo eram energia pura. Começava aqui a sua jornada.

Por Salvador Nogueira

1. Dez milésimos de 1 milésimo de segundo após a origem do tempo, éramos prótons, nêutrons e elétrons.

2. Depois começamos a nos juntar na forma de átomos simples, como o de hidrogênio.

3. Nuvens de hidrogênio começaram a se aglutinar. Nasciam as estrelas, que fundem átomos uns nos outros.

4. Chegam as supernovas: estrelas que não agüentam o próprio peso e implodem. Depois explodem, soltando átomos novinhos.

5. Átomos que nasceram da fusão do hidrogênio nas estrelas (como o de carbono e o de oxigênio) começam a se espalhar. Você é feito deles.

6. Uma nova estrela começa a nascer a partir de uma nuvem de hidrogênio com umas pitadas de átomos mais complexos.

7. Da nuvem, nasce o Sol. Perto dele, fica o material formado por átomos pesados (pedras feitas de oxigênio, cálcio e outros elementos). Boa parte de você está aqui.

8. O calor do astro expulsa os elementos mais leves, como o hidrogênio e a água, para longe.

9. O gás e a água se juntam na forma de planetas gigantes, como Júpiter. As pedras formam os planetas rochosos, como a Terra.

10. A água da periferia do sistema solar chega à Terra a bordo de cometas. Os oceanos se enchem. E a vida surge neles. Depois de 4 bilhões de anos de evolução, vem você. Parabéns!

Filmagens de Arquivo X 2 começam em dezembro

via Almanaque Virtual



por Érika Grijó

Após quase dez anos de espera, os fãs podem comemorar: a FOX marcou finalmente a data das gravações do segundo longa-metragem de Arquivo X. A produção começa a ser filmada em 10 de dezembro desse ano, em Vancouver.

David Duchovny e Gillian Anderson - intérpretes dos agentes Fox Mulder e Dana Scully - estarão de volta a seus papéis. A direção será de Chris Carter, criador da série. Carter também assina o roteiro, junto a Frank Sponitz (a dupla trabalhou junta no longa lançado em 98).

Isso confirma a informação dada por Duchovny no final de setembro: o ator disse que o roteiro já estava pronto e as filmagens começariam no finalzinho desse ano.

Por enquanto, o estúdio vem se referindo ao projeto como 'Done One'. A série Arquivo X estreou nas telas da FOX em 1993, se tornando um enorme sucesso. O último episódio foi ao ar em 2002.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

UE fixa plano para período pós-Kyoto

via Folha Online - Ambiente

Os ministros de Meio Ambiente da UE (União Européia) fixaram nesta terça-feira (30) a posição dos 27 países-membros para a Conferência sobre a Mudança Climática da ONU, que será realizada em dezembro em Bali, na Indonésia.

No evento serão fixadas as bases para um acordo posterior ao Protocolo de Kyoto, que termina em 2012.

Os ministros ressaltaram que o objetivo das medidas estipuladas é fazer com que a temperatura média global não aumente mais que dois graus centígrados em relação ao nível pré-industrial.

Com isso, a UE reitera os compromissos assumidos em março, quando os países concordaram em reduzir de forma unilateral suas emissões de CO2 (dióxido de carbono) em cerca de 20% até 2020 em relação ao nível de 1990.

Os representantes do órgão lembraram o interesse dos países-membros em fazer com que 20% da energia consumida em 2020 proceda de fontes renováveis e que os biocombustíveis representem 10% dos utilizados nesse ano.

O comissário europeu para meio-ambiente, Stavros Dimas, comemorou as conclusões adotadas e advertiu que as negociações em Bali não serão fáceis, devido sobretudo à recusa dos Estados Unidos em assumir compromissos contra o aquecimento global.

No entanto, o comissário afirmou confiar que "impere a razão" e que se consiga apoio contra a mudança climática de países que até agora não compartilham dos objetivos do Protocolo de Kyoto.

A ministra espanhola de Meio Ambiente, Cristina Narbona, disse em entrevista coletiva que o texto aprovado hoje mostra o interesse de fortalecer o financiamento internacional para que os países em desenvolvimento possam contar com novas tecnologias mais ecológicas e para financiar a proteção de florestas em outros países, reconhecendo seu papel de consumidoras de CO2.

Kyoto não será totalmente cumprido, diz vice do IPCC

via Folha Online - Ambiente

O vice-presidente do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática), Mohan Munasinghe, afirmou ontem no Rio que está confiante na adoção de metas mais rígidas de redução das emissões de carbono numa segunda versão do Protocolo de Kyoto, acordo internacional que estabeleceu metas até 2012 para redução dos gases de efeito estufa.

