quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Ano de 2008 terá um segundo a mais, decidem 'guardiões do tempo'



via
G1

Decisão foi tomada para compensar redução do ritmo de rotação da Terra. Será o vigésimo-quarto segundo adicionado ao tempo, desde 1972.

O último dia de 2008 será mais longo que os demais. Ele terá exatamente um segundo a mais. A decisão foi comunicada pelo Escritório Internacioanl de Pesos e Medidas, na França, órgão responsável pelo procedimento, que ocorreu outras 23 vezes nos últimos 36 anos e tem validade para o mundo inteiro. [Leia+]

"O Observatório Naval dos Estados Unidos, que detém a responsabilidade naquele país, é a entidade que oferece mais medições para o cálculo da hora exata elemento que está se tornando cada vez mais importante no dia-a-dia, por conta de sistemas como o de posicionamento global (GPS)."

Conheça as maiores descobertas sobre o cérebro em 2008



via
Terra

O ano de 2008 foi marcado por grandes descobertas sobre a parte do corpo humano que mais intriga a comunidade médica, o cérebro.

Essas descobertas se devem há um grande aumento no número de pesquisas sobre o cérebro nos últimos anos, que nos dá uma imagem muito mais clara do que está acontecendo em nossa 'massa cinzenta'.

Por conta destas descobertas, a revista New Scientist realizou uma seleção dos melhores artigos e descobertas nos últimos 12 meses. Veja aqui as 10 melhores pesquisas sobre o cérebro no ano que termina. [Leia+]

"As supostas diferenças entre os cérebros masculinos e femininos são uma constante fonte de controvérsias. A investigação sobre o tema está apontando para uma conclusão: não existe apenas um tipo de cérebro humano, mas dois."

2009 será um dos anos mais quentes da História

via O Globo

O ano de 2009 estará entre os cinco mais quentes dos que se tem registro histórico, segundo cientistas do Met Office (escritório meteorológico do Reino Unido) e da Universidade de Anglia Oriental, em Norwich.

O prognóstico diz que a temperatura média no planeta se situará em 14,44 ºC, 0,44 graus acima da média oficial registrada desde a década de 60. Com essa média, 2009 se transformará no mais quente desde 2005 e confirmará, segundo meteorologistas, o lento, mas constante aumento das temperaturas no planeta. [Leia+]

"O ano considerado mais quente até agora foi 1998, quando a temperatura média alcançou os 14,52 ºC por causa do "El Niño", fenômeno meteorológico cíclico que aquece as águas do oceano Pacífico e aumenta a temperatura da terra."

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

O que existia antes do Big Bang?



via
Inovação Tecnológica

'Já não é mais completamente maluco perguntar o que aconteceu antes do Big Bang.' A afirmação é de Marc Kamionkowski, coordenador de um grupo de astrofísicos de uma das principais universidades dos Estados Unidos, a Caltech.

Até agora acreditava-se que a explosão que deu origem ao nosso universo foi forte o suficiente para eliminar qualquer traço do que existia antes.

Mas uma nova interpretação de registros dos primeiros instantes após o Big Bang pode lançar alguma luz sobre o que existia antes e o que exatamente explodiu.

A teoria atual baseia-se em um fenômeno chamado inflação cósmica, que propõe que o espaço expandiu-se exponencialmente no instante seguinte ao Big Bang.

O problema é que isso resultaria em um universo perfeitamente uniforme. E todas as observações indicam que há variações gigantescas entre as diversas regiões do Universo.

Dados da sonda espacial WMAP (Wilkinson Microwave Anisotropy Probe), da NASA, mostram que a amplitude nas flutuações da CMB, que seria consistente com o modelo da inflação espacial, na verdade não é a mesma em todas as direções.

A nova teoria poderá ser testada já em 2009, utilizando a sonda espacial Planck, uma missão internacional coordenada pela Agência Espacial Européia, que deverá ser lançada em Abril do próximo ano. [Leia+]

"Em termos observacionais, tudo isto está escondido por um véu," afirma Kamionkowski. "Se nosso modelo se sustentar, nós teremos a primeira chance de olhar além desse véu."

sábado, 27 de dezembro de 2008

'Projeto Maconha' estuda efeitos terapêuticos da planta



via
Terra [Medicina]

Mahmoud ElSohly, 62, professor e pesquisador na escola de Farmácia da Universidade do Mississipi, comanda uma fazenda que cultiva quase cem variedades de maconha. Como diretor do Marijuana Project, ele supervisiona a plantação de maconha oficialmente aprovada pelo governo federal nos Estados Unidos. [Leia+]

"No laboratório, fundado em 1968, estudamos a química da maconha. Também temos uma fazenda na qual cultivamos maconha para pesquisas federais aprovadas."

