quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Cientistas nos EUA criam rato imune a câncer

via BBCBrasil

Pesquisadores americanos da Universidade de Kentucky conseguiram criar em laboratório um rato que é imune a diversos tipos de câncer.

O animal, geneticamente modificado, produz uma proteína que ataca as células cancerosas, mas não afeta os tecidos saudáveis.

O princípio poderia ser usado para criar tratamentos que poupem pessoas com câncer dos efeitos colaterais geralmente associados à quimioterapia e à radioterapia, como dores, enjôos e perda de cabelo.

"Estávamos interessados em procurar uma molécula que matasse as células de câncer e não as células normais, mas que também não fosse tóxica no sentido de causar efeitos colaterais em todo o organismo", disse o pesquisador Vivek Rangnekar.

"Estamos pensando nisso como uma solução holística que não só acabaria com o tumor, mas não prejudicaria o corpo como um todo. Antes deste estudo, publicamos vários trabalhos indicando que na cultura de células não havia a destruição de células normais.

Essa é a prova de que (o gene) não mata células normais, já que o rato está vivo e saudável."

Os autores do estudo, que foi publicado na revista científica Cancer Research, acreditam que pode ser possível adaptar o método para humanos introduzindo o gene que produz a proteína no corpo através de um transplante de medula.

"Se você olhar a dor que os pacientes de câncer têm de enfrentar, não apenas por causa da doença, mas por causa do tratamento - é uma tortura.

Se você puder tratar o câncer e não prejudicar o paciente, é um enorme avanço. Isso é o que está acontecendo com esses animais e eu acho isso maravilhoso", afirmou o professor Rangnekar.

Os pesquisadores admitem, no entanto, que ainda há muito trabalho pela frente e que o desenvolvimento do novo tratamento ainda pode levar dez anos.

Rolls-Royce anuncia versão exclusiva do luxuoso Phantom

via Interpress Motor



A Rolls-Royce aproveitou o Salão de Dubai (Emirados Árabes) para anunciar o lançamento de uma edição limitada do já exclusivo sedã Phantom.

Chamada Tungsten, ela trará diversas soluções adotadas no carro-conceito 101 EX, apresentado no Salão de Genebra de 2006. A começar pela pintura especial denominada 'Xirallic', que aparece pela primeira vez em um dos carros de linha da marca.

Também terá capô de alumínio escovado, similar ao usado no Drophead Coupé, e rodas com 21 polegadas. Um par de escapamentos cromados de aço inoxidável completam o pacote esportivo do modelo.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Google quer gerar eletricidade com fontes mais baratas que carvão

via IDG Now!

O Google tem uma nova iniciativa para gerar eletricidade a partir de fontes renováveis de energia, gastando menos do que geração baseada em carvão, anunciou a empresa nesta terça-feira (27/11).

O Google espera gastar, em 2008, dezenas de milhões com pesquisa, desenvolvimento e investimentos relacionados em energia renovável. A empresa anuncia, como parte deste processo, investimento de milhões de dólares em projetos que geram retornos positivos, como em iniciativas voltadas a veículos elétricos.

O co-fundador do Google, Larry Page, aponta que a empresa tem interesse em desenvolver outros tipos de tecnologia que tem custo competitivo e benefícios ambientais.

A expectativa do Google é gerar eletricidade com custo abaixo de produção a partir do carvão em alguns anos, o que reduziria substantivamente a emissão de gases no meio ambiente.

Entre os esforços da companhia, o Google anunciou, este ano, que pretende ser neutro em emissões de carbono até o fim deste ano.

O Google.org já está trabalhando com duas empresas que tem tecnologias de energia escaláveis, a eSolar - especializada em energia termal solar - e a Makani Power - que extrai energia de grandes altitudes de vento.

EUA celebram "Cyber Monday" com US$ 700 mi em compras pela rede

via Folha Online

da Efe, em San Francisco

Estima-se que tenham sido gastos ontem (26) mais de US$ 700 milhões em compras pela internet, numa data conhecida como 'Cyber Monday'.

A data estimula que internautas busquem ofertas no comércio virtual e já virou tradição nos EUA. O 'Cyber Monday' algo como 'segunda-feira cibernética' ou 'ciber-segunda-feira', é realizado na segunda-feira após o fim de semana de Ação de Graças.

Há alguns anos os americanos começaram a aproveitar a segunda-feira de volta ao escritório para se conectar à internet e adquirir tudo aquilo que não tinham encontrado durante o final de semana, e assim nasceu o 'Cyber Monday'.

Batizado deste modo há dois anos pela Federação Nacional Varejista dos EUA, o 'Cyber Monday' é hoje um dos dias do ano com as melhores ofertas na rede de computadores e com maior faturamento das lojas da internet.

Google quer criar serviço de backup online

via VEJA.com

O Google tem planos de criar um serviço pago de armazenamento de dados na internet, segundo informou nesta terça-feira o site do jornal americano The Wall Street Journal.

De acordo com o periódico, a gigante da internet deve em breve oferecer aos internautas a possibilidade de fazer backups online, e acessar arquivos pessoais de qualquer computador.

O WSJ dá conta que o novo serviço deverá ser oferecido dentro de poucos meses. Os computadores do Google poderão armazenar diversos arquivos, como documentos de texto, músicas, vídeos e imagens.

O armazenamento será gratuito, mas uma taxa adicional será cobrada caso o usuário do serviço queira aumentar o espaço disponível. O preço ainda não é conhecido, de acordo com o periódico.

Cientista japonês investiga uma forma de doentes com paralisias poderem jogar Second Life através de ondas cerebrais.

via Exame Informática

O professor Junichi Ushiba, da Keio University, acredita que doentes com paralisia podem controlar um avatar ou gerir um negócio no Second Life, através de elétrodos.

Estes elétrodos medem as alterações elétricas associadas à atividade cerebral.


Os dados recolhidos são processados informaticamente e resultam em comandos dados à personagem do SL, sem ser necessário teclado ou mouse. Nesta fase inicial do projeto, avança a Reuters, ainda se está a tentar descobrir quais os melhores pontos onde colocar os eléctrodos.

Um estudante conta que «é preciso mesmo estar-se concentrado e não pensar em mais nada» A ideia de Ushiba é melhorar a vida das pessoas paralisadas por doença ou ferimentos, dando-lhes a hipótese de fazerem compras, encontrarem-se com outras pessoas, entre outras atividades. Prevê-se que chegue ao público no próximo ano.

Nasa lança novo mapa de imagens de satélite da Antártida

via Estadao




Novo mosaico é formado por fotos do continente gelado feitas do espaço ao longo de três anos

Uma equipe de pesquisadores dos EUA e Reino Unido apresenta nesta segunda-feira, 27, um novo mapa da Antártida que, esperam, revolucionará as pesquisas sobre o continente gelado.

O mapa, chamado Landsat Image Mosaic of Antarctica (Lima) foi montado a partir de imagens de satélite praticamente sem nuvens, capturadas pelo satélite Landsat 7.

Com definição suficiente para distinguir características na superfície "do tamanho de uma quadra de basquete", segundo nota da Nasa. O mosaico pretende ser a visão mais precisa da geografia da Antártida já produzida.

A Nasa espera que cientistas usem o mapa para planejar suas expedições, prevendo diferenças de elevação e terreno, e a classificar melhor as diversas formações geológicas do continente.

O mapa foi construído com imagens obtidas ao longo de três anos de observações, e está disponível para o público em um portal na internet.

Apple abre o iPhone

via Exame Informática

A Apple vai lançar brevemente um kit de desenvolvimento de programas, para que outros fabricantes possam criar aplicações para o iPhone.

Até agora, apenas parceiros de confiança como o Google podiam criar aplicações para o smartphone da Apple. Agora, Steve Jobs prepara-se para abrir o iPhone para outros fabricantes disponibilizando um kit para desenvolvimento de software.

As expectativas são muito altas, da parte da empresa. Greg Joswiak, vice-presidente do marketing da Apple, acredita que «a interface táctil, que corre com o OS X por baixo é uma plataforma inacreditável para os fabricantes».