Segundo ele, apesar de os EUA não terem participado do primeiro acordo e de algumas metas dificilmente serem atingidas, há mais consenso hoje para adotar regras mais rígidas a partir de 2012. 'Sabemos que, infelizmente, algumas metas do Protocolo de Kyoto não serão atingidas, mas esperamos que o pós-Kyoto tenha regras ainda mais rígidas.

Hoje, há mais pressão por parte da sociedade sobre os políticos.' Ontem, numa reunião na Indonésia, representantes de governos do mundo todo concordaram em fixar 2009 como data-limite para produzir o acordo substituto de Kyoto. As negociações começam em dezembro, em Bali.

Questionado sobre a viabilidade de um novo acordo mesmo sem os EUA, Munasinghe respondeu que "talvez haja mudanças no governo americano". Ele afirmou também que o cenário é favorável a um comportamento mais responsável por parte das empresas.

O economista cingalês participa no Rio de um encontro organizado pelo governo do Estado e pela Companhia Vale do Rio Doce para a aplicação no Estado das sugestões feitas pelo IPCC para atacar o aquecimento global.

Celular do Google chega ao mercado em 2008, diz jornal

via Folha Online



O Google vai lançar celulares com seus softwares em 2008, informou nesta terça-feira (30) o 'The Wall Street Journal'. O anúncio da companhia deve acontecer em duas semanas, segundo o jornal.

Os celulares equipados com software do Google devem trazer aplicações da companhia como o Google Maps, YouTube e Gmail. Segundo o jornal, os aparelhos não seriam fabricados pela gigante das buscas, mas por empresas como HTC ou LG Eletronics.

A parte mais importante do plano, de acordo com a publicação, é que o Google tem objetivo de deixar o software dos futuros celulares abertos, incluindo o sistema operacional dos aparelhos. Isso permitirá a produtores de software independentes acessar ferramentas que precisam para criar recursos adicionais para os celulares.

O Google agiu rapidamente durante o último ano para ampliar seu alcance para além da publicidade baseada em textos e resultados de buscas, ingressando em uma série de mercados, incluindo vídeo on-line, televisão, rádio e publicidade impressa.

As operadoras de celular estão dificultando a entrada da companhia no mercado de telefonia. São opositoras sobretudo de o Google oferecer um aparelho recheado com seus recursos. De acordo com reportagem divulgada neste semestre pelo norte-americano "The Boston Globe", o aparelho seria mais simples do que um iPhone e parecido com um Blackberry.

Conexões USB já funcionam em brinquedos e produtos inusitados

via Folha Online




Colaboração EMERSON KIMURA

Plugue. Pronto. Assim funciona o USB (barramento serial universal, em inglês). Concebido para facilitar as conexões de periféricos, computadores e aparelhos de telecomunicação, esse padrão é utilizado hoje em equipamentos que vão de flash drives e impressoras a tranqueiras como miniventiladores e detectores de fantasmas.

O impacto do USB não se limitou a aparelhos que usualmente se conectavam com micros. Hoje, consoles de videogames (que cada vez mais se assemelham a computadores de uso geral) e uma miríade de brinquedos e apetrechos de escritório utilizam-se do padrão, como você pode ver nos exemplos desta página. E a coisa não deve parar por aí.

Em 2009 ou 2010 chegam ao mercado os primeiros produtos USB 3.0, versão em desenvolvimento que deve ter taxas de transferência de 4,8 Gbps dez vezes mais rápidas do que as da atual 2.0. [Leia+]

Mudança climática terá grave impacto sobre a saúde, diz estudo

via Folha Online

da Ansa, em Sidney

A mudança climática terá grave impacto sobre a saúde, com a ocorrência de um crescente número de vítimas por ataques cardíacos e a multiplicação de casos de asma, envenenamento por alimentos, enfermidades infecciosas, obesidade, diabetes e distúrbios mentais.

A constatação é de um estudo realizado por 13 pesquisadores, que recebeu o título 'Saúde do Planeta, dos Lugares e das Pessoas'. De acordo com a pesquisa, os estudiosos estão conseguindo somente agora reconhecer as repercussões do aquecimento global sobre a saúde.

O estudo calcula que o aumento na freqüência das ondas de calor acarretará uma duplicação ou até mesmo em uma triplicação até 2050 dos casos de infarto e doenças respiratórias.