Nova teoria aponta chances de vida em lua de Júpiter

Presos sob o gelo, os oceanos escondidos de Europa, uma das luas de Júpiter, podem ser turbulentos ao invés de plácidos, segundo novo estudo. Tal agitação oceânica se traduz em um maior potencial para a existência de vida.
Robert Tyler, oceanógrafo da Universidade de Washington, usou simulações de computador para mostrar que os efeitos de Júpiter em sua lua Europa podem funcionar de modo diferente do que os cientistas acreditavam. 
Ao invés de apenas pressionar as partes sólidas da lua - comprimindo as rochas e formando uma concha global de gelo - a força implacável de Júpiter pode também gerar ondas planetárias enormes no oceano submerso de Europa.
Essas ondas poderiam ser os veículos primários de distribuição de energia, como calor, ao longo da lua. A nova teoria se opõe a uma idéia muito difundida de que o oceano de Europa é calmo.
- De repente, toda a nossa concepção se volta para oceanos energéticos que se movimentam sob o gelo," Tyler disse. 
"Considero o caso específico de Europa, mas os resultados gerais se aplicam igualmente a outras luas com possíveis oceanos, ele escreveu no artigo, que aparece na Nature. Essas luas incluem Calisto e Ganímedes de Júpiter, bem como Encélado e Titã de Saturno. [Leia+]
"Europa orbita Júpiter de uma forma mais ou menos alongada. Quando alcança as curvas mais pontiagudas de cada lado, a lua estremece lançando uma energia reprimida, que se traduz em marés. Tyler é o primeiro a sugerir que Europa, como a Terra, pode dissipar a maior parte das pressões de marés em ondas oceânicas."

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Cientistas desenvolvem "sex-chip" para estimular prazer

via Folha Online

Se a libido é um problema, a ciência e a tecnologia estão trazendo a solução: pesquisadores da universidade de Oxford, na Inglaterra, estão desenvolvendo um chip eletrônico que estimula o prazer dentro do cérebro.

A tecnologia, criada a partir de choques leves no cérebro, foi inicialmente utilizada para o tratamento do mal de Parkinson nos EUA, informa o jornal britânico 'The Daily Mail'. [Leia+]

"Para desenvolvimento do "sex-chip", as pesquisas enfocam o córtex orbitofrontal, que fica atrás dos globos oculares, e é associado aos sentimentos de prazer causados por comida e sexo."

Nasa comemora 40 anos da missão Apollo 8



A Agência Espacial Americana comemorou 40 anos da missão Apollo 8. A nave foi a primeira a ultrapassar a órbita da Terra e a viajar ao redor da Lua.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Games ajudam idosos a manter cérebro jovem

via INFO Online

Vovôs e vovós começarão a se interessar pelos videogames dos seus netos, de acordo com recente pesquisa a respeito dos benefícios desses jogos para o cérebro.

Um estudo baseado em entrevistas com 40 adultos de 60 a 70 anos de idade revelou que quem havia aprendido a brincar com videogames que exigem habilidades de estratégia obteve melhores resultados em testes de funções cognitivas. [Leia+]

"De acordo com a pesquisa publicada na revista Psychology and Aging, os games que mantêm os jogadores alertas ajudam principalmente adultos a exercitar a mente e aprimorar o raciocínio."

"Chip do sexo" implantado no cérebro daria prazer

via Terra

Cientistas estão desenvolvendo um 'chip do sexo' que poderia ser implantado no cérebro para estimular o prazer.

A tecnologia já é usada nos Estados Unidos como tratamento para o mal de Parkinson, noticiou o jornal britânico Telegraph.

Pesquisadores da Universidade de Oxford descobriram recentemente que uma parte do cérebro conhecida como córtex órbito-frontal, associada com o sentimento de prazer causado por sexo e comida, pode ser um "novo alvo de estímulo", segundo artigo publicado na revista Nature Reviews Neuroscience. [Leia+]

Segundo o Telegraph, os cientistas dizem que o aperfeiçoamento da tecnologia permitirá o estímulo de muitas outras áreas, será mais sutil e dará ao usuário a possibilidade de ligar e desligar o chip conforme desejar.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Buraco gigante é descoberto em campo magnético da Terra

via G1

Os satélites da missão espacial Themis, lançados em 2007, descobriram um grande buraco no campo magnético da Terra.

Segundo os cientistas da Nasa, a agência espacial americana, a abertura é dez vezes maior do que a esperada, e o buraco é quatro vezes mais amplo do que a Terra e sete vezes maior do que o diâmetro terrestre.

O campo magnético da Terra, também conhecido como magnetosfera, é uma espécie de bolha magnética que circunda o planeta e protege a superfície terrestre das partículas carregadas pelo vento solar.

Os cientistas explicam que o vento solar carregado de partículas "abre" o buraco na magnetosfera da mesma forma como um polvo envolve um objeto com seus tentáculos - um processo conhecido como "reconexão magnética". [Leia+]

"Quando um número grande de partículas atravessa o campo magnético terrestre, isso pode provocar tempestades solares, causadas pela liberação das partículas, e também tempestades magnéticas, que podem sobrecarregar cabos de energia com excesso de corrente elétrica e causar apagões."

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Descobertas novas espécies de dinossauro no Saara

via Terra - Paleontologia

Cientistas descobriram duas novas espécies de dinossauro, com cerca de 100 milhões de anos, durante uma expedição no deserto do Saara, na África, divulgou a Universidade de Portsmouth, no Reino Unido.

Os fósseis seriam de uma desconhecida espécie de saurópode, dinossauro vegetariano de grandes proporções, e uma nova espécie de pterossauro, primeiros répteis a conseguir voar. As informações são da agência EFE.

Os esqueletos foram encontrados no Marrocos, perto da fronteira com a Argélia, por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Portsmouth, da University College de Dublin, na Irlanda, e da Universidade Hassan II de Casablanca, na capital marroquina. [Leia+]

"Segundo os arqueólogos, o achado é um dos "mais apaixonantes que a paleontologia já viu na África nos últimos 50 anos."

Twingly divulga ranking com os 100 blogs mais populares em 12 idiomas

via IDG Now!