Para garantir que não há código malicioso criado através deste kit, a Apple vai exigir uma assinatura digital, que identifique o criador, assegura a PC Pro.

Ainda não se sabe como é que os utilizadores vão ter acesso às aplicações criadas por outros fabricantes, mas tudo leva a crer que seja através do iTunes, deixando a Apple controlar perfeitamente o que é descarregado para os terminais móveis.

Firefox corrige falha descoberta em fevereiro no Firefox 2.0.0.10

via PC WORLD

A Mozilla divulgou uma atualização do seu navegador Firefox nesta terça-feira (26/11), consertando uma falha amplamente divulgada no software de código aberto.

A versão 2.0.0.10 corrige diversos problemas de corrupção de memória que davam problema no Firefox e uma vulnerabilidade que permitiria ataques do tipo cross-site dando acesso originalmente não autorizado à reprodução de páginas originais para fins maliciosos.

Mas a correção mais antecipada nesta versão corrige um problema na maneira como o Firefox processa arquivos que estão comprimidos usando o formato ".jar".

O Firefox não chega apropriadamente arquivos do tipo, dando aos crackers uma maneira de ativar ataques do tipo cross-site contra usuários. O bug foi descoberto em fevereiro, mas ganhou ampla atenção no começo de novembro quando pesquisadores de segurança mostraram como poderia ser usado para rodar códigos não autorizados na máquina da vítima.

As falhas que envolvem corrupção de memória podem levar a problemas mais sérios, afirmou a Mozilla no release oficial. "Presumimos que, com bastante esforço, pelo menos algumas delas podem ser exploradas para rodar códigos arbitrários", afirma.

A falha dos arquivos ".jar" representa uma de tantas novas categorias de ameaças que tanto o Firefox como seus rivais começaram a apresentar nos últimos meses. Elas têm relação com a maneira como o browser lida com links especiais que são usados para aplicações, conhecidos como protocolos URI.

Falhas no protocolo URI foram descobertas também no Internet Explorer, da Microsoft, em programas da Adobe e no Picasa, do Google.

Combate a efeito estufa custará US$ 86 bi, prevê ONU

via A TARDE

Secas, enchentes e outras catástrofes ambientais provocarão fome entre crianças e as privarão de escolas decentes a não ser que os países ricos ofereçam US$ 86 bilhões em ajuda até 2015 para o combate ao aquecimento global, advertiu hoje um painel da Organização das Nações Unidas (ONU).

O governo dos Estados Unidos precisa arcar com US$ 40 bilhões do total, o que 'aumentará a capacidade das pessoas vulneráveis' enfrentarem mudanças climáticas, informa um relatório de quase 400 páginas comissionado pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas.

O Relatório de Desenvolvimento Humano vem à tona apenas uma semana antes de líderes mundiais se reunirem na Indonésia para negociar um tratado ambiental para substituir o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012.

O documento prevê que a quantia é necessária para estabilizar as emissões de dióxido de carbono e outros gases causadores do efeito estufa até 2015, e a partir de então provocar uma queda.

Sem esse dinheiro, prevê o painel, um mundo mais quente "pode paralisar (o crescimento) e então reverter o desenvolvimento humano" nos países onde atualmente 2,6 bilhões de pessoas vivem com o equivalente a menos de US$ 2 por dia.

Segundo o documento, em geral, os países desenvolvidos não estão conseguindo cumprir as metas de redução da emissão de poluentes estabelecidas pelo Protocolo de Kyoto, assinado em 1997. [Leia+]

Principais vítimas do aquecimento global serão os países em desenvolvimento e os pobres, diz Pnud

via O Globo Online

O aquecimento global ameaça todo o planeta, mas as principais vítimas a curto prazo serão os países em desenvolvimento e a população pobre.

Pior: secas, inundações e tempestades causadas pelas mudanças climáticas poderão reverter avanços na educação, na saúde e na redução da miséria e da desnutrição, com conseqüências 'apocalípticas' entre as nações mais atrasadas.

O alerta está no 'Relatório de Desenvolvimento Humano 2007 A luta contra a mudança climática: solidariedade num mundo dividido', cujo lançamento mundial ocorre neste momento no Palácio do Planalto.

O estudo diz que o eventual fracasso da humanidade em conter o aquecimento global deixará a parcela dos 40% mais pobres do mundo cerca de 2,6 bilhões de pessoas que vivem com menos de US$ 2 por dia numa situação ainda mais vulnerável.

As perdas de produtividade agrícola poderão aumentar em 600 milhões o número de subnutridos nas próximas décadas, em todo o planeta.


Se nada for feito, por exemplo, em 2080 as perdas podem chegar a 26% da quantidade de alimentos disponível na África Subsaariana, a região mais pobre do planeta.

Site de reeitas em vídeo

via O Velho




Como no YouTube, no FoodTube dá para criar canais, favoritos, etc.

Fundador do Weather Channel diz que "Aquecimento Global" é a maior fraude da história

via Mídia Sem Máscara

John Coleman, fundador da TV a cabo The Weather Channel, deu início a uma série de matérias curtas tentando explicar por que não vê fundamento científico no Aquecimento Global.

por Gerson Faria
Traduzido e adaptado
exclusivamente para o MSM


O fenômeno “aquecimento global” devido a fatores humanos parece estar ocorrendo de fato. Não na natureza, e sim no debate público em torno ao assunto. No último dia 11, John Coleman, fundador da TV a cabo The Weather Channel e atualmente meteorologista da Kusi News, de San Diego, deu início a uma série de matérias curtas tentando explicar por que ele não vê fundamento científico no Aquecimento Global.

Coleman não foi o primeiro a se levantar contra a fraude. Vários outros cientistas já se manifestaram contrários ao caráter político, não científico e totalitário, criados e mantidos pela ONU e congêneres. Críticos inclusive participantes do próprio IPCC da ONU. Talvez o melhor documentário até hoje realizado trazendo com pormenores esse assunto é “TheGreat Global Warming Swindle” (http://www.greatglobalwarmingswindle.co.uk), que fornece qualidade ao debate, sem a necessidade de prêmios da Academia e nobéis.

Cientistas não precisam de prêmios e nem de reconhecimento público. Por mais que se queira negar, apenas um cientista pode estar mais certo do que outros 200 ou 2000. A categoria “democracia” não se aplica à busca da verdade. A voz do povo não é a voz da ciência e muito menos de Deus. E quem precisa desse tipo de compensação de massas são os atores e personalidades políticas. É claro que o meio científico pode se tornar refém de verbas públicas e de projetos políticos e por esses se direcionar. Mas não a ciência em si.

Um dos maiores físicos da história, Richard Feynman, fugia aos telefonemas dos suecos, quando de sua premiação ao Nobel. E nunca teve a pretensão de explicar seus diagramas ao mundo, prometendo a salvação. Feynman foi um cientista de fato.

Mas há um outro ponto mais prosaico que sempre escapa à crítica. Os cientistas que, com base na realidade dos dados da natureza e sua dinâmica, rejeitam a hipótese de aquecimento global antropogênico, normalmente são difamados ao estilo leninista, perseguidos e tachados de “negacionistas” (http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=5592), de “receber dinheiro da indústria do petróleo” e outros. Já Al Gore, que é abertamente um investidor no eco-negócio com sua empresa Generation Investment Management, e de fato ganha dinheiro com a histeria ecológica, é poupado. E, como bom político, não tem pudores de, conhecendo tanto de meteorologia quanto Britney Spears de cardiologia, sair propagando retoricamente pseudoteses comprovadamente furadas. Científico isso não é, mas pode ser até democrático, ou seja, opinar mesmo sem ter conhecimento nenhum do assunto, bastando a existência de uma platéia.

Mas a voz de Coleman parece vir em boa hora. Ele é um experiente homem da TV e daí talvez sua linha argumentativa seja mais palatável ao público do que os gráficos de correlação usuais dos cientistas sérios e da retórica de salvação-danação dos falsos profetas.