Aumentará também a quantidade de pessoas afetadas pela asma, as infecções transmitidas por mosquitos, os casos de envenenamento por alimentos e as infecções virais, como a gripe aviária e a Sars (síndrome respiratória aguda grave).

"A rápida expansão do impacto humano sobre o ambiente natural está projetando uma grande sombra sobre a saúde das gerações futuras", escreveu o autor do estudo, o professor Tony McMichael, da Universidade Nacional de Canberra.

As investigações sobre a saúde e a medicina estão se desenvolvendo junto à mudança climática, pois, já não se podem fundamentar na mesma premissa de que o mundo natural é essencialmente constante, acrescentou o estudioso.

"Hoje as ações humanas estão obstaculizando o trabalho da natureza. Necessitamos compreender melhor como as mudanças induzidas pelo homem, sobre o clima e o ambiente global, têm efeito em nossa vida e na das próximas gerações", concluiu.

Luz ultravioleta pode ajudar na cura do câncer

via Folha Online

da BBC Brasil

Pesquisadores da Universidade de New Castle, no Reino Unido, dizem ter desenvolvido um tratamento para câncer ativado por luz ultravioleta.

O tratamento faria os remédios atingirem os tumores de forma mais eficiente, evitando que os tecidos saudáveis também sejam destruídos pelos anticorpos monoclonais, uma arma comum contra o câncer.

'É muito difícil fazer com que os anticorpos cheguem especificamente ao tumor. Eles acabam sendo levados para lugares onde não os queremos', disse Colin Self, que liderou a pesquisa.

Para resolver o problema, os cientistas criaram uma maneira de "disfarçar" os anticorpos com um óleo orgânico que faz com que eles só sejam ativados em contato com a luz.

Assim, logo que a luz ultravioleta é colocada sobre a região do tumor, os anticorpos começam a fazer efeito, deixando os tecidos saudáveis intocados.

Os primeiros testes foram realizados em ratos de laboratório com câncer de ovário. O tratamento acabou com a doença em cinco dos seis roedores testados.

Os testes clínicos em humanos devem começar no ano que vem, inicialmente em pessoas com câncer de pele.

Mesmo que as próximas fases de testes sejam bem sucedidas, ainda deve levar uma década para que o tratamento esteja amplamente disponível.

Astrônomos acham buraco negro até 33 vezes mais "pesado" que o sol

via Folha Online



Astronômos anunciaram nesta terça-feira (30) a descoberta de um buraco negro com uma massa de 24 a 33 vezes maior que a do sol.

Com isso, a formação espacial quebra um recorde anunciado há apenas duas semanas. Buracos negros são formações espaciais com enorme força gravitacional. Tanto que nada, nem mesmo a luz, pode escapar de sua ação.

Por isso é que essas regiões ganharam tal nome. O buraco negro foi descoberto por cientistas da Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, nos Estados Unidos. A visualização foi possível graças ao uso de satélites da Nasa (agência espacial norte-americana), que emitiu um comunicado sobre o assunto.

O novo buraco negro está localizado em uma galáxia pequena e de formato irregular conhecida como IC 10, que está a cerca de 1,8 milhão de anos-luz da Terra.

Em 17 de outubro, astronautas descobriram, por meio de satélites da Nasa, um buraco negro na galáxia M33 que tem massa 16 vezes superior a do sol.

Esse tipo de formação espacial é conhecida como buraco negro "stellar-mass", por ter uma massa semelhante a de estrelas.

Segundo a Nasa, esses locais são gerados a partir da explosão intensa de estrelas.

"Nós agora sabemos que os buracros negros que se formam da morte de estrelas podem ser muito maiores do que tínhamos imaginado", afirma a cientista Andrea Prestwich, que liderou o estudo.

Entretanto, apesar do buraco negro encontrado na galáxia IC 10 ter quebrado o recorde na categoria "stellar-mass", a formação não pode nem ser comparada as que estão localizadas nos centros das galáxias.

Conhecidos como "super massivos", esses buracos negros têm massas que chegam a ser milhões, ou até bilhões, maiores que o sol. Essas formações foram geradas no começo da história do universo, por uma causa ainda desconhecida, segundo a Nasa.

O Ministério da saúde adverte

via Kibe Loco



Brasil tem a grande chance de apresentar ao mundo, em 2014, a Copa verde

Via Nova Consciência

Confirmado como sede do evento em 2014, o Brasil ganha vitrine mundial para mostrar medidas adotas para o desenvolvimento sustentável e a preservação da Amazônia.