O buscador Twingly.com divulgou, nesta terça-feira (16/12), o ranking dos 100 blogs mais populares em 12 idiomas, batizado de Twingly Top 100.

A liderança para a categoria “todos os idiomas” ficou com o blog de tecnologia TechCrunch - que também venceu na língua inglesa.

Em português, o líder foi o blog Sedentário & Hiperativo, seguido pelo Pensar Enlouquece, Pense Nisso. O terceiro lugar ficou com o Brainstorm #9.. [Leia+]

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Rápida capacidade evolutiva explica invulnerabilidade do vírus da Aids

via Folha Online
da Efe, em Washington

A rápida evolução do vírus HIV, causador da Aids, é o principal fator de seu caráter letal e dos problemas para combatê-lo, comprovou um estudo publicado nesta quinta-feira (11) pela revista 'PLoS Computational Biology'.

Segundo a pesquisa, apenas um vírus basta para iniciar a infecção. Após a infecção, em pouco tempo o paciente hospeda milhares de versões do mesmo vírus, todas elas diferentes e em concorrência para infectar as células.

O estudo acrescentou que a rápida e especial evolução do vírus em cada paciente é o que permite ao HIV desenvolver resistência às drogas antivirais.

'Em cada paciente se acumula uma enorme diversidade do HIV e essa é a razão pela qual é um vírus tão poderoso', indicou Ha Youn Lee, professor da Universidade de Rochester e autor do estudo. [Leia+]

"Mesmo uma pessoa que viveu uma década ou mais com o vírus em algum momento sofre um enfraquecimento de seu sistema de defesas. É nesse momento que o vírus evolui. É um processo muito dinâmico"

Mutação de gene reduz risco de doenças cardiovasculares, diz estudo

via Folha Online
da France Presse, em Washington

A mutação de um gene observada na comunidade amish leva a uma queda substancial do nível de gordura no sangue, o que diminui os riscos de doenças cardiovasculares, afirma um estudo publicado nesta quinta-feira (11) pela revista 'Science'.

'Descobrimos que 5% da população amish apresenta uma mutação de um gene que acelera a eliminação de triglicerídeos, partículas de gordura presentes no sangue, que são fatores de doenças cardiovasculares, como o infarto, afirma o pesquisador Toni I. Pollin, professor na Escola de Medicina de Maryland.

Mais de 800 pessoas da comunidade amish do condado de Lancaster (Pensilvânia) participaram do estudo, financiado pelo Instituto Nacional do Coração, Pulmões e Sangue. [Leia+]

"Os amish são um movimento protestante pacifista que se mantém, voluntariamente, afastado de qualquer progresso. Hoje, a comunidade conta com algo em torno de 200 mil membros nos EUA, distribuídos por cerca de 20 Estados."

Astrônomo diz que Jesus pode ter nascido em junho

via Terra [Astronomia]

Uma pesquisa realizada por um astrônomo australiano sugere que Jesus Cristo teria nascido no dia 17 de junho e não em 25 de dezembro.

De acordo com Dave Reneke, a "estrela de Natal" que, segundo a Bíblia, teria guiado os Três Reis Magos até a Manjedoura, em Belém, não apenas teria aparecido no céu seis meses mais cedo, como também dois anos antes do que se pensava.

Estudos anteriores já haviam levantado a hipótese de que o nascimento teria ocorrido entre os anos 3 a.C e 1 d.C.

O astrônomo explica que a conclusão é fruto do mapeamento dos corpos celestes da época em que Jesus nasceu. O rastreamento foi possível a partir de um software que permite rever o posicionamento de estrelas e planetas há milhares de anos. [Leia+]


"Quando misturamos ciência e religião há a sempre a chance de chatear as pessoas. Neste caso, esses resultados podem servir para reforçar a fé, porque mostra que realmente havia um grande objeto brilhante no céu no momento certo."

Telescópio de raios-X permite observação de imagens inéditas do universo



via
Terra

Imagens inéditas, divulgadas nesta semana pela Nasa, mostram pela primeira vez - com detalhes - a região de 30 Doradus, uma das maiores áreas de formação de grandes estrelas na Grande Nuvem de Magalhães, próxima à Via Láctea.

As imagens foram captadas pelo observatório de raios-X Chandra, que abriga o mais potente telescópio de raios-X do mundo.

O supertelescópio Chandra tem uma resolução oito vezes maior e pode detectar fontes de luz 20 vezes mais fracas do que o maior telescópio anterior. [Leia+]


"A nebulosa está a cerca de 160 mil anos-luz da Terra, ao sul da constelação de Dorado. Ela tem uma dimensão de 800 anos luz de largura."

Cientistas japoneses estudam a transformação de sonhos em imagens de TV

via Folha Online

Transformar nossos sonhos em imagens de televisão é o objetivo de um grupo de pesquisadores japoneses, que criou uma nova técnica de análise cerebral, revelaram cientistas na quinta-feira (11).

Uma equipe do laboratório japonês de neurologia ATR, dirigido por Yukiyasu Kamitani, afirma ter conseguido, 'pela primeira vez no mundo, recriar em imagens o conteúdo de percepções cerebrais complexas'. [Leia+]

"Se um dia conseguirmos reproduzir em imagens os sinais que atravessam nossos neurônios, poderemos, talvez, ver nossos sonhos e pensamentos em uma TV, como se fossem filmes ou programas de televisão"

Disco transparente tem capacidade para 500 GB de dados



via
G1

A Pioneer apresentou no Japão, nesta semana, um disco transparente com capacidade para armazenar 500 GB de dados. Ainda não há informações sobre data de lançamento e preço do produto, que ainda é um protótipo. [Leia+]

"Seu espaço de armazenamento equivale ao de 714 CDs, 106 DVDs (4,7 GB cada) ou 20 discos Blu-ray (25 GB cada)."