Eis a íntegra de seu libelo:

“Esta é a maior fraude da história. Estou perplexo, horrorizado e extremamente ofendido por isso. Aquecimento Global: isso é uma FRAUDE. Alguns cientistas covardes com motivações políticas e ambientalistas manipularam dados científicos de longa duração para criar uma ilusão de aquecimento global acelerado. Outros cientistas do mesmo tipo, do ambientalismo lunático, pularam para dentro do círculo para apoiar e ampliar a ‘pesquisa’ para avançar na reivindicação totalmente direcionada e fraudulenta do aquecimento global. Seus amigos no governo direcionaram imensas verbas para pesquisa, de modo a manter ativo o movimento. Logo clamaram ser um consenso.

Extremistas ambientais, notáveis políticos entre eles, agruparam-se com filme, mídia e outros jornalistas ambientalistas de esquerda para criar esse cenário ‘científico’ selvagem da civilização, ameaçando as conseqüências do Aquecimento Global a menos que adiramos à sua agenda radical.

Agora, sua ridícula manipulação da ciência foi aceita como fato e se tornou o tema fundamental para a CNN, CBS, NBC, Partido Democrata, Governador da Califórnia, professores e, em muitos casos, cidadãos ambientalmente conscientes e bem informados, porém facilmente enganáveis. A apenas um repórter da ABC foi permitido discordar do frenesi do Aquecimento Global com um segmento de 15 minutos de um documentário.

Eu não me oponho ao ambientalismo. Não me oponho às posições políticas de um ou outro partido. No entanto, Aquecimento Global, i.e., Mudança Climática, não tem nada a ver com ambientalismo ou política. Não é uma religião. Não é algo em que se crer. É ciência: a ciência da meteorologia. Esta é minha área de experiência de uma vida. E estou afirmando que o Aquecimento Global é um não-evento, é uma crise manufaturada e uma fraude total. Digo isso sabendo que provavelmente não acreditará em mim, um mero apresentador do clima na TV, desafiando um Prêmio Nobel, ganhador do Prêmio da Academia e do Emmy e vice-presidente dos EUA. Que assim seja.

Li dezenas de artigos científicos. Conversei com numerosos cientistas. Estudei. Pensei sobre o assunto. Sei que estou certo. Não há uma mudança climática desgovernada. O impacto dos seres humanos no clima não é catastrófico. Nosso planeta não está em perigo. Sou incensado pelo incrível glamour da mídia, pela besteira politicamente correta e pela rude rejeição aos contra-argumentos pelo alto prelado do Aquecimento Global.

Em tempo, daqui a uma década ou duas, essa fraude ultrajante será óbvia. Quando a temperatura aumentar, as geleiras polares derreterem e mesmo assim as enchentes costeiras e supertempestades não ocorrerem como predito, todos perceberão como foram ludibriados. O céu não está caindo. Ciclos naturais e mudanças do clima são tão ou mais responsáveis por qualquer alteração climática (global) que esteja ocorrendo. Acredito de modo convicto que nos próximos vinte anos será tão provável de se ver uma onda de resfriamento como hoje vêem uma de aquecimento.

Pequena entrevista de Coleman à CNN
Blog de John Coleman
Artigo original de Coleman


Cientistas criam plantas resistentes às secas

via Terra

Cientistas americanos e japoneses obtiveram plantas geneticamente modificadas capazes de resistir às piores secas com necessidades ínfimas de água, revelou um estudo divulgado nesta segunda-feira nos Estados Unidos.

A descoberta poderá ter desdobramentos importantes para a produção de alimentos em condições extremas, estimam os autores do estudo.

"Partimos da suposição de que era possível incrementar a tolerância das plantas à pressão da seca atrasando a senescência das folhas, isto é, seu envelhecimento", informaram Rosa Rivero, da Universidade da Califórnia em Davis, e Mikoko Kojima do instituto de investigação japonês Riken de Yokohama, na revista Anais da Academia de Ciências dos Estados Unidos (PNAS) de 4 de dezembro.

Entre os vegetais, a senectude não é uma simples degradação das condições de vida da célula, mas um processo controlado geneticamente. Com efeito, alguns genes se expressam unicamente no momento da decrepitude, fase de amadurecimento da planta até a morte.

"Nossa hipótese é a de que a senectude se deva à ativação de um programa da morte de algumas células. Este programa poderia ser ativado de maneira inapropriada em algumas plantas quando ocorre uma seca. Suprimir este programa poderia permitir, assim, a esses vegetais preparar-se melhor ante a seca", explicaram.

Com base em seus estudos sobre plantas do tabaco geneticamente modificadas, os pesquisadores acrescentaram o gene IPT (isopentenyl transferase), produtor de uma enzima que fabrica um hormônio denominado cytokinin (CK). O cytokinin estimula as folhas a se manterem verdes inclusive em períodos de seca.

Os cientistas afirmam que sua descoberta busca reduzir as perdas agrícolas atribuídas à seca e poderia permitir a produção de alimentos nas regiões onde falta água.

Favela em Belo Horizonte terá internet sem fio gratuita

via Folha Online

A cidade de Belo Horizonte estará completamente coberta por internet banda larga sem fio e gratuita em 2008. É o que planeja o Ministério das Comunicações.

Segundo anúncio do governo na semana passada, já está confirmada a instalação de Wi-Fi na comunidade Vila Cafezal, que será uma das primeiras a receber acesso gratuito a web.

Ela fica situada no Aglomerado da Serra, uma das maiores favelas de Belo Horizonte, onde vivem milhares de famílias sem condições de comprar um computador.

De acordo com o ministério, os computadores das comunidades carentes serão doados por empresas e instalados pela prefeitura. Até a metade de 2008, toda a cidade de Belo Horizonte estará conectada à internet banda larga sem fio, diz o governo.

O Ministério das Comunicações investiu R$ 3,5 milhões e a prefeitura de Belo Horizonte, cerca de R$ 800 mil. Caso o o projeto seja concluído, Belo Horizonte será a primeira metrópole brasileira completamente coberta pela internet sem fio.

GE diz que novo sistema de tomografia reduz radiação

via Reuters

Um novo aparelho de tomografia computadorizada de alta definição, produzido pela GE Healthcare, está produzindo imagens mais claras dos órgãos internos, tecidos e ossos do corpo, e ao mesmo tempo reduzindo a exposição à radiação que pode causar câncer, se comparado a máquinas mais antigas, anunciou a empresa na segunda-feira.

A GE Healthcare, subsidiária da General Electric que fatura 17 bilhões de dólares ao ano, anunciou que seu novo aparelho de tomografia de alta definição está sob revisão das autoridades regulatórias norte-americanas e que a empresa espera lançar o produto em algum momento de 2008.

A GE Healthcare está demonstrando a nova tecnologia na reunião anual da Radiological Society of North America, esta semana, em Chicago.

A tomografia computadorizada usa raios-X para produzir imagens que permitem que os médicos estudem o interior do corpo de um paciente em busca de sinais iniciais de câncer, problemas cardíacos e outras doenças.

Historicamente, a obtenção de imagens de qualidade mais alta sempre exigiu o uso de mais radiação.

A qualidade melhorada das imagens de alta definição conseguida pelos novos aparelhos de tomografia é análoga à melhora de qualidade oferecida pelos vídeos de alta definição, se comparados aos convencionais, de acordo com a empresa.

A nova tecnologia é capaz de produzir imagens que são 30 por cento mais claras, e gerá-las 100 vezes mais rápido e com metade da dosagem de radiação resultante do uso da tecnologia atual, disse Corey Miller, porta-voz da GE Healthcare.

As tomografias cardíacas podem ser realizadas com redução ainda maior da radiação, da ordem de até 83 por cento, segundo ele.

Um dos testes mais comuns com essa técnica é a angiografia coronária por tomografia computadorizada, usada para detectar doenças coronárias, que respondem por 20 por cento das mortes nos Estados Unidos.

Mas recente estudo publicado no Journal of the American Medical Association concluía que as tomografias acarretavam riscos mais elevados de câncer, ao longo da vida, especialmente para as mulheres da faixa dos 20 anos de idade.

Dabble quer usar metadados dos usuários para publicidade

via GigaBlog/UOL Blog



por Charles Nisz
às 16h51"

O site de busca de vídeos Dabble mostrou interesse em usar todos os metadados coletados dos usuários. Metadados são, literalmente, dados sobre os dados.