Agora é oficial: a Copa do Mundo de 2014 será realizada no Brasil, segundo anúncio feito nesta terça-feira na sede da Fifa em Zurique, na Suíça. E a grande festa do futebol será uma excelente vitrine para o país mostrar ao mundo que é possível promover o desenvolvimento sustentável, preservando a floresta amazônica e beneficiando as comunidades da região.

Manaus é uma das cidades candidatas a ser uma das sedes do evento no Brasil - são 18 cidades brasileiras concorrendo a 12 vagas, com o anúncio ocorrendo em dezembro de 2008 - tem como trunfo o pacote de medidas anunciado em abril e maio deste ano pelo governador do Amazonas, Eduardo Braga, estabelecendo uma política estadual de combate ao aquecimento global e propondo o uso da Copa de 2014 para aumentar a proteção à Amazônia.

"A iniciativa da Fifa de realizar a Copa no Brasil contribuirá para que o desenvolvimento sustentável ajude o nosso povo a conservar esse insubstituível patrimônio ambiental que é a floresta amazônica", afirmou Braga durante a apresentação em Zurique da proposta brasileira para receber o evento.

A proposta do governo amazonense feita à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prevê a preservação da floresta para mitigar a emissão de gases do efeito estufa durante a Copa de 2014. O Greenpeace contribuiu na elaboração do projeto e colocou a estrutura da organização à disposição da CBF e do governo do Amazonas para detalhar a proposta do mecanismo de compensação.

"O Greenpeace está trabalhando para zerar o desmatamento na Amazônia e apoiamos todas as iniciativas de proteção à floresta”, disse Paulo Adario, coordenador da campanha da Amazônia, do Greenpeace. “Essa Copa vai ter um forte componente ambiental e o governo do Amazonas e a CBF contam com todo nosso apoio para fazer deste evento o mais verde possível”.

Como transformar o seu PC num Mac

via SUPERINTERESSANTE

Acaba de sair um guia que ensina, em 3 etapas, a colocar o Leopard em qualquer micro. A coisa não é oficial, claro vc precisa baixar uma cópia pirata do programa . Veja o vídeo.

Porto Alegre fecha as portas para madeira ilegal da Amazônia

Via Nova Consciência

Fogaça assina decreto vetando madeira sem documentação de origem nas obras da prefeitura e visita exposição sobre o desmatamento e as queimadas na floresta.

O prefeito José Fogaça assinou no último dia 23 o decreto que estabelece critérios para a compra de madeira pelo poder público municipal, obrigando que toda madeira comprada pela prefeitura ou utilizada em obras e serviços públicos tenha comprovação de legalidade de origem.

Com o decreto, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, passa ser a capital de estado mais avançada entre os participantes do Programa Cidade Amiga da Amazônia, do Greenpeace.

'Porto Alegre é uma cidade que tem a questão ambiental como prioridade, e o programa Cidade Amiga é um exemplo disso', disse o prefeito durante a solenidade, que contou com a presença de ativistas e voluntários do Greenpeace.

O diretor de Políticas Públicas do Greenpeace, Sergio Leitão, ressaltou que a cidade dá um exemplo ao país e às demais capitais brasileiras sobre a importância da preservação da Amazônia.

O programa foi concebido há dois anos e conta com a adesão de 35 municípios e do estado de São Paulo. No Rio Grande do Sul, além da Capital, São Leopoldo, Santa Maria, Rio Grande e Cachoeirinha também aderiram ao Cidade Amiga da Amazônia. [Mais.]

Mapa do interior do Sol mostra "células" maiores do que a Terra

via inovacaotecnologica



Bem abaixo da superfície do Sol, os cientistas suspeitam que haja fenomenais massas de plasma, cada uma medindo até 10 vezes mais do que a Terra.

Essas massas, conhecidas como células gigantes, desempenham um papel fundamental na variabilidade solar, influenciando tempestades magnéticas que atingem a Terra e afetam os satélites, assim como as redes de energia e comunicações.

Um novo modelo, desenvolvido por uma equipe liderada por Mark Miesch, do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas dos Estados Unidos, é capaz de simular o padrão de convecção dessas células gigantes, fornecendo uma visão sem precedentes de como o interior do Sol funciona.

"[O modelo] abre uma janela para uma série de importantes processos solares, incluindo o delicado balanço de forças que faz com que o equador do sol gire mais rapidamente do que seus polos," diz Miesh. "Esta é nossa primeira indicação de como se parece o caótico interior de uma estrela."