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Cientistas criam linha de produção de 'pele artificial'

via BBCBrasil

Cientistas da Alemanha anunciaram ter desenvolvido um processo totalmente automatizado e mais barato para melhorar a produção de pele artificial a partir de uma amostra de pele humana. [Leia+]

"O tecido criado também poderá ser usado para testar produtos químicos a um custo mais baixo e sem o uso de animais, além de transplantes de pele para humanos."

Célula-tronco cura problema renal em ratos

via Estado

Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) conseguiram curar insuficiência renal aguda em ratos com injeções de células-tronco da medula óssea.

Segundo o nefrologista Nestor Schor, que coordena a pesquisa, há uma perspectiva real de que a técnica possa funcionar também em seres humanos - apesar de que ainda são necessários vários anos de pesquisa com animais para garantir a segurança do processo.

Os resultados são impressionantes, afirma Schor. Os experimentos começaram há cerca de um ano e meio, dentro da tese de doutorado da pesquisadora Luciana Reis.

A equipe trabalha com dois modelos de insuficiência renal aguda em ratos: um induzido pelo antibiótico gentamicina (muito usado no tratamento de infecções severas) e outro, induzido por uma toxina da bactéria Escherichia coli, que causa infecções em seres humanos. [Leia+]

"Todos os animais tratados com células-tronco tiveram “melhora significativa” das funções renais, com reversão do quadro de insuficiência, segundo Schor. Em seres humanos seria o suficiente para tirar um paciente da diálise, por exemplo."

Detecção de vapor d'água em planeta anima busca por vida fora da Terra



via
G1

A astronomia é capaz de coisas incríveis. Os cientistas mal conseguem enxergar com seus telescópios estes planetas que giram ao redor de estrelas distantes.

Mas em compensação já estão conseguindo até dizer que componentes existem em sua atmosfera. E duas detecções muito importantes acabam de ser feitas cientistas encontraram gás carbônico e, melhor ainda, vapor d'água, num mundo a 63 anos-luz daqui.

E que forma de vida pode viver sem água? Vapor d'água é um importantíssimo sinal a ser buscado na atmosfera de outro mundo. Outros gases, como metano e gás carbônico, também podem denunciar atividade biológica mas não necessariamente.

Enfim, se um astrônomo ET olhasse para a Terra e detectasse os componentes de sua atmosfera, poderia dizer com certeza que há criaturas fazendo fotossíntese e produzindo oxigênio regularmente no planeta. [Leia+]

"Nos casos em que ocorrem esses chamados "trânsitos", os astrônomos podem usar um truque para identificar a luz vinda do planeta. Monitoram a luz vinda da estrela quando o planeta não está à frente dela e depois comparam com a luz vinda quando planeta e estrela estão juntos. Com isso, conseguem subtrair exatamente a parte que pode ser atribuída à estrela. O que sobra, naturalmente, veio do planeta."

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Cérebro de pobre funciona pior?

via Folha Online

Neurocientistas da Universidade da Califórnia mediram a atividade cerebral de crianças pobres, submetidas a testes de lógica, em comparação com a de crianças ricas.

Resultado: a região do córtex pré-frontal, relevante para solução de problemas, funciona pior entre os mais pobres o detalhamento dessa pesquisa está no www.dimenstein.com.br. [Leia+]

"Os pesquisadores comentam que o problema não é necessariamente a pobreza, mas a falta de estímulos (livros, brincadeiras, museus, exposições) que as crianças sofrem em suas casas. E, com isso, deixam de desenvolver uma área do cérebro decisiva para que prosperem na escola e, mais tarde, no trabalho. "

Primeiro transístor supercondutor promete revolucionar PCs



via
Inovação Tecnológica

Pesquisadores suíços criaram uma versão supercondutora de um transístor de efeito de campo, conhecido como FET (Field Effect Transistor), um dos principais elementos de toda a eletrônica digital.

A equipe do professor Andrea Caviglia cresceu um cristal individual contendo dois segmentos separados, cada um formado por um óxido metálico diferente - um segmento de titanato de estrôncio e o outro de aluminato de lantânio.

Na interface entre esses dois segmentos, os cientistas observaram uma camada de elétrons livres, capazes de fluir sem resistência, o que caracteriza um material supercondutor.

Agora eles descobriram como ligar e desligar esse comportamento supercondutor na interface do seu cristal por meio da aplicação de uma corrente elétrica. O resultado é a primeira versão de um transístor supercondutor. [Leia+]

"Como os materiais de que os eletrodos dos transistores atuais são feitos não são condutores elétricos perfeitos, quando a corrente elétrica flui através deles uma grande se perde na forma de calor - certamente um dos maiores entraves atuais à fabricação de processadores mais velozes."

Molécula essencial à vida é encontrada a 26.000 anos-luz da Terra



via
Inovação Tecnológica

Cientistas detectaram uma molécula de açúcar a 26.000 anos-luz da Terra em uma região de nossa Galáxia onde pode haver planetas habitáveis. Esta molécula orgânica está diretamente ligada à origem da vida.