Ou seja, o dabble pode usar as informações postadas pelos usuários como tipo de vídeos, formatos, conteúdos e outras informações para os publicitários ligados ao mercado de buscas.

A idéia é uma análise mais aprofundada dos hábitos dos usuários de vídeo on line. Pelo visto, cada vez mais teremos vídeos com banners publicitários.

É o maior movimento nesse sentido feito por uma rede social. Já pensou se a moda pega?

Jovens britânicos não gostariam que vissem seus dados em redes sociais

via IDG Now!

Destes jovens, 71% não desejam que potenciais empregadores façam uma busca sobre eles na web, a menos que possam excluir dados.

Quatro milhões e meio, ou 71% dos jovens britânicos não gostariam que uma universidade ou potencial empregador fizesse uma busca sobre eles na web, a menos que possam antes tirar dados que publicam em redes sociais, revelou o Information Comissioner’s Office (ICO) nesta sexta-feira (23/11).

Quase seis entre dez dos jovens de 14 a 21 anos de idade entrevistados nunca consideraram que as informações que eles colocam na rede são permanentes e podem ser acessadas após muitos anos.

Além disso, o comportamento destas pessoas as deixa vulneráveis a atitudes maliciosas. Dois terços aceitam pessoas que não conhecem como “amigos”, e mais da metade dos jovens deixam partes de seu perfil públicas justamente para atrair novas pessoas.

Mais de sete em dez jovens não se preocupam que estranhos vejam seu perfil pessoal, e 7% não consideram configurações de privacidade importantes - e querem que todos vejam sua página.

Um estudo da Pew Internet & American Life Project revelou, em outubro, que 32% dos adolescentes dos Estados Unidos já receberam contatos online de estranhos - sendo que 11% das meninas já se viram, consequentemente, em situações desconfortáveis.

Com relação aos dados, 60% compartilham suas datas de nascimento, um quarto dispõe sua profissão e quase um em dez informa o endereço de sua casa.

Para criar senhas, 23% dos jovens usam o nome de um parente, um quarto das garotas colocam o nome de seu animal de estimação.

No mês passado, a Sophos alertou que os usuários do Facebook estão vulneráveis a roubos de identidade.

A pesquisa revelou também que um terço destes usuários nunca leram as políticas de privacidade das redes sociais. Mesmo assim, 95% se preocupam com rastreamento de hábitos online para direcionar publicidade, e 54% estão muito preocupados sobre como seus dados pessoais são usados.

Internautas abrem mão de privacidade se confiam no serviço online

via IDG Now!

Pesquisa avaliou comportamento de usuários, que varia de acordo com a confiabilidade transmitida pelos sites aos usuários.

Os internautas revelam mais informações pessoais online se acreditam que podem confiar na empresa que retém estes dados, revela pesquisa do projeto “Privacy and Self-Disclosure Online”.

Dos internautas, 56% afirmam se preocupar com sua privacidade na rede. A questão principal do estudo foi a confiabilidade (ou não) que os sites transmitem aos usuários.

Mesmo que as pessoas tenham demonstrado um alto nível de cuidado com sua privacidade, elas aceitam perdê-la caso confiem na página acessada.

A pesquisa também descobriu que os internautas que não se preocupam com a questão irão mudar de idéia caso a forma com que as informações foram pedidas os faça sentir que sua privacidade está ameaçada.

Os pesquisadores mostraram que as opções de resposta às perguntas feitas pelo formulário do site também influenciam o usuário a opção “Prefiro não dizer” é a primeira entre as preferências.

Além disso, o estudo revelou que, se as pessoas podem responder vagamente, eles o fazem no caso de salário, por exemplo, é comum ver escalas “de 10 mil a 50 mil dólares”.

Recentemente, um estudo mostrou que a maioria dos norte-americanos não está ciente sobre a existência de rastreamento online, feito para colher hábitos e direcionar anúncios apropriados segundo perfil do usuário.

Simulador da Toyota quer eliminar mortes em acidentes de carro

via Yahoo!

Por Chang-Ran Kim

A Toyota Motor revelou nesta segunda-feira o que ela chama de melhor simulador real de direção do mundo para ajudar a desenvolver novos dispositivos de segurança e atingir a meta máxima de eliminar todas as mortes em acidentes automobilísticos.

Em uma demonstração de suas mais recentes tecnologias de segurança no Centro Técnico Higashifuji próximo do Monte Fuji, no sul de Tóquio, a maior montadora de carros do mundo convidou jornalistas para sua nova fábrica que cria um ambiente virtual para analisar características de direção sob várias condições como embriaguez e sonolência.

A estrutura possui um compartimento em forma de cúpula colocada em cima de uma plataforma giratória sob trilhos que correm para os quatro lados em ângulos de até 25 graus que imitam a sensação de aceleração, frenagem e curvas em diferentes direções.

O compartimento de 4,5 metros de altura e de 7,1 metros de extensão pode acomodar qualquer modelo de carro e possui telas nos lados que mostram ambientes em movimento, dando ao motorista e passageiros a ilusão de movimento na estrada.

Grandes montadoras de carros como a Daimler AG e a Honda Motor Co possuem simuladores similares, mas o equipamento da Toyota é o primeiro a se mover lateralmente e possui o maior alcance com um comprimento de 35 metros de frente até a traseira e 20 metros da direita para a esquerda, disseram engenheiros.

"Ele ainda precisa de alguns ajustes, mas nós planejamos colocar o simulador em uso para valer no próximo mês de abril", disse Takashi Yonekawa, engenheiro sênior do centro.

Pela primeira vez desde a conclusão da instalação em setembro, a Toyota permitiu que repórteres entrassem no compartimento, também visível através de uma parede de vidro de uma sala adjacente.

As imagens gráficas em movimento, uma representação fiel da realidade de 64 km de estrada em um setor perto da região, foi real o suficiente para fazer espectadores se sentirem enjoados mesmo quando o compartimento estava estacionado.

O sistema será usado para analisar o comportamento de motoristas sob diferentes condições e avaliar que tipo de medidas de seguranças podem ser úteis para reduzir acidentes nos futuros carros, disseram engenheiros.

As principais montadoras de carros estão competindo para desenvolver uma tecnologia de segurança importante também como uma ferramenta para atrair consumidores com dispositivos de valores agregados.

A Toyota introduziu sua mais nova tecnologia em modelos como o sedan Lexus LS460, equipado com um sistema de detecção de pedestres.

Varejistas dos EUA querem que consumidores comprem pela Web

via Yahoo!

As cadeias norte-americanas de varejo, que apostaram em ofertas para o início da estação de compras com o feriado do Dia de Ação de Graças, estão agora tentando atrair consumidores a gastarem mais dinheiro em compras na Internet.

Wal-Mart, Best Buy, Sears e Staples colocaram ofertas especiais em seus sites, esperando que consumidores troquem visitas em lojas por compras online. Os descontos acontecem no início do chamado 'Cyber Monday', termo usado pela Shop.org, rede que reúne diversos varejistas.

A expressão, 'segunda-feira cibernética' em português, marca o início da temporada em que os consumidores se conectam à Internet a partir do trabalho para procurar presentes que não encontraram a tempo do Dia de Ação de Graças.

Mas a 'Cyber Monday' normalmente não é o maior dia de compras pela Internet da temporada, e neste ano varejistas não esperaram o fim de um dos feriados mais importantes dos EUA para fazer a ofensiva online.

As cadeias de lojas norte-americanas começaram a oferecer descontos antes disso, e algumas liquidações da "Cyber Monday" ou foram iniciadas no domingo ou vão ser estendidas até sexta-feira.

As ofertas acontecem em meio à preocupação de varejistas com o poder de compra dos consumidores que estão com o bolso mais apertado pelos problemas do mercado imobiliário nos EUA, por maiores custos de alimentos e energia, e pela crise do crédito.

Uma pesquisa mostrou que para o feriado de Ação de Graças os consumidores dos EUA gastaram uma média de 347,44 dólares, 3,5 por cento menos do que os 360,15 dólares há um ano.