Para mapear essas células gigantescas, os cientistas utilizaram dados da heliosismologia - uma técnica para medir ondas sonoras que se propagam até as profundezas do interior do Sol e utilizaram os equipamentos da rede Teragrid para resolver as equações da dinâmica dos fluidos estelares.

Analisando variações na luz e na velocidade das ondas à medida em que elas emergem na superfície do Sol, os cientistas podem recolher informações sobre as estruturas escondidas sob a superfície. A simulação captura os processos que ocorrem nos 30% mais externos do interior do Sol.

As simulações também capturam o padrão incomum de rotação do Sol, que ocorre quando as gigantescas células redistribuem momento angular, fazendo com que o equador solar gire a cada 28 dias, enquanto as altas latitudes levam cerca de 35 dias para fazer uma rotação completa.

Brasil tem as crianças que mais se conectam à internet, revela estudo

via PC WORLD



Segundo o Ibope NetRatings, a média de crianças com idade entre 6 e 11 anos que acessam a internet em casa é de 1,9 milhão - cerca de 10% do total de 19,3 milhões de brasileiros que acessaram a internet residencial em agosto.

A pesquisa foi feita com 7 mil crianças de 12 países (Austrália, Nova Zelândia, Inglaterra, Holanda, Itália, Suécia, Alemanha, Índia, México, Japão, China e Brasil) pelo canal infantil de TV paga, Nickelodeon. Como critério de seleção, os participantes deveriam ter acesso a dois aparelhos de tecnologia câmera digital, videogame, MP3 ou I-Pod, Internet, celular ou pertencer a algum site de relacionamento.

Entre os 600 brasileiros participantes da pesquisa, 86% acessam a Internet três vezes ou mais por semana e 66% usam a rede diariamente, sendo que a média mundial é de 70%. O uso de celulares entre os pequenos brasileiros também é a maior do mundo 81% utilizam o celular três ou mais vezes por semana, 50% a mais do que as crianças japonesas.

Globalmente, a média de números de telefone que cada criança possui em seu aparelho celular é 41. No Brasil, esse número é 48. Na China, 68; na Itália, 57; na Índia, 51. A maioria das crianças brasileiras usa celular para falar (99%) e mandar textos (95%). Outras funções bastante utilizadas são jogar (91%), tirar fotos (75%) e ouvir músicas (70%).

Quando se trata de sites de relacionamento, as crianças brasileiras perdem apenas para a China. Nesta faixa etária, 67% dos brasileiros usam redes sociais, enquando as crianças chinesas apresentam um índice de 79%. A Itália está em terceiro lugar (53%), seguida da Suécia (47%), Inglaterra (34%), Austrália (25%) e Japão (2%).

De todas as crianças entrevistadas, 68% dizem que a primeira coisa que fazem quando ligam o computador é entrarem no MSN e checarem quem está conectado, 58% afirmam que falam mais coisas pelo MSN do que cara a cara e 45% dizem conhecer melhor os amigos via MSN. [Leia+]

Em 10 anos, supercomputadores terão o tamanho da palma da mão

via IDG Now!



Pesquisador que estuda como nanocabos se comportam ao serem manipulados dá grande passo para diminuir os computadores.

Em 10 ou 15 anos os supercomputadores irão caber na palma da mão, afirmou o pesquisador de nanotecnologia e professor da University of Edinburgh, Michael Zaiser.

“O cérebro humano é muito bom em trabalhar com problemas de microprocessadores”, justifica o pesquisador, citando que, se a evolução das últimas décadas prosseguir, em uma década os supercomputadores serão literalmente portáteis.

As pesquisas de Zaiser relacionadas a nanocabos devem ajudar a atender às expectativas.

Nos últimos cinco anos, o pesquisador estuda como os nanocabos - mil vezes mais finos que um cabelo humano - se comportam ao serem manipulados. Ele explicou que cada pequeno fio tende a se comportar de forma diferente quando colocado sob a mesma pressão.

Até então, tem sido impossível alinhá-los próximos uns aos outros em pequenos microprocessadores em uma atmosfera de produção. [Leia+]

Animais começam a receber implantes de chips no Brasil

via IDG Now!



Pit bulls, em BH, cavalos, Bauru, e cães e gatos, em Guarulhos. Os animais domésticos estão recebendo chips para serem localizados.

Coleiras com o RGA (RG Animal) são comumente vistas no pescoço dos animais. Além desta identificação, um novo tipo de registro interno já faz parte da vida de alguns bichos: os microchips.

A preservação de animais silvestres e exóticos já exigia este tipo de registro. A novidade, contudo, é o uso de microchips em animais domésticos.