A descoberta foi feita por um grupo internacional de cientistas por meio do radiotelescópio IRAM, localizado na França. A região onde foram detectados os sinais da molécula de açúcar é um verdadeiro berço de estrelas, com variados processos de formação de novos corpos celestes. [Leia+]

"Esta é uma descoberta importante porque é a primeira vez que um glicoaldeído, um açúcar básico, foi detectado em uma região de formação de estrelas, onde podem existir planetas que podem potencialmente abrigar a vida."

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Pedestres geram energia para lâmpadas de Natal em Tóquio



via
Terra

A estação de trem Shibuya, em Tóquio, ganhou uma instalação especial para o Natal que usa os passos dos pedestres para gerar eletricidade.

Uma esteira "piezelétrica" alimenta pequenas luzes natalinas e um placar de LEDs que mostra o total de eletricidade gerada.

A superfície tem 90 cm² e gera 0,5 W com duas pisadas de uma pessoa de 60 kg. A instalação fica lá até o Natal.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Peixes ensinam como gerar eletricidade em águas calmas



via
Inovação Tecnológica

Quase toda a energia elétrica produzida no Brasil vem das hidroelétricas, que usam o desnível naturalmente encontrado em regiões de quedas d'água, usando a energia cinética da água represada para girar as turbinas que produzem a eletricidade.

Agora, cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, descobriram uma nova tecnologia para gerar eletricidade a partir de correntes de água que se movem lentamente, como os rios em regiões sem cachoeiras ou mesmo o movimento dos oceanos.

O equipamento, batizado de Vivace, é capaz de gerar eletricidade utilizando cursos de água que se movimentam a pouco mais de 3 km/h (2 nós). Isso transformaria praticamente todos os rios do planeta em fontes exploráveis para a geração de energia.

Vivace é uma sigla para Vortex Induced Vibrations for Aquatic Clean Energy. A idéia nasceu da observação dos peixes e de como eles lidam com as turbulências para se movimentar de forma eficiente. Essa nova forma de exploração da energia hidrocinética não depende de ondas, marés, turbinas e nem represas - apenas das vibrações induzidas pelos redemoinhos. [Leia+]

"Não há uma solução única para as necessidades de energia do mundo. Mas se nós usarmos apenas 0,1 por cento da energia dos oceanos, nós poderemos produzir a energia necessária para uma população de 15 bilhões de pessoas."

Uso de sonda fluorescente pode melhorar estudo do câncer

via Folha Online

O uso de sondas fluorescentes permite captar imagens de células cancerígenas vivas sem interferir nas saudáveis, algo muito útil para o estudo e diagnóstico da doença, segundo um artigo publicado hoje pela revista científica britânica 'Nature Medicine'.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tóquio, liderada por Yasuteru Urano, conseguiu, graças a uma sonda fluorescente, obter imagens altamente específicas nas quais as células cancerígenas vivas se destacavam das sãs. [Leia+]

"Os cientistas asseguraram que esta técnica pode ser desenvolvida para conseguir imagens fluorescentes das células de diferentes tumores, sempre e quando for possível unir a sonda às moléculas que estão na superfície celular e são captadas pelos lisossomos."

Cientistas estão perto de desvendar mistérios do genoma


Terra - Biotecnologia

Um catálogo quase completo de variações genéticas humanas poderia ser disponibilizado até o fim de 2009, graças ao grande projeto de seqüenciamento do genoma que inclui parceiros acadêmicos e industriais ao redor do mundo.

Ao anunciar a conclusão da fase piloto do projeto 1000 Genomes, o co-chefe David Altshuler disse recentemente que já foram catalogadas 3,8 trilhões de bases de seqüências - aproximadamente mil vezes o número encontrado em um genoma humano.

Em discurso no encontro anual da Sociedade Americana de Genética Humana na Filadélfia, Pensilvânia, Altshuler afirmou que os dados deverão ser depositados no GenBank, banco de seqüências genéticas dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, dentro dos próximos dois meses. Mas isso é apenas cerca de um décimo dos dados totais que o projeto almeja coletar até sua conclusão. [Leia+]

"A iniciativa de seqüenciamento vem diretamente dos esforços iniciados nos anos 1990 para seqüenciar o genoma humano. Logo após o anúncio do primeiro esboço do genoma em 2000, surgiu uma iniciativa para mapear todas as variações genéticas comuns entre as pessoas."



Países da Europa oriental rejeitam plano para reduzir poluição

via Terra

O presidente da França e da União Européia (UE), Nicolas Sarkozy, fracassou em sua tentativa de convencer neste sábado líderes de países da União Européia que pertenciam ao bloco comunista a aderirem a um plano do bloco para redução das emissões de poluentes que provocam o efeito estufa.

Em um encontro com líderes de nove países da Europa oriental, Sarkozy ouviu deles que o plano, que prevê uma redução em 20% das emissões da UE até 2020, ignora a dependência que esses países ainda têm da queima de carvão para produzir energia - o que libera poluentes na atmosfera.

Os líderes também argumentaram que a proposta não leva em conta que esses países são mais pobres que outros que integram o bloco.

O plano proposto pela França que enfrenta resistência dos países do antigo bloco comunista se concentra em três áreas: corte nas emissões de poluentes, ampliação do uso de fontes renováveis de energia e aumento da economia no uso da energia. [Leia+]

"O encontro em Gdansk ocorreu paralelamente a outra reunião que vem acontecendo na cidade polonesa de Poznan, em que representantes de dezenas de países negociam um novo acordo global para substituir o protocolo de Kyoto de redução dos gases do efeito estufa, que expira em 2012."