Marca de relógios TAG Heuer vai lançar linha de celulares

via Estadao

Empresa anuncia licenciamento da marca para o mercado de telefonia a partir de 2008

A fabricante suíça de relógios TAG Heuer anunciou nesta segunda-feira, 26, que licenciou a marca para a empresa de design francesa Modelabs desenvolver um modelo de celular de luxo.

"O lançamento do primeiro celular da TAG Heuer está previsto para o segundo semestre de 2008", disse a companhia em um comunicado oficial.

Empresas da indústria do luxo, que antigamente aplicaram suas marcas em roupas e mochilas, se voltaram neste ano aos telefones celulares. Prada e Armani também anunciaram recentemente seus aparelhos, produzidos por, respectivamente, LG e Samsung.

O presidente da TAG Heuer, Christophe Babin, afirmou em nota que o lançamento da linha de óculos, em 2002, os convenceu do potencial do mercado. A marca ficou popular principalmente pelos anúncios de pilotos da Fórmula 1, como Kimi Raikkonen, atores como Brad Pitt e o jogador de golfe Tiger Woods.

"O sucesso da linha, atualmente líder no mercado de óculos de luxo, confirmou o potencial da TAG Heuer como marca contemporânea, tecnológica e de produtos atemporais, como celulares de luxo", afirmou o CEO.

Estudo revela a fórmula do sorriso perfeito

via BBCBrasil



Um estudo de uma universidade americana avaliou proporções de tamanho, a cor e o formato dos dentes, lábios e gengivas, além da estrutura da face, para criar a fórmula do sorriso perfeito.

Para atingir a perfeição, por exemplo, o sorriso deve ter pelo menos metade da largura da face; as metades direita e esquerda dos lábios (imaginando-os cortados por uma linha vertical no meio) devem ser simétricas e eles devem ser igualmente carnudos.

Os dentes também devem ser alinhados à linha imaginária vertical que divide o rosto ao meio, e os incisivos superiores devem ser o traço mais dominante do sorriso - os dentes de baixo não podem aparecer muito quando a pessoa sorri.

Intitulado Smile Design, o estudo da Escola de Odontologia da Loma Linda University, na Califórnia, também atribui importância à gengiva que fica à mostra no sorriso além de aparecer pouco, ela deve ter de um tom de rosa pálido e a outros detalhes.

Segundo Nicholas Davis, autor do estudo, a definição do que seria o sorriso perfeito se baseia em princípios “estabelecidos por meio de dados coletados de pacientes, modelos de diagnóstico, pesquisa odontológica, medições científicas e conceitos artísticos básicos de beleza” e “levam em conta a harmonia entre a estética facial e a composição dentária”.

No entanto, Davis disse que a maioria dos sorrisos bonitos e naturais não são necessariamente simétricos e uniformes.

“Os sorrisos naturais mantêm uma beleza intrínseca natural não pela perfeição, mas pela beleza sutil da imperfeição”, afirma.

A pesquisa observa ainda a importância do diagnóstico e do planejamento em casos estéticos para atingir o sorriso adequado para cada paciente.

“Esses fatores podem ajudar a encontrar o sorriso que melhor ressalta as feições naturais da paciente e ainda beneficiam a saúde oral”, diz o estudo, publicado na revista científica Dental Clinics of North America.

Curta brasileiro vai à final de concurso no YouTube

via Folha Online



O curta-metragem 'Laços (Ties)', da diretora Flávia Lacerda é o único brasileiro entre os 20 finalistas do concurso Project Direct, promovido pelo YouTube. Agora, a produção participa de votação entre os internautas, que vai até 2 de dezembro.

O concurso, iniciado em outubro deste ano, teve participação de diretores de Estados Unidos, Brasil, Canadá, França, Itália, Espanha e Reino Unido.

Laços é um curta de 6 minutos e 43 segundos que conta a história do encontro entre uma garota cujo pai acabou de morrer e um garoto misterioso, na rua.

Flavia Lacerda trabalha como diretora de novelas e programas da TV Globo, tendo no currículo produções como a série "Sexo Frágil" e a novela "Belíssima". O roteiro é de Adriana Falcão, que também trabalha para a Globo e atualmente escreve roteiros para "A Grande Família".

A idéia partiu de Clarice, que é filha da roteirista e estrela o filme, e o amigo dela, Célio Porto. Ambos protagonizam o filme. Eles souberam do concurso e pediram que Adriana escrevesse o roteiro.

As filmagens foram feitas na região do Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro, e duraram um dia. A produção custou R$ 1.500 com gastos principalmente na parte de edição e alimentação da equipe.

Segundo Lacerda, o trabalho foi mais simples que criar um quadro de duração semelhante para a televisão, mas isso ocorreu pela falta de recursos utilizados. Elas utilizaram uma câmera AG-DVX100 para captar as imagens.

"É qualidade para o YouTube, não dá para ir para a tela grande. A parte técnica é muito básica, não tivemos trabalho de luz", diz. Para ela, entretanto, a experiência é válida pelo lado da experimentação.

Adriana Falcão conta que tinha conciência da diferença entre escrever para a televisão e para a internet. Mas, vendo o filme pronto, diz que talvez fosse melhor diminuir os diálogos. "Mesmo que o meio seja o mesmo imagem e som, é uma outra mídia", diz.

Os 20 curta-metragens finalistas foram escolhidos por um comitê presidido pelo cineasta Jason Reitman, de "Obrigado Por Fumar".

O vencedor da votação popular, que está acontecendo desde 24 de novembro e vai até domingo (2), será anunciado no dia 5 de dezembro.

De acordo com o regulamento do concurso, o diretor escolhido pelo público vai ganhar uma viagem para "uma grande competição internacional de filmes (18-27 de janeiro de 2008) em Park City, Utah, EUA", mas não revela o nome do festival. Pela data, tudo indica que seja o Sundace Festival.

Qualcomm anuncia chips de 45 nanômetros para smartphones

via O Globo Online

A Qualcomm, inventora do CDMA, apresentou nesta segunda-feira três novas soluções de chips de 45 nanômetros projetadas para smartphones.

Os chips trabalham, segundo a emprea, com algumas das tecnologias de celular mais avançadas, suportando todas as bandas de freqüência mundiais, diversos tipos de aplicativos, rádio FM, a tecnologia wireless Bluetooth e o sistema GPS, além de terem sido programados para economizar energia.

Empresas desenvolvem sistema de reconhecimento de voz para carros

via O Globo Online

Uma tecnologia que permitirá aos motoristas interagir com seus carros de maneira mais eficaz, usando a própria voz para controlar os sistemas computadorizados do automóvel.

Assim são descritas as novas interfaces de reconhecimento de voz que a Sybase iAnywhere e o Toyota InfoTechnology Center desenvolveram, e que acabam de ser patenteadas nos EUA.

Segundo as empresas, o uso de voz vai facilitar o uso dos programas embutidos em carros e reduzirá a necessidade de treinamento dos motoristas.

Logitech atualiza software de webcams para transmitir vídeos para o YouTube

via O Globo Online

A Logitech, fabricante de câmeras web e parceira da YouTube Video Toolbox, anunciou nesta segunda-feira que fez um update do seu software de envio de vídeos para o YouTube, o QuickCam (versão 11.5).

Com isso vai ser possível transmitir vídeos da webcam para o site com o aperto de um botão. Após a atualização (ou download) do software, de acordo com a Logitech, aparecerá um botão 'YouTube' na parte inferior da interface QuickCapture, que deverá ser usado para o upload dos vídeos.

De cada 10 brasileiras, 3 já sofreram violência sexual

via Estadao

Esse é um dos dados alarmantes do relatório sobre violência contra a mulher elaborado pela Cepal

De cada dez brasileiras, com mais de 15 anos, três já sofreram violência física extrema. Esse é um dos dados alarmantes do relatório sobre violência contra a mulher, elaborado pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) e divulgado no domingo, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher.

O trabalho Basta! O Direito de Viver uma Vida sem Violência na América Latina e Caribe mostra que os principais agressores são os parceiros das vítimas. Além da violência física, elas sofrem ainda com violência sexual, emocional e econômica.