Cavalos de Bauru, pit bulls em Belo Horizonte e os cães e gatos de Guarulhos, em São Paulo, já possuem microchips - sendo que, nos primeiros dois casos, o uso é obrigatório. [Leia+]

Roupas têm alarme embutido para proteger usuários

via Yahoo! Notícias

Especializada em equipamentos tecnológicos para a segurança de crianças, a companhia ChildSafetyTech apresenta uma linha de roupas que conta com alarme embutido de 125 decibéis, medida equivalente ao som de aterrissagem de um jumbo, informou o site The Red Ferret.

De acordo com a empresa, a coleção Kids Alarm foi desenvolvida para permitir que as crianças peçam socorro em caso de perigo, como ao se sentirem ameaçadas pelo assédio de predadores sexuais, por exemplo.

Assim, basta acionarem o minialarme embutido nas roupas para que o barulho comece a se espalhar pelo ambiente. 'O resultado desejado é que o predador acabe fugindo, para tentar evitar que seja visto ou preso', explica o texto no site, acrescentando que, com instrução, crianças de 5 anos podem manejar o alarme com facilidade. [Leia+]

Pesquisadores testam novas aplicações de câmeras de celulares

via Yahoo! Notícias

por Rodrigo Martin de Macedo

Pesquisadores da firma francesa Accenture Technology Labs desenvolveram uma tecnologia para celulares atuais 3G equipados com câmera digital que em breve poderão ser utilizados como uma ferramenta importante para obter informação.

O Pocket Supercomputer ainda é um protótipo, mas já começa a modificar a maneira de se utilizar um celular para encontrar informação sobre produtos ou anúncios, atualmente feitos apenas via digitação de termos em um sistema de busca WAP.

Um impressionante vídeo divulgado pelo NewScientist, demonstra a aplicação de um celular com a câmera ativada e pesquisando itens como, por exemplo, uma embalagem de salgadinhos japoneses. Neste caso, o celular informa, via voz que a embalagem contém um ingrediente ao qual o usuário é alérgico.

Quando a capa de um livro é captada pela câmera, rapidamente uma comparação de preços em diversas lojas é feita, ou ainda resenhas são encontradas. O sistema funciona através de uma integração em tempo real entre um servidor central e o aparelho, que rapidamente compara itens filmados com imagens previamente cadastradas em um banco de dados. [Leia+]

Daten Tecnologia lança PC para gamemaníacos

via O Globo Online

A Daten Tecnologia lança esta semana, no mercado brasileiro, o computador Daten Xtreme PC, equipamento criado pensando nos aficionados por jogos de computadores.

O novo equipamento é resultado de uma parceria com a equipe de atendimento da Game Lib, desenvolvedora de games para PC. Batizado de Daten Xtreme PC, o novo PC vem equipado com sistema operacional Microsoft Windows Vista Ultimate e processador AMD Athlon X2 4200 Dual Core.

O mouse e o teclado foram desenhados especificamente para games. O preço do produto é R$ 4.699.

Filme britânico terá usuários do MySpace no elenco

via Folha Online

da BBC Brasil

Dez usuários do site de relacionamento MySpace conseguiram papéis em um filme britânico cujo diretor também foi escolhido pelas pessoas que utilizam o site, de acordo com a versão online do jornal britânico 'Telegraph'.

Entre os desconhecidos que fizeram os testes de elenco e foram aprovados está um engenheiro aeroespacial, Peter Holyoake, 38, um estudante da Universidade de York, Phil Lester, 20, e uma mãe solteira, Rosalyn Scanlon, 31. Os estreantes vão participar do longa 'Faintheart' ao lado do ator britânico Simon Pegg, que protagonizou a comédia 'Todo Mundo Quase Morto'.

Os usuários do MySpace escolheram o diretor do filme e vários atores depois que os produtores pediram que os internautas fizessem testes on-line. O diretor de Faintheart será Vitor Rocco, escolhido por 500 mil usuários do MySpace, que viram o curta-metragem que ele inscreveu em um concurso no site.

"Estamos dando ao público de cinema e usuários de internet a primeira oportunidade real de fazer parte de um processo de elaboração de um filme, desde o roteiro até o resultado de suas escolhas, na tela grande", disse Rocco.

"Faintheart" será o primeiro filme britânico produzido pelos usuários do site MySpace.

A comédia romântica conta a história de um vendedor, Richard, que passa os finais de semana fantasiado, participando de encenações de batalhas medievais.