Orcas procuram seus peixes favoritos por sonar



via
Terra - Pesquisas

As baleias assassinas podem usar seu sonar natural para encontrar seus peixes favoritos à distância, sugere um novo estudo.

Pesquisas anteriores haviam revelado que algumas baleias assassinas nas costas da Colúmbia Britânica e do Estado de Washington possuíam uma habilidade incomum para encontrar o salmão-real, mesmo nos meses em que a quantidade de outras espécies de salmão, como o salmão-prateado e o salmão-vermelho, era superior à do real.

'O salmão-real possui uma concentração mais alta de gordura do que qualquer outra espécie de salmão e aparentemente as baleias assassinas gostam disso,' diz o co-autor do estudo Whitlow Au, especialista em bioacústica do Instituto de Biologia Marinha do Havaí.

Em pesquisa detalhada recentemente no encontro anual da Sociedade Acústica da América, em Miami, Flórida, a equipe descobriu que cada espécie de salmão possui um padrão de eco único, baseado nos diferentes tamanhos e formas de suas bexigas natatórias.

A nova descoberta é mais uma evidência dos usos múltiplos do sonar que alguns animais marinhos desenvolveram, disse John Ford, chefe do Programa de Pesquisa de Cetáceos da Estação Biológica do Pacífico, no Canadá. [Leia+]

"Como outros golfinhos e baleias, as baleias assassinas, ou orcas, emitem sons de alta freqüência que refletem quando as ondas sonoras batem em um objeto. Os animais usam a informação do sonar para se localizarem, pescarem e se comunicarem nas águas turvas."

Francês diz ter encontrado cura para o alcoolismo



via
BBCBrasil

Um médico lançou uma polêmica na França ao alegar em um livro que pode ter descoberto a cura para o alcoolismo.

Olivier Ameisen, um dos mais conceituados cardiologistas do país, alega que ele mesmo conseguiu abandonar o vício usando uma droga hoje receitada para relaxar os músculos chamada baclofen.

O livro em que narra sua experiência, Le Derrier Verre (“O Último Copo”, em tradução livre) ele pede para que cientistas façam testes clínicos para provar que o baclofen elimina o desejo de beber.

A popularização do livro por meio da imprensa francesa levou muitos alcoólatras a buscarem o mesmo tratamento, e alguns médicos de fato revelaram que seus pacientes tiveram sucesso ao usar a droga contra o alcoolismo.

Mas outros especialistas mantêm o ceticismo, advertindo para o perigo por trás das chamadas “curas milagrosas”. [Leia+]

“Eu detestava o gosto do álcool. Mas eu precisava de seus efeitos para existir em sociedade”

Meteoritos contribuíram para origem da vida na Terra, diz estudo

via Folha Online

Os impactos de meteoritos nos oceanos da Terra podem ter sido os causadoras da formação de complexas moléculas orgânicas que mais tarde originaram a vida, segundo um artigo publicado neste domingo pela revista científica britânica 'Nature Geoscience'.

Uma equipe pesquisadora da Universidade de Tohoku, no Japão, explica que os impactos desses corpos sobre os mares primitivos, muito freqüentes na época, podem ter gerado alguma das complexas moléculas orgânicas necessárias para a vida. [Leia+]

"A partir desse ponto, os cientistas concluem que os impactos de meteoritos nas massas de água da Terra primitiva podem ter contribuído para a criação de moléculas orgânicas complexas que formaram as bases da vida."

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Pesquisadores da Universidade de Yale descobriram como fótons podem impulsionar nanomáquinas

via Inovação Tecnológica

Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, descobriram como domar a força dos fótons, as partículas elementares da luz, e utilizá-los para impulsionar máquinas. Mais especificamente, nanomáquinas.

Pesquisadores vêm tentando há muito tempo usar a força do vento solar para impulsionar naves espaciais. Mesmo sendo uma força tão pequena que é difícil medi-la, os cientistas acreditam que ela pode ser suficiente para impulsionar as naves no ambiente espacial, onde não existe o atrito da atmosfera.

Unindo dois campos emergentes - a nanofotônica e a nanomecânica - a descoberta abre um caminho totalmente nova para a miniaturização de sistemas de processamento e transmissão de dados no interior dos chips de silício.

O experimento demonstra um fato já previsto em várias teorias, mas que até hoje não havia sido comprovado experimentalmente. Os pesquisadores demonstraram que a luz concentrada pode exercer uma força significativa sobre um dispositivo em nanoescala - uma força suficiente para movimentar nanomáquinas construídas no interior de um chip de silício. [Leia+]

"Quando os pesquisadores falam sobre forças ópticas, eles geralmente estão se referindo à pressão radiante que a luz exerce na direção de seu movimento, explica Tang. A nova força que nós estudamos na verdade surge na lateral desse fluxo de luz."

Gel para cultura 3D revoluciona pesquisas com células-tronco



via
Inovação Tecnológica

Cientistas de Cingapura desenvolveram um novo tipo de gel que tem o potencial para revolucionar as culturas celulares tridimensionais (3D), utilizadas em pesquisas biológicas e médicas, principalmente nos estudos de diferenciação das células-tronco.

As culturas de células e tecidos em laboratório representam um dos principais métodos de pesquisas científicas na área biomédica. Contudo, elas são normalmente feitas sobre uma superfície plana de vidro, uma superfície bidimensional, bem diferente da estrutura 3D em que as células vivem no organismo real. [Leia+]

"A cultura celular em uma matriz 3D vai reproduzir melhor as condições reais no corpo em comparação com a cultura 2D tradicional, feita sobre superfícies planas."