E isso ocorre em todas as classes sociais e graus de instrução - o texto informa que as principais vítimas são aquelas que completaram apenas o antigo primeiro grau, com exceção do Peru, onde aquelas que completaram o segundo grau sofrem mais violências.

"Há um traço sócio-cultural que legitima essa violência e se reflete na desigualdade de poder na relação de gênero. O desequilíbrio de poder nas relações é muito grande e, em geral, é exercido pelo homem", afirma Júnia Puglia, vice-diretora do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), que lançou o relatório no Rio de Janeiro.

Esse desequilíbrio de poder, acredita Júnia, está por trás de situações como a da adolescente no Pará, que foi mantida por 20 dias numa carceragem com homens e sofreu sucessivos abusos sexuais. "Para mudar essa situação é preciso haver uma trabalho de transformação da sociedade", afirma.

Júnia ressalta a grande dificuldade que os pesquisadores tiveram para encontrar "dados nacionais abrangentes e confiáveis" a respeito da violência contra a mulher.

Numa das poucos informações sobre o Brasil, o relatório cita pesquisa feita em 2001 pela Fundação Perseo Abramo com 2.502 mulheres, segundo a qual uma em cada cinco entrevistadas havia declarado ter sido vítima de violência.

"O Brasil tomou a providência importante de ampliar recursos para a promoção da eqüidade de gênero, inclusive para a produção de dados e estatísticas", destacou Júnia.

Entre as princiapais dificuldades encontradas pelos pesquisadores no Brasil estão escassez de recursos, financiamentos insuficientes, interrupção dos programas e falta de mecanismos de avaliação dos planos e programas implantados.

O relatório mostra ainda que 90% dos latino-americanos consultados consideram a violência intrafamiliar um problema importante. "Esse é o discurso, mas está muito distante da realidade", afirma Júnia.

O documento foi divulgado no Canequinho (anexo à casa de shows Canecão), na zona sul. Também foi realizado o show "Por uma vida sem violência".

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Igreja confunde jovens e prejudica prevenção da Aids, diz médico

via G1 > Saúde

Jovens recebem mensagens contraditórias, diz líder da Sociedade Clínica Européia de Aids. Josep María Gatell diz que educação sexual é 'insuficiente', 'tardia' e 'parcial'.

O presidente da Sociedade Clínica Européia de Aids (EACS), doutor Josep María Gatell, afirmou nesta segunda (26) que a educação para a prevenção da doença falha, entre outras razões, porque os jovens recebem informações contraditórias sobre o uso de preservativos.

"Existem instituições, como a Igreja Católica, que não contribuem para que exista uma mensagem única sobre a necessidade da proteção durante relações sexuais por meio do uso do preservativo", declarou o médico do Hospital Clínic de Barcelona.

Gatell deu estas declarações durante a conferência "Aids na Europa 2007", onde lembrou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula em 760 mil o número de pessoas infectadas pela doença na Europa, o dobro da cifra de seis anos atrás.

Para o médico, a educação sexual é "insuficiente", "tardia" e "parcial", e deve ser iniciada "antes de os jovens começarem a ter relações sexuais, e não depois".

O doutor se mostrou a favor de que uma disciplina específica de prevenção e informação apareça nos currículos escolares, embora tenha alertado para a dificuldade de toda a sociedade concordar com seu conteúdo.

Gatell lembrou que a metade de pessoas infectadas pela Aids no mundo todo não sabe que tem a doença. Sobre isso, explicou que um grupo de 300 especialistas debaterá na conferência a criação de um guia que indique em quais casos o médico deve recomendar ao paciente a realização de um exame preventivo de Aids, a fim de fazer o diagnóstico o quanto antes.

Também foi apresentada na conferência uma parte do relatório da "London School of Hygiene & Tropical Medicine", o qual revela que ainda existem países do Leste Europeu, como Rússia e Ucrânia, nos quais os imigrantes não recebem tratamento terapêutico contra a Aids.

Richard Coker, membro desta instituição, alertou que Alemanha e Polônia têm recebido nos últimos anos um número considerável de europeus do leste que não são tratados em seus próprios países, onde são estigmatizados por terem contraído a doença.

O relatório, realizado em 33 países europeus, conclui que a introdução do sistema de medicamentos anti-retrovirais "não apresentou tantos benefícios como se esperava".

Usina nuclear contribui para aquecimento, diz ONG

via Terra

A ONG Greenpeace apresentou hoje um relatório sobre a emissão de gás carbônico a partir do funcionamento da usina nuclear de Angra 3.

Intitulado Cortina de Fumação: Emissões de CO2 e Outros Impactos da Energia Nuclear, o estudo mostra que as emissões da usina poderiam atingir até 400 g de gás carbônico (CO2) por quilowatt/hora gerado de energia.

O nível mínimo de emissões na atmosfera seria de 150 g de CO2 por quilowatt/hora. O estudo foi apresentado no Rio de Janeiro durante audiência pública promovida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


A coordenadora da Campanha de Energia do Greenpeace, Rebeca Lerner, afirmou que o relatório quer 'rebater esse argumento de que a energia nuclear seria uma energia mais limpa e uma solução para o aquecimento global'.

Ela reiterou a posição da Greenpeace, que é contra a retomada da usina e o uso da tecnologia nuclear para geração de energia de modo geral. [Leia+]

Estudo: Brasil terá 470 mil casos de câncer em 2008

via Terra

Agência EFE

O Brasil terá 470 mil novos casos de câncer em 2008 se for mantida a tendência de crescimento atual da doença, segundo um relatório publicado hoje pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O estudo foi apresentado por ocasião da inauguração do 2º Congresso Internacional de Controle do Câncer que começou no Rio de Janeiro e terminará na próxima quarta-feira.

O aumento de casos de câncer tanto no Brasil como no mundo está 'relacionado ao envelhecimento da população e à exposição prolongada a fatores de risco', explicou o diretor do Inca, Luiz Antonio Santini, em entrevista coletiva. Segundo o estudo, os casos de câncer aumentarão mais nas regiões mais desenvolvidas do Brasil, nas quais há mais população idosa.

'Nos países desenvolvidos, o câncer já é a primeira causa de morte. No Brasil, há 20 anos o câncer era a quarta causa de morte. Hoje é a segunda, atrás das doenças cardiovasculares', detalhou Santini.

"Nos países desenvolvidos, o câncer já é a primeira causa de morte. No Brasil, há 20 anos o câncer era a quarta causa de morte. Hoje é a segunda, atrás das doenças cardiovasculares", detalhou Santini.

O tipo de câncer que mais crescerá no país em 2008 será o de pele sem melanoma, que poderia aumentar em cerca de 115 mil novos pacientes. O câncer de próstata e o de mama, com quase 50 mil novas incidências, serão os que mais crescerão entre os brasileiros, atrás do câncer de pele.

Também segundo o Inca, os cânceres de pulmão, cólon e reto aumentarão em torno dos 27 mil casos, o de estômago em quase 22 mil e o do colo do útero em quase 19 mil.

Santini explicou que algum destes tumores, como o câncer do colo do útero "é plenamente evitável, previsível e curável", o que não acontece no país porque as mulheres "geralmente" chegam ao sistema de saúde "em uma fase muito avançada" da doença. O especialista atribuiu essa situação a "tabus" e "medos" da sociedade.

Durante o Congresso serão apresentados 450 trabalhos relacionados aos diferentes tipos de câncer. Entre eles, destaca-se um estudo inédito com o apoio do Banco Mundial sobre o tabagismo e o câncer de pulmão no Brasil, que proporá o aumento do preço do tabaco como estratégia de combate à doença, explicou o Inca em comunicado.