Cath, a esposa do vendedor cansada da mania que o marido tem pela Idade Média, expulsa ele de casa, levando-o a uma aventura épica para reconquistá-la.

Um dos usuários escolhidos no MySpace para participar do longa, o engenheiro aeroespacial Peter Holyoake, foi selecionado justamente por já ter prática em encenações de batalhas medievais.

O longa, produzido pela companhia Film4 e pelo Conselho Cinematográfico do Reino Unido, tem um orçamento estimado em 1 milhão de libras (cerca de R$ 3,6 milhões) e deve ser lançado no meio de 2008.

França, Espanha e EUA têm os maiores índices de PCs infectados

via TI Inside

A França continua a ser o país com o maior percentual de computadores infectados, de acordo com dados coletados na semana passada pelo site Infected or Not (www.infectedornot.com) da Panda Security.

Mais de 38% dos computadores daquele país protegidos (com uma solução de segurança ativa instalada e atualizada) e 55% dos desprotegidos tinham pragas digitais. Em seguida na lista vem a Espanha, com 32,41% dos PCs protegidos e 46,08% daqueles sem proteção estavam infectados, e em terceiro lugar está os Estados Unidos, com 31,04% dos PCs protegidos e 41,16% dos PCs desprotegidos infectados.

O MyWebSearch foi um dos programas potencialmente Indesejáveis (pups) mais detectados nos computadores do mundo todo. Ele é projetado para instalar uma barra de busca no navegador e modificar os resultados de buscas online. O adware Zango, criado para exibir publicidade enquanto o usuário navega na internet, e o pup FunWeb, foram os outros códigos maliciosos mais ativos.

Novos exemplares também surgiram, como os worms Nussack.A, Nama.A e FlashJumper.M. O Nussack.A realiza múltiplas ações maliciosas. As suas funções de keylogger permitem que ele grave as teclas pressionadas no teclado e os cliques do mouse. Além disso, ele também realizar ações irritantes como abrir e fechar a unidade de CD-DVD, exibindo a mensagem “I Love Kasun” e faz a janela do Internet Explorer tremer.

Já o Nama.A utiliza o mesmo método de propagação. Ele atrai os usuários para ser executado e depois se copia no sistema usando os nomes de arquivos .xls, mas com uma extensão .vbs. Em seguida, ele oculta a extensão de todos os arquivos de modo que os usuários não consigam distinguir a diferença entre o original e a cópia do malware.

O FlashJumper.M é um worm que se copia em unidades conectadas ao sistema, incluindo aquelas pertencentes à rede. Ele cria um arquivo autorun.inf em cada uma delas para ter a certeza de que será executado quando os usuários acessarem a unidade através do Windows Explorer.

Criador de `The Sims´ fala que videogames são inofensivos às crianças

via Yahoo!

Por Rodrigo Martin de Macedo

Will Wright, uma das figuras mais importantes do design de jogos eletrônicos, pediu para que se encerrasse o ferrenho debate a respeito dos perigos dos games para as crianças.

Em entrevista ao site The Guardian, o designer afirmou acreditar haver uma discrepância entre as gerações de pessoas que jogam e daquelas que não. 'Eu acho que a aceitação cultural dos jogos é inevitável apenas porque as pessoas terão crescido com esta tecnologia', argumentou.

A opinião de Wright conta bastante, já que sua mais recente franquia de jogos, The Sims, é tida como a mais bem sucedida dos videogames, com vendas que ultrapassam 30 milhões de unidades no mundo inteiro. Entre seus outros jogos de classificação livre estão a série SimCity e o ainda não lançado Spore, que simula a evolução de seres e do universo desde um organismo unicelular.

Para o designer, que hoje tem 47 anos, não há muitas diferenças entre os julgamentos errôneos que se faz dos jogos hoje, com os que já aconteceram com filmes e livros. "Se há um tiroteio em uma escola, é sempre um caso de ´eles jogaram games ou não?` Você não ouve muito sobre que filmes eles assistiram ou que livros leram. Mas, há 50 anos era exatamente isto que se ouvia `ele leu To Kill A Mockinbird?´ ou o que fosse. Eles atribuiriam culpa pelos problemas sociais a qualquer coisa que estivesse à mão", explicou.

O debate a respeito da influência dos videogames no comportamento dos jovens esquenta. Nesta semana o governo britânico começou a investigar os efeitos dos jogos e da internet nas crianças do país, coletando evidências de pais e filhos.