Lançada a pedra fundamental do World Wide Grid



via
Inovação Tecnológica

No começo foi a teia - mais conhecida como Web. Agora é a vez da grande rede, que deverá ser conhecida como Grid. Acaba de ser lançada a pedra fundamental do World Wide Grid, ou WWG, para os íntimos.

Usar a internet para acessar o poder de processamento e de armazenamento que for necessário, quando ele se fizer necessário, ainda é um sonho e está há anos de se tornar uma realidade para o usuário comum.

Mas, como aconteceu com a internet em seus primórdios, as instituições de pesquisas já começam a testar os seus princípios e a interligar os recursos de seus supercomputadores para criar um poder de processamento que há alguns anos era visto como coisa de ficção científica. [Leia+]

"Uma série de universidades européias está se preparando para interconectar e compartilhar seus grids, criando uma rede com uma capacidade de processamento e armazenamento sem precedentes."

China e Rússia se unem para enviar sondas a Marte em 2009



via
Terra

China e Rússia vão trabalhar juntas num projeto para enviar duas sondas ao espaço com objetivo de fotografar Marte e uma de suas pequenas luas, em outubro de 2009.

Uma sonda construída por chineses será transportada por um foguete russo, que estará transportando também um satélite da Rússia, informou o jornal Beijing News, citando um chinês que está à frente do projeto.

A sonda chinesa, que recebeu o nome de 'Yinghuo 1', levará 'duas câmeras para tirar fotos de Marte e Phobos (Marte 1 )', disse a reportagem citando Chen Changya, subchefe do projeto. [Leia+]

"Os satélites dos dois países irão viajar juntos por 11 meses, com a sonda chinesa sendo abastecida com energia pela da Rússia, antes de se separarem ao entrarem na órbita de Marte."

Primeiro supercomputador pessoal chega ao mercado britânico



via
Terra

O primeiro supercomputador pessoal do mundo, 250 vezes mais rápido do que um PC comum, foi lançado em Londres na última quinta-feira. Considerado uma revolução tecnológica, o Tesla está sendo vendido no Reino Unido e custa mais de 4 mil libras.

Enquanto supercomputadores comuns consomem milhões de dólares para sua manutenção e são tão grandes que ocupam salas inteiras, o Tesla vai custar entre 4 mil e 8 mil libras e se parece com os PCs tradicionais que temos em casa, segundo informações do site Times Online.

A máquina é equipada com inovadores GPUs (unidades de processamento gráfico) da Nvidia capazes de gerenciar várias tarefas simultaneamente da mesma forma que os tradicionais supercomputadores, informou o jornal inglês Daily Mail. [Leia+]

"O novo supercomputador pode revolucionar pesquisas médicas e científicas. Segundo o Telegraph, cientistas acreditam que a máquina pode ajudar a descobrir a cura para doenças como câncer e malária com mais rapidez do que os métodos tradicionais de pesquisa."

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Ameba gigante gera dúvidas sobre evolução

via Terra

Em expedição de pesquisa ao Mar das Bahamas, em 2007, cientistas fizeram uma descoberta incomum. No leito do oceano, a mais de 600 metros de profundidade, um submersível robotizado registrou imagens em vídeo de 'bolas incolores sem cérebro e olhos', de acordo com Mikhail Maltz, da Universidade do Texas, um dos pesquisadores.

Matz e seus colegas agora descrevem sua descoberta em termos mais científicos, na revista Current Biology: trata-se de uma ameba gigante do genus Gnomia - um envelope transparente de protoplasma com um centro repleto de água que ajuda o organismo a manter a forma esférica.

Muitos cientistas argumentam que organismos multicelulares que têm duas metades simétricas evoluíram antes da explosão câmbrica, a vasta expansão de formas de vida ocorrida 542 milhões de anos atrás. [Leia+]

"Isso complica as coisas para a teoria de lenta evolução no pré-cambriano"

Humanos podem sentir 'cheiro de medo', diz estudo

via G1

É possível sentir o 'cheiro do medo', segundo um estudo da Stony Brook University, nos Estados Unidos, cujo resultado foi publicado nesta semana pela revista 'New Scientist'.

Já foi observada nos animais a capacidade de "passar mensagens" como de perigo ou disponibilidade sexual através de odores, mas ainda se discute se os humanos também têm essa habilidade.

A pesquisa da Stony Brook University foi financiada pela DARPA, o braço de pesquisa do Exército americano, o que chegou a levantar suspeitas de que os militares poderiam estar tentando desenvolver uma arma que espalhasse o pânico nos inimigos, mas o Exército nega qualquer intenção neste sentido, segundo a News Scientist. [Leia+]

"Segundo o psiquiatra Simon Wessely, do Centro de Pesquisa Militar de Saúde do King's College, em Londres, e consultor de saúde para o Exército britânico, a idéia é cientificamente implausível. Ele lembra que estudos anteriores mostram que, para o medo ser efetivo, o contexto é crucial. "

Coleira com GPS evita que cachorro se perca durante passeio



via
G1

Cansado de passar noites procurando por seu cachorro pelas ruas, o ex-bancário Andrew Stuart, da cidade britânica de Harlow, decidiu usar a tecnologia a seu favor. Ele colocou um receptor de GPS, sistema de localização via satélite, na coleira de seu cão.