Dvinsk Clan - Le Parkour ( arte do deslocamento)



Parkour (por vezes abreviado como PK) ou l'art du déplacement[1] (em português: arte do deslocamento) (japonês: hoshinjutsu - em português técnica de evasão) é uma atividade com o principio em se mover de um ponto para outro da maneira mais rápida e eficiente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano.[2][3] Sendo criado para ajudar alguém a superar obstáculos que poderão ser qualquer coisa no ambiente circundante desde ramo de árvores e pedras até grades e paredes de concreto e pode ser praticado em ambas áreas rurais e urbanas. Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceurs e mulheres como traceuses.[4]

Fundado por David Belle na França, parkour foca em praticar eficientes movimentos desenvolvendo seu corpo e mente para poder superar obstáculos em uma emergência. Também pode ser uma forma de entretenimento ou passa-tempo.

A supercondutividade pode ser entendida como um fenômeno quântico-macroscópico

via Wikipédia

Supercondutividade (SC) é uma propriedade física.De característica intrínseca de certos materiais, quando se esfriam a temperaturas extremamente baixas, para conduzir corrente sem resistência nem perdas, funcionando também como um diamagneto perfeito abaixo de uma temperatura crítica.

Esta propriedade foi descoberta em 1911 pelo físico neerlandês Heike Kamerlingh Onnes, quando observou que a resistência elétrica do mercúrio desaparecia quando resfriado a 4K (-452°F, -269.15°C).

Até 1986, a temperatura mais elevada em que um material se comporta como supercondutor é apresentada por um composto de germânio-nióbio; temperatura de transição: 23,2 K (ou -249,8º C). Para isso também se usa hélio líquido, material caro e pouco eficiente, o que impede seu uso em tecnologias que procurem explorar o fenômeno.

Em 1986, os fisicos da IBM Karl, Alexander Müller e Johannes Georg Bedborz, conseguiram supercondutividade em uma cerâmica composta de bário, lantânio, cobre e oxigênio a 35K (-238ºC). Essa descoberta possibilitou um grande desenvolvimento nas pesquisas mundiais de supercondutores, no sentido de se conseguirem materiais que funcionem a temperaturas cada vez mais elevadas.

Merecem destaque as descobertas do físico Paul Ching-Wu Chu, cujo desenvolveu uma ceràmica supercondutora a 92K (-181ºC). Em 1993 esse mesmo cientista desenvolveu outra cerâmica supercondutora, mas desta vez a 160K (-113ºC).

A supercondutividade pode ser entendida como um fenômeno quântico-macroscópico, ou seja, este estado pode ser descrito por uma única função de onda. O material supercondutor exibe duas características: resistividade nula, quando resfriado abaixo de certa temperatura crítica, Tc, e diamagnetismo perfeito, ou seja, exclusão do campo magnético de seu interior. Esta última característica é denominada efeito Meissner.

A aniquilação da fase supercondutora se dá pela ocorrência de um ou mais dos seguintes fatores: a aplicação de campo externo, a elevação da temperatura na região experimental e, por fim, a aplicação de correntes de transporte, Jtr. Curiosamente acima de Tc (estado normal) os materiais supercondutores não são bons condutores. Materiais como cobre, prata e ouro não exibem o fenômeno da supercondutividade.

A Partida do Século: Donald Byrne X Robert James Fischer

via Wikipédia



A Partida do Século (ou Jogo do Século) é um termo que os fãs do enxadrismo usam para denominar uma famosa partida disputada entre Donald Byrne e o jovem Robert James Fischer (na época com apenas 13 anos), onde Fischer demonstra com brilhantismo como se ataca no xadrez, por meio de um método vigoroso com direito a interessantes sacrifícios e a seqüências de jogadas semelhantes ao pêndulo (quando uma série de cheques descobertos e diretos feitos por duas peças, em geral uma sendo um bispo, mutila uma boa parte do exército adversário).

Veja como foi partida Chessgames.com: Byrne vs Fischer, Nova Iorque, 1976 ((en))

Debate sobre a origem do homem moderno vai acabar logo, dizem cientistas

via Folha Online

RAFAEL GARCIA

Uma das feridas abertas da comunidade de antropólogos que estuda a origem da humanidade pode estar prestes a ser fechada.

A espécie humana moderna, afinal de contas, surgiu mesmo apenas na África? Um consenso sobre a questão pode sair nos próximos anos seja para o sim ou para o não, dizem dois defensores de teorias com conclusões opostas sobre a questão.

Até o fim do século passado, tudo parecia levar a crer que o Homo sapiens tivesse surgido em algum ponto abaixo do Saara, cerca de 100 mil anos atrás, e só depois tivesse colonizado o mundo, já plenamente formado.

Com a consolidação da tecnologia que permitiu seqüenciar o genoma de populações humanas, em 2001, porém, vieram mais dúvidas do que confirmações.


No ano seguinte, estudos sobre a variação genética entre grupos de diferentes regiões indicavam outro cenário.

Análises pioneiras do estatístico Alan Templeton, da Universidade Washington, em St. Louis (EUA), indicaram que uma única grande diáspora não poderia explicar como os humanos modernos colonizaram o mundo.

Templeton e Excoffier estiveram juntos no início do mês em Porto Alegre para o 1º Workshop de Evolução Biológica e expuseram seus trabalhos. Diplomaticamente, discutiram por que seus métodos estariam levando a conclusões tão distintas, mas ninguém arredou pé.

O único consenso atingido foi o de que a resposta deve estar próxima.

Excoffier, criticado pelo rival por ter "simplificado demais" seus modelos (programas de computador para simular a variação no DNA) na hora de levar em conta o deslocamento geográfico, disse que essa falta será superada.

"Esperamos conseguir incorporar essa fonte extra de realismo aos nossos modelos e poderemos usar mais dados, mais indivíduos."

Já Templeton foi questionado por ter baseado seu trabalho em dados de seqüências de DNA obtidos por outros cientistas, para outros fins. Tendo reunido poucos dados processáveis, o cientista diz que sua hipótese -a alegada prova de que humanos modernos tiveram "algum grau" de miscigenação com outros hominídeos- também ganhará força.

"O maior aprimoramento que antevejo é mesmo o dos dados, simplesmente", diz o americano. "Quando analisei isso pela primeira vez, em 2002, só havia dez regiões do genoma seqüenciadas adequadamente para esse fim em amostras colhidas ao redor do globo.

Quando reconfirmei a análise, em 2005, achei na literatura 25 regiões, e o número continuou crescendo depois disso."

Enquanto o estatístico espera a salvação na genética, e o geneticista tenta aprimorar sua estatística, resta esperar pela próxima rodada do jogo. Sem uma resposta cabal, os cientistas se defendem reconhecendo suas limitações.

"Não estamos dizendo que nunca ocorreu miscigenação, mas se houve foi muito limitada", diz Excoffier. Segundo seu trabalho, há menos de 1% de probabilidade de a mistura de DNA ter deixado algum vestígio detectável. "A miscigenação certamente teve um limite, mas não foi algo tão pequeno assim", diz Templeton.

Surge novo foco de gripe aviária na Coréia do Sul

via Terra - Saúde

As autoridades da Coréia do Sul confirmaram hoje um novo foco de gripe aviária numa fazenda do país, mas ressaltaram que a cepa é a H7, menos patogênica que a virulenta H5N1, e que aparentemente não afeta seres humanos.

Segundo a agência sul-coreana Yonhap, o novo caso de gripe aviária foi detectado nesta sexta-feira numa fazenda de patos em Gwangju, 300 km ao sul de Seul. Tiveram que ser sacrificadas cerca de 16 mil aves.

É o primeiro foco de gripe aviária descoberto na Coréia do Sul desde março, quando foi detectado o vírus H5N1 numa fazenda de patos em Cheoan, a 100 km de Seul.

As autoridades anunciaram medidas de controle do movimento de animais na fazenda afetada para impedir a propagação do vírus.

Estudo: fumar aumenta risco de calvície em homens

via Terra - Saúde

BBC Brasil

Um estudo feito por cientistas em Taiwan sugere que homens fumantes correm mais risco de ficarem carecas.

O estudo, realizado pelo Far Eastern Memorial Hospital, em Taipei, indica que homens que fumam 20 ou mais cigarros por dia têm duas vezes mais chance de ter queda de cabelos moderada ou severa do que aqueles que nunca haviam fumado.