Wright, entretanto, acredita que a indústria não deve se limitar a encher o mercado de jogos cheio de violência gráfica. "A indústria sequer começou a compreender seu potencial enquanto isto nós precisamos educar o público com relação ao que isto pode eventualmente se transformar ", declarou o programador interessado em ver como os jogos tornar as pessoas mais envolvidas no mundo real.

Cada vez mais americanos vêem TV pela internet

via Yahoo!

por Mylène Neno

Aproximadamente 16% das famílias americanas assistem a programas de TV pela internet, apontou recente estudo realizado pelos institutos de pesquisa Conference Board e TNS, divulgado na semana passada nos Estados Unidos.

No topo da preferência dos usuários estão os episódios completos de seriados, com 42%, contra os 30% do ano passado, desbancando os noticiários para a segunda posição.

Além disso, a maioria absoluta de quem assiste a programas de TV pela web não paga pelo conteúdo, optando por streaming ou download gratuito (mais de 40%), revelou a pesquisa, que é realizada trimestralmente com 10 mil famílias americanas para avaliar as tendências no consumo.

Cerca de 73% dos entrevistados afirmaram usar a internet para entretenimento diariamente, sendo que outros 15% disseram buscar na web por programas de TV várias vezes durante a semana. A principal razão apontada pelos usuários para o uso da internet com essa finalidade é a conveniência, seguida pela ausência dos intervalos comerciais durante a exibição dos programas.

'No decorrer dos próximos anos, o crescimento da popularidade de ver episódios e programas de TV online terá um grande impacto no modo como os anunciantes vão se comunicar ".

Altruísmo surgiu junto com hostilidade e guerra, diz estudo

via G1 > Ciência

Comportamentos aparentemente opostos se complementaram na história. Pesquisador, no entanto, diz que humanidade pode escolher ser uma espécie melhor.

Para desespero dos pacifistas, o altruísmo pode ter só se desenvolvido por causa da guerra. É o que afirmam dois pesquisadores, que analisaram a evolução das comunidades humanas, em um estudo publicado na última edição da revista “Science”. De acordo com o trabalho, a boa vontade em relação aos membros de um grupo se desenvolveu ao mesmo tempo em que a hostilidade em relação a quem era de fora.

Ajudar os membros de seu grupo mesmo em prejuízo próprio é uma característica típica dos seres humanos. Assim como a hostilidade aos membros de um grupo diferente, seja ele um país, uma raça, uma religião ou um time de futebol.

Quem é altruísta, no entanto, não costuma ser visto como uma pessoa hostil a quem é diferente. E quem diz ou faz grosserias contra rivais não é exatamente considerado alguém que faz o bem sem pensar em si mesmo. As pessoas simplesmente não conectam os dois comportamentos. Mas, para Jung-Kyoo Choi, da Universidade Nacional da Coréia do Sul, e Samuel Bowles, do Instituto Santa Fé, nos EUA, eles estariam, sim, ligados

O costume de se concentrar apenas dentro de seu próprio grupo é chamado de “paroquialismo”. Em seu trabalho, os pesquisadores cunham a expressão “altruísmo paroquial”, para unir os dois conceitos. A dupla usou simulações de computador para acompanhar a evolução de grupos humanos durante o Pleistoceno (entre 1,8 milhão e 11 mil anos atrás) e o começo o Holoceno (de 11 mil anos atrás até hoje).

Os cientistas observaram que a evolução conjunta dos dois comportamentos pode ter ocorrido porque o altruísmo interno ajudou os primeiros grupos a vencer conflitos causados pela hostilidade externa. Sem um, o outro não existiria.

Apesar de aparentemente opostos, os dois conceitos têm coisas importantes em comum. Por exemplo, ambos trazem prejuízo evolucionário. A agressividade pode levar a conflitos e até à morte. O altruísmo ajuda no avanço de genes que não os nossos. Na prática, não ser hostil é um negócio tão bom quanto não ser altruísta.

Os autores ressaltam, no entanto, que só porque os primeiros grupos humanos agiam assim no passado não é motivo para acreditar que devemos fazer o mesmo no presente ou no futuro. “Nosso legado não é nosso destino”, afirmou Bowles ao G1. “Se os humanos agem de forma hostil hoje e no futuro não é por causa do processo evolucionário que nos trouxe até aqui. A história nos traz muitos exemplos em que a violência contra os outros é inteiramente redirecionada e, às vezes, completamente eliminada”, diz ele.

“Ao contrário dos outros animais, nós podemos escolher que espécie queremos nos tornar e (dentro de certos limites, é claro) influenciar no comportamento através da educação, da criação e do exemplo”, afirma o cientista.