A idéia se transformou em um produto, que Stuart desenvolveu com um amigo, o engenheiro Jon Bryan. Os dois deixaram seus empregos para criar a empresa Retrieva, responsável por fabricar os localizadores caninos. [Leia+]

"A coleira é à prova d'água, e pode ser desligada quando o cão estiver em casa para economizar bateria. Uma base monitora se o animal se afastar alguns metros da residência, e liga automaticamente o rastreador."

Bebida alcóolica durante a gravidez pode influenciar filhos na adolescência

via G1

Beber, mesmo que seja somente uma dose por semana, pode influenciar o comportamento da criança mais de 15 anos depois.

A pesquisa foi realizada pela Universidade de Minnesota e publicada na última edição da revista “Pediatrics”.

Os cientistas entrevistaram mais de 1500 jovens e seus pais por meio de questionários que permitem diagnosticar problemas de comportamento dos adolescentes.

Com as entrevistas foi possível levantar os hábitos dos pais durante a gravidez como diagnósticos psiquiátricos dos pais, ingestão de álcool, uso de tabaco e drogas ilícitas. [Leia+]

"Os pesquisadores concluíram que o efeito negativo do álcool na gestação é mais importante do que a influência do comportamento familiar durante o crescimento da criança."

Cientista diz que é possível "ver" o tempo



via
Terra

Os poetas há muito discutem como a passagem do tempo é inevitável, inexorável e geralmente melancólica. A mecânica quântica diz que ele é indistinto e verificável por intervalos mínimos nos quais a noção de tempo não faz sentido.

Craig Hogan alega que pode "ver" o tempo no ainda menos explicável ruído de um detector de ondas gravitacionais.

"É potencialmente a coisa mais transformadora na qual eu já trabalhei," afirma Hogan, diretor do Centro de Partículas Astrofísicas do Laboratório Acelerador Nacional Fermi, em Batávia, Illinois. [Leia+]

"Na verdade, é uma chance de acessar experimentalmente o intervalo mínimo de tempo, que pensávamos fora de alcance."

Cientistas criam base para 'vidro autolimpante'

via Terra

Cientistas franceses conseguiram reproduzir a microestrutura de asas de borboletas ou de folhas de lótus - ambas capazes de repelir água com eficiência - para criar um filme que pode ser a base de vidros 'autolimpantes'.

Para reproduzir esse efeito, os cientistas do Centro Nacional Francês para Pesquisas Científicas, em Aubervilliers, criaram uma técnica rápida e barata em que despejam um polímero líquido de silicone sobre uma asa de borboleta ou sobre uma folha de lótus. [Leia+]

"O resultado é um filme ultrafino, de 900 nanômetros de espessura, que pode ser colocado sobre o vidro para recriar a superfície repelente a água."


quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Células-tronco embrionárias geram droga contra esclerose lateral amiotrófica



via
G1

Um grupo de cientistas nos EUA, com marcante participação brasileira, está demonstrando o imenso potencial existente nas células-tronco embrionárias para desenvolver tratamentos para doenças hoje incuráveis.

E o resultado imediato é uma nova droga possivelmente a primeira derivada de pesquisas desse tipo que pode vir a ser esperança para pessoas que sofrem de esclerose lateral amiotrófica. [Leia+]

"Trata-se de uma enfermidade degenerativa que mata em pouquíssimo tempo ou uns poucos anos. Os que possuem a doença passam por fases crescentes de debilidade motora, conforme o sistema nervoso começa a falhar."

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Descoberta molécula que pode ajuda em cura de doenças neurodegenerativas

via O Globo

Cientistas de vários países descobriram que a molécula Wnt3, secretada por neurônios motores, ajuda a fortalecer as conexões neuromusculares, possibilitando, assim, a cura de algumas doenças degenerativas do sistema nervoso, disse nesta terça-feira Juan Pablo Henríquez, da Universidad de Concepción.

Segundo o especialista, um estudo do qual ele participou constatou que a molécula Wnt3 auxilia outra estrutura, chamada agrina, cuja função é coordenar as conexões entre neurônios e músculos, a permitir o movimento coordenado do esqueleto.

As falhas nas conexões neuromusculares causam doenças neurodegenerativas como esclerose lateral amiotrófica (ELA), a mesma que acomete o cientista britânico Stephen Hawking, e paralisias ocasionadas por traumatismos na medula espinhal. [Leia+]

"Na medida que formos aprendendo como a natureza armou as conexões do sistema nervoso, melhor capacitados estaremos para repará-las quando falharem"

YouTube lança concurso para montar "orquestra colaborativa"

BOL Notícias

Junte vídeos com pessoas, violinos, oboés, harpas e outros instrumentos, edite tudo em um filme e monte a primeira 'primeira orquestra colaborativa on-line'.

Essa é a idéia do YouTube Symphony Orchestra, concurso apresentado nesta terça-feira (2) pelo YouTube para formar uma 'sinfonia colaborativa global'.

Para participar, os músicos devem postar no site do concurso (www.youtube.com.br/symphony) dois vídeos em que toquem um instrumento.

No primeiro, o instrumentista deve apresentar a composição 'Internet Symphony No. 1 'Eroica'', composta pelo maestro chinês Tan Dun, vencedor do Oscar e do Grammy.

A partitura está disponível na página do prêmio. [Leia+]

"Em abril de 2009, os selecionados serão convidados a ir a Nova York para participar de um encontro de três dias com o maestro norte-americano Michael Tilson Thomas e outros artistas. O grupo fará uma apresentação no Carnegie Hall no dia 15 de abril."