A pesquisa observou 740 homens em Taiwan com idade entre 40 e 90 anos e analisou o histórico da calvície na família, a intensidade com a qual fumavam e a idade com a qual começaram a perder cabelo.

Os cientistas descobriram também que homens caucasianos têm chances maiores de ficarem calvos do que os de ascendência asiática. Publicada na revista científica Archives of Dermatology, a pesquisa indica ainda que o risco de calvície permanece elevado mesmo entre os ex-fumantes.

Segundo os cientistas, fumar danifica a estrutura genética dos folículos capilares, responsável pelo crescimento dos fios. O fumo pode ainda afetar as raízes das células necessárias para a circulação de sangue e hormônios.

A calvície masculina, conhecida cientificamente como alopecia androgênica, atinge dois terços dos homens adultos e entre suas principais causas estão fatores genéticos e hormonais.

Nova atualização de Firefox 2 está a caminho

via Yahoo!

A Fundação Mozilla em busca de voluntários para ajudar nos testes de uma nova atualização de segurança para o navegador Firefox 2. Segundo o site InformationWeek, a atualização 2.0.0.10 corrigirá a forma com que o Firefox lida com Java Archives (.jar).

Atualmente, o navegador não verifica o conteúdo de arquivos comprimidos nesta extensão. O bug foi descoberto em fevereiro, mas só ganhou destaque real em novembro, quando o pesquisador Petko Petkov afirmou que a falha poderia ser utilizada para conduzir ataques cross-site scripting, em que scripts maliciosos são executados como confiáveis.

Um artigo inserido no blog de segurança da Mozilla informou que esta falha foi demonstrada contra o popular serviço de email Gmail, da Google, permitindo ao hacker acessar listas de contatos de vítimas.

Além do Gmail, outras informações de contas Google, como as buscas realizadas, poderiam ser capturadas graças à falha, explicou outro pesquisador que utiliza o nome 'Bedford'.


'Isto quer dizer que os hackers podem atingir qualquer lugar no Google e fazer qualquer coisa que quiserem com seu perfil e presença online', explicou Petkov.

Google Maps Street View começa a ser expandido

via Yahoo!

O controvertido serviço Street View, integrado ao Google Maps, que provê fotos de diferentes ângulos das ruas procuradas pelos internautas, está aos poucos deixando de ser limitado ao público americano.

Segundo o site TechCrunch, o carro que tira as fotos foi visto em setembro no Reino Unido, e também no Canadá.

Agora, um porta-voz da divisão australiana da Google confirmou que o serviço chegará também à Austrália. A controvérsia em torno do serviço é que, pela alta qualidade de suas fotos, era possível invadir a privacidade de pessoas que passavam na rua no momento em que as imagens foram tiradas.

Pessoas entrando em estabelecimentos adultos ou fazendo coisas que não queriam que o mundo soubesse ficaram descontentes, gerando debate que resultou na remoção de parte dos conteúdos.

Longe de ser apenas uma pedra no sapato dos ativistas pela privacidade, o recurso é uma ferramenta importante de pesquisa e também uma ótima fonte de publicidade gratuita para empresas de turismo.

O jornal australiano Sydney Morning Herald informou que o "carro fotográfico" já está circulando nas ruas da capital australiana e que as fotos devem ser disponibilizadas online em 2008.

Em prol da privacidade, a Google já afirmou estar focada em maneiras de garantir que os possíveis retratados não sejam identificáveis e também que os números das placas de automóveis não sejam visíveis.

A Google, todavia, não está sozinha e o Street View é apenas um dos serviços de fotografia de ruas. A concorrência vem pelas mãos da rival Microsoft, que possui o StreetSide, e da empresa Everyscape, que tira fotos não apenas de exteriores como de interiores dos prédios também.

Estudantes do MIT desenvolvem 'bicicleta-laptop'

via Terra



Estudantes do centro tecnológico americano Massachussets Institute of Technology (MIT) desenvolveram um meio de carregar a bateria de um laptop pedalando uma bicicleta.

A idéia nasceu como parte de um projeto para incentivar a redução do consumo de energia elétrica em equipamentos de informática no campus.

Pedalando uma bicicleta ergométrica adaptada, usuários movem um sistema de roldanas que gera energia para alimentar uma bateria tradicional de 12 volts, como a utilizada em carros.

Um adaptador como o utilizado no acendedor de cigarros do carro conduz esta energia ao laptop. Um controlador evita o fornecimento excessivo de energia para o computador.

Em cálculos preliminares, os estudantes estimaram que um ciclista é capaz de produzir continuadamente 75 watts, mais que os 30 watts necessários para alimentar o laptop. No experimento, um dos estudantes produziu 50 watts enquanto checava seus emails.

Participantes do projeto se revezaram para utilizar a bicicleta-laptop, que deve agora ser instalada na academia do campus.

Eles ressaltaram que a idéia não apenas é ecologicamente correta (pois em vez de consumir, os usuários produzem energia), mas facilita a vida de profissionais que têm dificuldade de encaixar os exercícios físicos na rotina diária.

Painel solar portátil recarrega laptops e câmeras

via Terra



A empresa americana Brunton criou um sistema de painéis solares transportáveis para carregar dispositivos portáteis. O SolarRoll 14, o maior da linha, mede 30 cm por 144 cm, permitindo absorver uma grande quantidade de sol.

O SolarRoll pode ser enrolado e colocado em um tubo, para um fácil transporte, além de ser à prova d'água. O SolarRoll 14 é desenhado para recarregar aparelhos grandes, como laptops.

Já o modelo 9, que mede 1 metro em sua maior medida, foi feito para câmeras digitais e celulares.

O SolarRoll 14 é vendido por US$ 479 através do site da empresa. O SolarRoll 9 custa US$ 349 e o modelo 4.5 medindo 55 cm custa US$ 199.

Mais informações podem ser encontradas no site
http://www.brunton.com/.

Desastres naturais quadruplicaram em 20 anos devido à mudança climática

via G1 > Ciência

ONG recomenda que governos agilizem a ajuda humanitária a países atingidos. Número de vítimas passou de 174 milhões para 254 milhões.

Nos últimos 20 anos, o número de desastres naturais quadruplicou, segundo um relatório da organização Oxfam, que recomenda que os Governos e a ONU agilizem a concessão de ajudas humanitárias.

O número de pessoas atingidas todos os anos por estas catástrofes passou de 174 milhões, entre 1985 e 1994, para 254 milhões no período de 1995 a 2004, indica o documento, intitulado "Alarme Climático".

Desde 1980, a ocorrência de inundações cresceu seis vezes, passando de 60 este ano para 240 em 2006, enquanto o número de episódios geotérmicos terremotos ou erupções vulcânicas se manteve relativamente estável.

A diretora da Oxfam, Barbara Stocking, afirmou que é preciso se preparar desde hoje para enfrentar um número crescente de desastres naturais no futuro, pois, caso contrário, os organismos dedicados à ajuda humanitária se verão abarrotados de trabalho e jogarão por terra os avanços obtidos no setor.

Apesar de as grandes crises, como a da fome na África no começo dos anos 80, o ciclone que atingiu Bangladesh em 1991 ou o tsunami asiático, causarem o maior número de mortes, é cada vez mais preocupante a proliferação de desastres de "média magnitude".

O número de vítimas mortais devido a este segundo tipo de desastre passou de 6 mil, em 1980, para 14 mil em 2005.

Por menores que sejam estes fenômenos, sua rápida sucessão pode levar cidades e comunidades pobres a uma espiral descendente da qual será muito difícil que se recuperem.

Para piorar as coisas, adverte a Oxfam, os países ricos costumam dar preferência em seus programas de ajuda às nações que sofreram catástrofes de grande magnitude ou que estão em linha com suas prioridades de política externa.

Há também a questão de países que são mais propensos a sofrer desastres meteorológicos, como o Vietnã, que em agosto foi atingido por graves inundações que devastaram as províncias centrais do país.

Em outubro, foi a vez do tufão "Lekima" afetar a nação, causando grandes deslizamentos de terra e novas inundações de uma magnitude desconhecida nos últimos 20 anos. Além disso, as secas estão se tornando cada vez mais freqüentes no país.